O comércio eletrônico está crescendo a cada ano. De 2016 para 2017 o crescimento foi de significativos 15%. E, independente da faixa etária, região ou classe social, o e-commerce é capaz de atingir todos os públicos onde quer que estejam. E nós já podemos perceber algumas tendências de marketing digital para e-commerce para ficar de olho a partir de agora.
Otimismo para o e-commerce em 2018
Os especialistas em e-commerce e o próprio IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística) preveem um cenário econômico de maior estabilização e otimismo, de forma que a motivação para o consumo já tem apresentado uma melhora.
Estima-se um crescimento de 7,7% para esse ano, em comparação com 2017 (fonte: Ebit Informação).
Veja quais são as maiores tendências de marketing digital para e-commerce
Você sabe onde deve investir seu marketing digital para aumentar as vendas do seu e-commerce? Saiba o que está em alta agora e vai permanecer em alta durante um bom tempo para aprimorar suas estratégias.
1 . Comprar pelo celular
Comprar pelo celular não é uma novidade, mas seu crescimento ao longo dos anos exige que o mercado esteja adaptado para dispositivos móveis. Por isso, é importante considerar as seguintes opções para oferecer uma melhor navegabilidade ao consumidor:
- Site responsivo: aqui a estrutura do site continua semelhante a do desktop, mas quando acessado por dispositivos móveis os botões, texto e imagens se adaptarão à tela menor.
- Site mobile: quando o cliente acessa seu site pelo celular, ele é redirecionado a um subdomínio da loja virtual, com uma interface totalmente personalizada para mobile.
- Aplicativo: requer um maior investimento, porém é um complemento para sites responsivos e mobile. Além de garantir uma maior fidelização de clientes, com privilégios exclusivos.
Depois de estruturar seu site para dar suporte ao acesso mobile, invista em campanhas de marketing digital voltadas para mobile. Google Ads, Facebook e Instagram Ads, entre outros, têm a opção de veicular campanhas exclusivas para dispositivos móveis.
2. Aproveite os micro-momentos
O consumidor está mais imediatista. Eles querem tudo ao mesmo tempo: atendimento, preço justo e envio rápido para usufruir o produto logo.
Para encantar os clientes é bom aproveitar cada oportunidade nos rápidos instantes de engajamento social. Monitore as redes sociais, fique de olho nos assuntos do momento e faça um marketing de conteúdo relevante para o momento.
Além disso, invista em um atendimento em tempo real, seja por meio do seu site, redes sociais ou WhatsApp. É comprovado que fazer o atendimento no exato momento em que o cliente se interessa pelo seu produto aumenta a chance de compra.
3. Omnichannel
Se você ainda não investe em diferentes canais de venda para comunicar a sua marca, comece a investir agora. O conceito é quebrar as barreiras do mundo físico e virtual, integrando os canais de comunicação.
O omnichannel coloca o consumidor como o “centro do universo”, facilitando o acesso tanto pelo digital quanto pela presença física, e também deixando o cliente decidir cada passo do processo de compra.
Por exemplo, o pedido feito em e-commerce pode ser retirado em loja física, ou comprar na loja física e entregar em casa, poder fazer a troca de uma compra online na loja, ou até mesmo ver as opções da loja e comprar online. São infinitas possibilidades.
É uma tendência que vem crescendo há algum tempo e vai crescer muito mais em 2018, portanto é necessário unificar o online e offline para educar, influenciar e encantar o consumidor.
Essas são algumas das tendências de marketing digital para e-commerce. Se você precisa investir no marketing digital da sua loja online entre em contato com a Spiner.