Ter bastante tráfego no seu site não significa necessariamente que seu produto venderá mais. Apenas uma parte do tráfego que chega ao site é convertida em vendas. E, para melhorar suas vendas online, você precisa melhorar a taxa de conversão do seu site. Veja nossas dicas de estratégias para aumentar suas conversões.
O que é a taxa de conversão?
A taxa de conversão, em termos simples, é a proporção do número de visitantes no site que realizaram uma meta (efetuar uma compra, preencher um formulário, etc.) para o número total de visitas do site. Por exemplo, se 1000 pessoas entraram no seu site, mas apenas 150 realizaram uma compra, a taxa de conversão é calculada da seguinte maneira: 150 / 1000 * 100, que é igual a uma taxa de conversão de 15%.
Para melhorar essa taxa de conversão o visitante tem que completar a meta desejada. No caso, efetuar uma compra.
Quais são as estratégias para aumentar conversões?
Para aumentar o crescimento do seu site e da sua empresa, você precisa acompanhar a taxa de conversão e tomar medidas para melhorá-la.
Melhores taxas de conversão significam aumento da receita. Parte dessa receita pode ser usada para mais publicidade, o que pode ajudar você a receber mais visitantes no seu site.
Veja como você pode aumentar as taxas de conversão do seu site:
-
Call to action
Call to action é, literalmente, chamada para ação. São botões com frases que convidam o visitante do site a realizar uma ação, por exemplo: “peça seu orçamento”, “compre agora”, “baixe o e-book”.
Para isso, há certos aspectos que melhoram as chances do usuário clicar no botão de call to action:
- O botão de call-to-action deve estar em destaque na página.
- A cor do botão de call to action deve estar contrastando com as cores do site e chamando a atenção do usuário.
- O texto deve incentivar o usuário a executar a ação. Por exemplo, “Compre agora” ou “Adicionar ao carrinho”.
2. A página de destino
Uma página de destino, ou landing page, é uma página na qual o usuário é direcionado quando clicado em uma frase de chamariz em uma campanha de marketing digital. Pode ser a página inicial do seu site ou um hotsite. A vantagem de ter um hotsite é que ele leva menos tempo para carregar, fazendo o usuário esperar menos. Muitas vezes, a alta taxa de abandono de um site é devido à demora em carregar uma página.
O design da página de destino tem efeitos reais na taxa de conversão do seu site. O conteúdo, o layout, o estilo e a funcionalidade da página de destino são muito importantes.
Liste todos os benefícios e recursos do produto. A única desvantagem das vendas online é que o usuário não pode ver, tocar ou experimentar o produto pessoalmente. Então, é importante caprichar na descrição de todos os seus produtos.
3. Faça seus clientes se sentirem valorizados
Um simples “obrigado” é muito eficaz quando se trata de manter um bom relacionamento com seu cliente. Toda vez que um cliente efetua uma compra no seu site, envie um email agradecendo pela compra, reconheça e valorize a ação do seu cliente.
4. Remarketing
Para transformar os visitantes que abandonaram o carrinho ou que não efetuaram nenhuma ação no seu site em visitantes recorrentes e potenciais compradores, continue lembrando-os de seu produto. Faça remarketing com campanhas de display, email marketing ou nas redes sociais.
Essas foram algumas de nossas dicas de estratégias para aumentar suas conversões. Para um plano de marketing completo para aumentar suas vendas, entre em contato com a Spiner.