Se você optou pelo Instagram para fazer a divulgação do seu negócio mas não está vendo resultados, pode ser que você não esteja utilizando as melhores estratégias. Continue lendo e veja o que realmente funciona para essa rede social que é a que mais cresce no mundo.
Entenda todas as funcionalidades do Instagram
O Instagram foi lançado em 2010 como uma rede social de compartilhamento de fotos. O serviço rapidamente ganhou popularidade e chamou a atenção de Mark Zuckerberg, que comprou o Instagram em 2012. Hoje, o Instagram é a rede social que mais cresce, com 1 bilhão de usuários ativos no mundo inteiro e 50 milhões de usuários no Brasil.
O Instagram é uma ferramenta de marketing muito eficaz, devido o contato próximo entre marca e público. Além disso, diferente de quando começou, hoje o Instagram suporta diversos formatos de conteúdo, como:
- Publicações no feed de fotos (podendo criar um álbum com até 10 fotos) e vídeos de até 60 segundos;
- Instagram Direct, que são as mensagens diretas e privadas. Fique atento para não ignorar o público que quer conversar com sua marca. Se sua empresa já é maior ou você simplesmente não tem tempo de responder seus clientes, existe ferramentas que possibilitam a DM automática;
- O Instagram Stories permite publicar fotos, textos ou vídeos de até 10 segundos que “somem” em 24 horas. Para fixar seus Stories o Instagram já permite que você destaque e organize seus Stories no perfil para que eles não sumam após 24 horas;
- Transmissões ao vivo: parte integrante do Instagram Stories, as transmissões podem ter duração de até 1 hora ao vivo e são ótimas para trazer visibilidade;
- Instagram Shopping: possibilita transformar o perfil da sua marca em uma loja. Você pode marcar o produto na foto ou no Stories, onde o usuário clica e é redirecionado para uma página onde ele pode comprar o produto;
- O Instagram Ads é feito pela página do Facebook para Empresas e possui todos os recursos de segmentação dos anúncios veiculados no Facebook.
Estratégias de marketing para Instagram para empresas
Empresas de qualquer segmento podem criar um perfil no Instagram e ter sucesso na rede, mas é importante ressaltar que o Instagram é uma rede social com apelo visual. Portanto, independente se sua marca vende produtos ou serviços é importante investir em uma boa fotografia ou um bom design para seus posts.
Uma imagem vale mais que mil palavras
A primeira estratégia de marketing para instagram eficaz que você deve adotar é investir em uma bela fotografia de seus produtos com composições harmoniosas e coerentes com o público que você quer atingir.
Empresas que vendem serviços no Instagram precisam ter um feed com um design incrível e único, que passe a mensagem para o público sem ser chato ou inconveniente.
Tenha um conteúdo diferente
A concorrência pela atenção do nosso público alvo está cada dia maior. O usuário hoje em dia tem uma maior variedade de conteúdos em diferentes plataformas do que no antigamente. Por isso, para uma boa estratégia de marketing no Instagram, fale com seu público de uma forma mais descontraída, mas sem perder a essência da sua empresa. Não coloque textos longos na legenda das suas fotos do feed, seja sucinto, para que a mensagem seja compreendida pelo maior número de pessoas possível.
Novidades são bem vindas
O público do Instagram, especialmente o feminino, gosta de postagens que divulgam novidades. Seja um produto novo, um lançamento, um prêmio que a empresa recebeu, uma promoção, um cupom de desconto, qualquer conteúdo que crie a sensação de exclusividade. Isso vale para as postagens tanto do feed quanto do Stories.
Lembrando que os Stories do Instagram aumentam a visibilidade e o engajamento do seu perfil, portanto aproveite esse recurso.
Como ter um perfil de sucesso no Instagram
Para finalizar, ter um perfil de sucesso no Instagram é, basicamente, unir todas as dicas que nós demos e testar seus esforços versus resultados e ver o que mais vale a pena para sua empresa.
Para se ter sucesso no Instagram é muito importante usar o Stories, que dá visibilidade e engajamento, complementar isso com o feed e usar todas as ferramentas que o Instagram dispõe para aprimorar o relacionamento com seus seguidores e também com outras empresas e marcas que você segue.
Se você precisa de ajuda para melhorar suas estratégias no Instagram converse com a Spiner.