Cada um com suas peculiaridades, vantagens e desvantagens. De acordo com a sua estratégia de marketing digital, anunciar no Google AdWords ou no Facebook Ads pode ser o grande diferencial que separa o sucesso do fracasso de sua campanha comunicacional. Mas, em qual dos dois anunciar? Quais são as diferenças entre um e outro e, principalmente, qual se enquadra melhor às necessidades da sua empresa? Pensando em solucionar estas e outras questões, desenvolvemos este artigo para lhe ajudar a escolher onde anunciar: no Google AdWords ou no Facebook Ads.
Vantagens e desvantagens de anunciar no Google AdWords Se o seu objetivo é estar na primeira página do Google para determinada palavrachave, o serviço de anúncios da gigante da internet pode se apresentar como o melhor recurso para se atingir os resultados a curto prazo. Desta forma, anunciar nos links patrocinados do Google oferece a possibilidade de que a pessoa encontre a sua empresa como uma opção de compra exatamente para aquilo que ela procura, ou seja, o AdWords mostra a sua marca para aquelas pessoas que já estão em busca de determinado produto ou serviço. Outro ponto positivo de se anunciar no Google AdWords é o fato de que você só paga quando converte o anúncio em visita. Isto funciona ao modo de que o seu anúncio pode ser visualizado mil vezes, mas se não tiver nenhum clique, você não pagará nada, ao mesmo tempo que, de uma forma ou de outra, a sua empresa conseguiu impactar a pessoa com no mínimo o nome da sua marca. Ainda no sentido de quanto pagar para anunciar no Google AdWords, outro fator relevante no momento de optar por esta modalidade de anúncio, é que é você, o próprio anunciante, que decide quanto pagará por cada clique, ao passo em que a compra de anúncios no mecanismo de busca mais utilizado do mundo funciona ao modo de leilão, sendo que, aquele que der o maior lance aparecerá como tendo as melhores posições. Uma desvantagem do Google AdWords é o fator estético do seu anúncio, já que a única opção que você tem é comprar palavras-chave e não pode colocar imagens atrativas, que incentivem as pessoas a clicarem no seu anúncio, quando este acontece ao modo de ser inserido como link patrocinado na busca do site. Outro ponto negativo deste tipo de anúncio é que você só irá impactar as pessoas se elas realmente estiverem procurando pelo seu produto ou serviço e, sendo assim, o
conhecimento da sua marca pode se restringir bastante, pois, não há a apresentação da sua marca para aquelas pessoas que ainda não tenham identificado a necessidade de comprar o seu produto ou serviço.
Vantagens e desvantagens de anunciar no Facebook Ads O que aparece como ponto negativo do Google Ads é exatamente um dos pontos mais positivos do Facebook Ads. Imagine que você nem está com fome, mas vê no Facebook um anúncio de uma pizzaria e na hora decide em comer uma pizza. Este é o fator de despertar desejo no consumidor e não de atender a uma necessidade, como é o caso de quem já busca por determinada palavra-chave. Outra vantagem do Facebook Ads é a segmentação que a rede social permite que você faça, para que consiga ter a certeza de que as pessoas que visualizarão o seu anúncio, serão exatamente aquelas que fazem parte do seu público-alvo. Permitindo segmentar por interesses, o Facebook Ads expande as possibilidades de segmentação, que não mais se restringe apenas a dados sociais e demográficos e passa a ser, também, segundo os gostos e preferencias que as pessoas compartilham na rede social. Sob o ponto de vista da estética dos anúncios, o Facebook também oferece mais ferramentas e mecanismos para tornar o seu anúncio visualmente mais atraente, permitindo que você mesmo possa fazer uma imagem e escrever um texto que chame a atenção e convide as pessoas a clicarem em seu anúncio. Uma desvantagem do Facebook Ads é que há valores mínimos para se comprar o anúncio e este valor é calculado com base no alcance orgânico que a sua página já possui, fazendo com que você saiba o quanto vai ser investido no anúncio, mas não tenha a certeza sobre o retorno do investimento.
Google AdWords ou Facebook Ads: Conclusão Como vimos, as duas ferramentas de anúncio são bastante semelhantes, mas possuem diferenças fundamentais, que podem levar a sua empresa a optar por uma em detrimento da outra. Para saber onde anunciar, é importante salientar que depende muito do seu objetivo com a campanha de marketing digital e dos seus recursos para comprar o anúncio. Então, comprar anúncios no Google AdWords ou no Facebook Ads mostram-se como excelentes formas de divulgar a sua empresa, mas é preciso reconhecer que ambos possuem grandes pontos positivos ao mesmo tempo em que apresentam
limitações consideráveis.