Atrair e fidelizar clientes é o objetivo da maioria das empresas em qualquer segmento.
Se você está usando as mídias sociais como uma das ferramentas de marketing para construir a imagem da sua empresa, há vários fatores que precisam ser levados em conta para que a sua mensagem tenha o poder necessário para atrair, engajar e converter novos clientes. Sabendo disso, veja quais são as 10 dicas para atrair e fidelizar clientes usando as mídias sociais.
1 . Crie um cronograma de postagens
Toda estratégia necessita de um bom planejamento. Veja as principais datas comemorativas do mês e planeje as datas e horários das suas postagens. Aproveite feriados, dias específicos da semana e veja as oportunidades de comunicar algo criativo e envolvente com o público.
O cronograma de postagens pode ser feito da maneira que melhor você se adaptar: planilhas, documentos, agenda do google, etc.
2. Não dependa apenas do tráfego orgânico
Postagens orgânicas (não pagas) são importantes para movimentar a página da empresa. Mas depender apenas do tráfego orgânico é um erro, já que as redes sociais limitam o alcance de páginas de marcas e empresas para usuários comuns.
Invista uma parte do seu orçamento em campanhas patrocinadas. Nelas, você pode criar estratégias diversas para atrair ou fidelizar seu público. Você também poderá segmentar a campanha para ser exibida para potenciais clientes ou apenas seguidores da sua página.
3. Faça seus clientes se sentirem especiais
Na maioria das vezes, quando os consumidores reservam um tempo para fazer um comentário ou fornecer feedback sobre certos aspectos do seu produto ou serviço, é porque, de alguma forma, sentem uma conexão com sua empresa. Responder aos comentários ou reclamações dos clientes faz com que os consumidores sintam que você realmente cuida deles e que você irá resolver algo que deu errado. E principalmente, ouça o que eles estão dizendo, responda seus tweets, comentários e mensagens inbox.
Redes sociais estão aí como uma oportunidade para sua empresa interagir com os clientes!
4. Poste conteúdo de valor para o cliente
Uma página de empresa que posta apenas produtos repetitivamente e só fala de si mesma não é vista com bons olhos e normalmente não tem um engajamento tão alto.
Crie conteúdo que agregue valor. Seja criativo em suas postagens e suas curtidas e compartilhamentos irão aumentar.
Quer um exemplo? Se sua empresa vende alarmes de segurança, dê aos seus clientes dicas de como manter a casa segura em uma viagem de férias e dê a dica extra do alarme de segurança, que também é importante. Os clientes irão se interessar pelo conteúdo e irão prestar atenção na sua marca. Entregar conteúdo de valor para o cliente também agrega valor à sua empresa.
5. Incentive as recomendações nas redes sociais
De acordo com uma pesquisa da Nielsen em 2016, 80% dos consumidores procuram recomendações antes de comprar um produto.
Você pode adotar medidas para incentivar clientes satisfeitos a dar depoimentos na sua rede social. Isso inclui: colocar um link na página de “obrigado” (a página que aparece quando o cliente conclui uma compra no site) pedindo para o cliente dizer como foi a experiência de compra dele.
Quando o cliente visitar sua loja e comprar um produto incentive-o a tirar uma foto e postar nas redes sociais marcando a sua loja.
Peça aos clientes para deixar uma avaliação no Google Meu Negócio e na sua página do Facebook.
E interaja com essas recomendações, mostre ao cliente que ele foi ouvido!
6. Seja gentil com as críticas
Criar conteúdo na internet é estar preparado para comentários negativos, pois nem todo mundo vai gostar das postagens da sua empresa. E essas críticas ruins também ficarão expostas para toda a rede.
A melhor forma de lidar com a situação é aceitá-la. Jamais responda o comentário com grosseria, arrogância ou sarcasmo, pois só vai gerar indignação contra sua empresa e manchar a sua reputação.
Diante de uma crítica, agradeça o comentário, mostre empatia com o cliente e solicite que ele entre em contato por um canal alternativo para dar prosseguimento à resolução do problema de forma mais privada.
7. Monitore o desempenho de suas ações
É tempo perdido ficar postando nas suas redes sociais sem acompanhar o desempenho. Ao monitorar o alcance das suas postagens, a quantidade de likes, comentários, menções e compartilhamentos você conseguirá saber quais assuntos os clientes mais gostam, quais são os produtos ou serviços preferidos, como é o comportamento do seu cliente e o que não foi tão bem recebido por ele.
Monitore a atividade do seu público e dos concorrentes também. Utilize os dados do monitoramento para saber o que desperta mais atenção e engajamento para fidelizar clientes.
Monitore as ações do seu público, mas não se esqueça dos seus concorrentes: o que eles estão postando? Você já deu uma olhada? Do que eles gostam? O que gera mais interação com o público? De que forma você pode melhorar os canais da sua empresa, de acordo com o que observou?
Utilize as informações do monitoramento para construir planejamentos e cronogramas cada vez mais apurados e assertivos. Há muitas estratégias de mídias sociais que podem ser utilizadas, mas você só conseguirá saber quais são as ideais para o seu negócio quando colocá-las em prática, observar a reação do público e avaliar a sua presença digital que foi construída nesse ambiente.
Quer descobrir outras sugestões para atrair e fidelizar clientes usando as mídias sociais? Então entre em contato com a Spiner e vamos conversar sobre estratégias!