As pesquisas por voz (ou voice search) tem ganhado força e cada vez mais adeptos por ser mais conveniente para o usuário.
Além dos resultados de pesquisa por voz serem mais rápidos, os usuários sentem maior praticidade de utilizar quando estão ocupados com alguma coisa. Por exemplo, quando estão com os amigos, quando estão assistindo TV, cozinhando e até mesmo quando estão no banheiro.
Com o crescente aumento da utilização das pesquisas por voz, tornou-se imprescindível otimizar seu SEO para o voice search. Hoje nós vamos te ensinar como melhorar seus resultados para pesquisas de voz.
Entenda como funcionam as pesquisas por voz
Uma das últimas atualizações do Google, apelidada de Hummingbird, passou a compreender melhor as pesquisas dos usuários.
Mas existe diferença entre as pesquisas por voz e as pesquisas digitadas? Sim, existe. As pesquisas por voz costumam ser mais cauda longa que as pesquisas por texto, e serem Se no teclado a pessoa pesquisa por “restaurante no Jardins”, na pesquisa por voz é comum a pessoa pesquisar “restaurante perto de mim” ou “qual o melhor restaurante para almoçar no jardins”
Como fazer a otimização SEO para pesquisas de voz?
As pesquisas por voz tendem a crescer cada dia mais, e isso vai impactar seu SEO nos próximos anos. Por isso, prepare-se desde já com as dicas que iremos dar hoje.
Esteja no Google My Business
Com o crescente número de buscas por “perto de mim”, estar no Google My Business é quase uma obrigação se você quiser ser encontrado. Lá você pode incluir dados do seu endereço, telefone, imagens, horário de funcionamento e as pessoas podem deixar comentários e perguntas sobre seu negócio. Como a grande maioria das pesquisas por voz estão relacionadas à localização, manter seu Google My Business atualizado ajuda no posicionamento nos resultados de pesquisa.
Perguntas frequentes dos clientes devem ser respondidas
Selecione quais são as perguntas que seus clientes mais fazem, quais são as maiores dúvidas deles, e faça conteúdos exclusivos respondendo detalhadamente à cada uma dessas questões.
Quanto mais conteúdo relevante ao seu público, maiores são as chances de você melhorar o seu rankeamento.
Otimize seu site para ficar na “posição zero” do Google
Os featured snippets (também conhecidos como “posição zero”) são os cartões de resposta que aparecem no topo da página de pesquisa do Google. Alguns assistentes de voz leem os featured snippets em voz alta para o usuário, ou mostram o resultado na tela quando o usuário faz uma pergunta.
Você pode otimizar seus featured snippets através do Google Search Console, mas isso não vai garantir que seu conteúdo esteja na “posição zero” do Google. Quem determina isso é o algoritmo do Google que escolhe a página que contém a resposta mais correta à pergunta do usuário.
Já falamos anteriormente que o mobile vem crescendo a passos largos na preferência do usuário, seja para fazer pesquisas, compras, ou lazer. Se você quiser uma ajuda profissional para otimizar seu site e fazer campanhas voltadas para mobile, entre em contato com a Spiner.