Se você possui uma marca ou uma empresa é muito provável que você tenha uma página em alguma rede social. Mas você tem uma presença ativa de fato?
Não dá pra esperar muito resultado das redes sociais quando você deixa seu perfil por longos períodos sem atualização. Ou quando compartilha links aleatórios ou posts sem nenhum tipo de estratégia ou planejamento.
Quer melhorar seus resultados? Hoje apresentamos algumas das melhores dicas para construir uma ótima presença nas redes sociais.
1 . Tenha objetivos claros
A partir de objetivos claros você poderá traçar suas estratégias. Faça a si mesmo a pergunta: porque a minha empresa está nas redes sociais? É para ter maior engajamento? Ganhar credibilidade? Vender mais? Branding?
Crie objetivos específicos, mensuráveis, possíveis de alcançar, relevantes e com data limite para alcançar.
Tendo um propósito você evita perder tempo postando coisas aleatórias que podem não ser interessantes para seu negócio ou seu público.
2. Identifique seu público-alvo
“Todo mundo” não é um público. Mais uma vez, você precisa ser específico.
Para quem é destinado o seu produto ou serviço? Qual é o perfil de cliente que sua empresa já possui? Quem sua empresa gostaria de atingir?
Identificar seu público alvo vai te ajudar a saber o seguinte:
- Em quais redes sociais você precisará ser mais ativo;
- Sua agenda de postagens;
- O tipo de conteúdo que você publica;
- A linguagem e o tipo de comunicação que sua marca vai utilizar;
- As informações em seus perfis.
Muitas marcas não crescem nas redes sociais porque não publicam conteúdo que fala para um público definido. Observe o público-alvo, entendendo quais são os desafios e quais marcas eles já seguem e curtem nas redes sociais. Esse tipo de análise competitiva pode ajudar você a entender como sua própria presença na mídia social pode se destacar da multidão.
3. Estabeleça um relacionamento com seus seguidores
Ter milhares de seguidores é ótimo e te dá credibilidade. Mas melhor que isso é ter seguidores que interagem com você. Por isso, não seja só mais uma empresa postando textos apáticos no Facebook. Seja humano, converse e responda seus seguidores. Transmita a personalidade da sua empresa no mundo digital para que o relacionamento com seus clientes fique mais próximo.
Se você não sabe por onde começar a construir um bom relacionamento com seus seguidores, aqui estão algumas dicas rápidas:
- Sempre marque o @ das pessoas que você menciona nas suas postagens;
- Responda às perguntas que as pessoas fazem;
- Responda quando as pessoas mencionam você ou compartilhar seu conteúdo;
- Não basta compartilhar e curtir o conteúdo de outras pessoas. Responda com um comentário para iniciar uma conversa.
4. Otimize suas contas nas redes sociais
A otimização das suas redes sociais não é tão técnica quanto uma otimização SEO. Consiste basicamente em utilizar as hashtags adequadas ao seu setor e ao seu público. Utilize palavras-chave na descrição do seu perfil, e preencha-o completamente com suas informações comerciais. Aproveite para seguir perfis que tenham a ver com seu segmento. Não fique hesitante em seguir as grandes empresas, pois isso pode te dar uma exposição adicional.
5. Impulsione suas publicações
Em geral, as redes sociais não são canais totalmente “gratuitos” como antigamente. Embora ainda seja possível crescer organicamente, o algoritmo atualizado do Facebook e os novos recursos de negócios lançados no Instagram sinalizam uma necessidade clara de as empresas criarem anúncios.
O lado bom é que as publicações impulsionadas podem gerar mais leads, mais vendas e fazer com que sua página cresça muito atingindo o público adequado.
Dica extra para construir sua presença nas redes sociais:
Monitore todas as suas ações. Veja qual conteúdo as pessoas estão gostando mais através das métricas de engajamento, observe em quais redes sociais você possui maior interação e mais resultados positivos. Sabendo analisar suas métricas você pode criar meios de melhorar cada vez mais sua presença nas redes sociais.
Precisa de uma ajuda profissional para construir uma ótima presença nas redes sociais? Entre em contato com a Spiner!