Nos dias 5 e 6 de setembro de 2018 a Spiner foi representada pela nossa Coordenadora de Marketing Digital, Bianca Résio, que participou do Evento Agency Experts promovido pelo Google Brasil. Foram dois dias inteiros repletos de informações e dados que iremos compartilhar com nossos clientes como forma de dar alguns insights para aproveitar as sazonalidades e alavancar suas vendas.
O comportamento do consumidor na hora de comprar presentes
O Natal está chegando e é a época do ano em que as pessoas vão às compras com o intuito de presentear familiares, amigos e colegas. Essa é uma das datas sazonais que, se você possui um comércio, deve estar mais atento, pois é a melhor data do ano para o comércio.
Por exemplo: você sabia que 3 a cada 4 consumidores estão abertos a comprar presentes de uma loja desconhecida? Isso mesmo. Então, se você é uma marca pequena, ou que está começando, essa é uma excelente oportunidade de aumentar sua carteira de clientes e expandir sua marca para novas pessoas.
Outro dado interessante, é que 61% dos consumidores compram presentes em lojas diferentes. E já que a maioria das pessoas não costuma comprar todos os presentes em uma loja só, é mais uma oportunidade de atrair clientes para sua loja para encontrar o presente certo. Aproveite para já começar a fazer ações de marketing e ficar na cabeça de seus clientes em potencial.
Consumidores querem estar bem informados antes de ir até à loja física
A integração de canais é cada vez mais importante na sua estratégia de marketing. O consumidor de hoje faz pesquisas online durante a semana de decisão de compra, seja para comprar na loja física ou na loja online.
Para você ter uma ideia, uma pesquisa do Google revelou que 79% dos consumidores que compraram smartphones em lojas físicas fizeram pesquisa na internet. Somente 10% não fizeram pesquisas, mas foram influenciados, de alguma forma, pela internet.
Para aproveitar essa oportunidade, se você tem uma loja física e quer gerar visitas na loja física, é recomendável ter uma conta no Google Meu Negócio e atualiza-la corretamente, com: endereço, telefone e horário de funcionamento. Além disso, você pode integrar o Google Meu Negócio com o Google Ads e incluir extensões de local na campanha.
Cada ação que você fizer que integre os canais físicos com os digitais é importante para atingir seu consumidor que esteja fazendo alguma pesquisa de compra.
Por que você deve antecipar suas campanhas
Porque mais da metade das buscas de produtos em datas sazonais como a Black Friday e o Natal começam em outubro, ou antes. Mas apenas 33% dos consumidores realizam compras nos períodos de agosto a outubro.
Antecipar as campanhas significa atingir essa audiência que está planejando as compras de final de ano. Comece com campanhas no Google Ads para as palavras-chave relacionadas ao seu produto ou segmento, depois faça postagens informativas no seu blog ou redes sociais com o intuito de tirar dúvidas dos clientes e educá-los sobre seus produtos para que, quando chegar a hora da compra, eles saibam aonde devem ir.
Existem detalhes nas campanhas patrocinadas que somente uma agência capacitada e experiente pode estar atenta. Para ter ajuda nas suas campanhas de Google Ads ou demais estratégias de marketing, entre em contato com a Spiner.