O mercado imobiliário brasileiro está passando por uma boa fase neste primeiro semestre de 2018. As mudanças de financiamento e a redução dos juros do crédito imobiliário reaquecem o setor imobiliário criando um ótimo cenário e maior competitividade entre as imobiliárias. Aproveitando isso, hoje iremos dar dicas de como atrair mais clientes utilizando marketing digital para imobiliárias.
Benefícios do marketing digital para imobiliárias
O principal benefício do marketing digital para imobiliárias é a sua capacidade de mensurar resultados e saber para onde foi cada centavo investido. Entretanto, para o marketing digital não é necessário grandes investimentos. Em comparação com anúncios em jornais e revistas, a publicidade digital possui o melhor custo.
O que torna a venda do setor imobiliário mais complexa é o ticket médio ser muito mais alto. Além disso, existem muitas variáveis que influenciam a venda, que vão desde o trabalho do corretor até a aprovação de financiamento em banco, que também depende de muitos fatores. Os fatores mais importantes para o fechamento do negócio consiste na credibilidade e na competência das imobiliárias.
E para se destacar em um mercado bastante concorrido, são necessárias estratégias bem definidas.
Escolhendo as melhores estratégias
Onde as pessoas pesquisam na internet uma boa imobiliária, um corretor ou alguma dúvida referente à aquisição ou locação de imóveis? No Google. Por isso, ter um bom site é fundamental para aparecer nas buscas do Google.
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Otimize seu site para o Google
Um bom site precisa ser fácil de navegar, leve, conter todas as informações importantes e otimizado para os mecanismos de buscas (SEO). Busque palavras-chaves relativas e inclua nas URLs, nos conteúdos e nas imagens.
Ainda falando em conteúdo, eles são muito importantes para a nutrição de leads. Ou seja, construir e manter um relacionamento com seus clientes potenciais em todas as etapas da jornada do comprador: Aprendizado; Reconhecimento do Problema; Consideração da Solução; Decisão e Compra.
Pesquise quais são as maiores dúvidas do cliente, como: comparação entre bairros, fatores importantes a se considerar na hora de comprar um imóvel, vantagens e desvantagens sobre algum assunto, mercado imobiliário, dúvidas financeiras e legais, etc., e faça um conteúdo sobre isso. Não é necessário escrever apenas textos. Você pode incluir infográficos, planilhas, fazer um vídeo dinâmico e explicativo, criar um e-book. Todos os formatos são válidos.
Isso vai melhorar o acesso orgânico do seu site e sua empresa será vista como uma especialista no assunto, trazendo tantos conteúdos relevantes, te dando muito mais credibilidade.
As pessoas que pesquisam por um imóvel ou uma imobiliária estão cientes que vão investir uma grande quantia de dinheiro, portanto as informações no site devem ser claras, diretas e conter imagens de boa qualidade e, se possível, disponibilizar vídeos mostrando a entrada e o interior do imóvel.
Quanto mais seu site for completo em informações, bem otimizado e com conteúdos relevantes às buscas das pessoas, melhor ele será posicionado no Google quando um cliente em potencial fizer a pesquisa.
2. Email marketing
Segundo pesquisa do site E-commerce Brasil, 87% das pessoas preferem ser contatadas pelos corretores através de email. Elas pesquisam pela internet e preferem que a comunicação se estabeleça também online. Dessa forma o cliente responde ao email quando sua atenção estiver focada naquele assunto, podendo avaliar as ofertas, ter acesso a informações extras, visualizar os gráficos, imagens e todos os detalhes por escrito.
Email marketing acaba sendo um canal decisivo para fazer o cliente avançar no funil de vendas. É muito importante segmentar bem a sua base de emails. É possível criar linhas de automação de e-mail que farão o papel de mostrar novidades no mercado e opções condizentes com a segmentação que você criou. Também é interessante encaminhar conteúdos educativos em relação ao que o cliente está procurando.
Outra possibilidade é utilizar o email marketing como uma forma de estreitar o relacionamento com seus leads. Um bom exemplo são através de cupons de promoção, convites para open-houses, congratulações pelo aniversário ou até mesmo dicas para quem já comprou um imóvel e agora quer decorá-lo. Desta maneira, quando ele pensar em comprar novamente um imóvel ou indicar para outra pessoa sua imobiliária está presente na mente dele, com uma boa referência de pós-venda.
3. Redes sociais
Uma boa estratégia de redes sociais é importante para fortalecer o relacionamento com clientes e leads, além de uma boa forma de posicionar sua marca no mercado.
Para o setor imobiliários as redes sociais mais relevantes normalmente são:
– WhatsApp: 98% das pessoas que buscam imóveis usam o WhatsApp com frequência. É um ótimo canal para manter uma comunicação frequente e rápida com seus clientes.
– Facebook: ter uma página no Facebook é fundamental, não importa seu setor. É um canal onde você pode fazer seu branding, divulgar seus conteúdos produzidos, interagir com leads, mostrar novidades e informações importantes do setor. Geralmente as pessoas vão ao Facebook da empresa buscar informações extras, como as avaliações deixadas por outras pessoas, tirar dúvidas e verificar a credibilidade da empresa.
– YouTube: vídeos são, atualmente, uma das formas preferidas das pessoas que buscam mais informações sobre um determinado assunto, e utilizá-los pode ser uma estratégia interessante para sanar dúvidas e mostrar apartamentos com detalhes. Foque em vídeos de curta duração, com qualidade profissional.
As possibilidades de aplicar marketing digital para imobiliárias são enormes. Além desses, existem diversos outros canais para você se aprofundar e aumentar seus leads a cada dia.
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