Já pensou que seria possível ter um blog para geração de leads? Os leads são a força vital de um negócio – e embora nem todos concordem com essa afirmação, os leads são extremamente importantes para o sucesso e o crescimento da sua empresa.
Há várias maneiras de gerar leads, como e-mail marketing e marketing de mídia social, mas uma das principais fontes de leads é o marketing de conteúdo – especialmente o blog.
Neste post, vamos falar sobre as razões pelas quais o blog é uma das melhores ferramentas de geração de leads para empresas.
1 – Ajuda a direcionar mais tráfego segmentado para seu site
Em outras palavras, isso dá às pessoas uma razão boa o suficiente para visitar o site da sua empresa.
O site da sua empresa, ou loja virtual, não oferece muito valor para um visitante em potencial, a menos que ele já esteja familiarizado com sua empresa e queira comprar algo ou, de alguma forma, tenha encontrado seu site nas buscas online e decidido visitá-lo.
Tendo um bom blog, por outro lado, você tem algo para oferecer. Você está dando às pessoas um bom motivo para visitar seu site – para ver ou ler seu conteúdo ou fazer o download de um e-book.
O blog não apenas ajuda você a gerar mais tráfego, mas também ajuda a manter os visitantes por mais tempo e dá a eles um motivo para voltar ao seu site. E caso a estratégia seja bem sucedida, pode converter esse lead ao longo do caminho, à medida que ele aprender mais sobre você e sua empresa.
2 – O blog para geração de leads ajuda a melhorar sua otimização de mecanismos de pesquisa
As pessoas fazem bilhões de buscas no Google todos os dias à procura de conteúdo, por isso, se você quiser se destacar nesses resultados de pesquisa e obter mais tráfego orgânico, precisará criar um conteúdo segmentado e otimizado.
Por exemplo, se você pesquisa no Google “marketing de conteúdo”, a maioria dos resultados na primeira página são posts de ferramentas e serviços de marketing de conteúdo.
As pessoas que clicarem nesses links provavelmente estarão interessadas em marketing de conteúdo e até precisarão de ajuda, que podem obter com essas ferramentas e serviços.
Se o conteúdo for bom, é provável que lead forneça informações pessoais (por exemplo, indicar um email) e, ao longo da leitura, feche o negócio com você.
No entanto, você também precisa incorporar algumas call to action bem posicionadas em todo o blog para estimular a conversão dos visitantes.
Adicione call to actions em postagens relevantes, destacando como seu produto ou serviço pode ajudá-los a atingir suas metas ou preencher suas necessidades.
Um conteúdo de qualidade ajuda a mostrar seu valor e o seu conhecimento – um bom blog que seja consistente, com postagens frequentes e de qualidade pode até ajudar a estabelecer sua empresa como líder de ideias em seu setor.
3 – Estratégias de longo prazo com melhor relação custo-benefício
Uma das principais razões pelas quais o blog é uma estratégia tão eficaz em termos de custos é que ela gera resultados a longo prazo. Apenas um bom post no blog pode ajudar você a gerar resultados (tráfego e leads) por meses, até anos, por vir.
Isso porque, mesmo depois de você ter divulgado seus conteúdos de blog em outras mídias (como as redes sociais e email marketing), as postagens de blog não desaparecem – elas passam a se classificar nos resultados de busca e ainda podem receber compartilhamentos de leitores aleatórios.
É por isso que você também deve se esforçar para criar conteúdo que permaneça relevante por longos períodos de tempo, conteúdos atemporais. Esses tipos de postagens continuarão a gerar resultados por longos períodos e você só precisará fazer algumas alterações pelo caminho para garantir que elas ainda sejam relevantes.
Por exemplo, se você escrever um texto no blog sobre a atualização mais recente do Facebook, isso poderá chamar bastante atenção nos primeiros dias ou semanas, mas será completamente esquecido pela próxima atualização. Por outro lado, se você escrever um guia detalhado de “como fazer” marketing no Facebook, isso pode permanecer relevante por anos (a menos que algo aconteça com o Facebook, é claro).
Ter um blog para geração de leads é uma das mais poderosas ferramentas de marketing
Esses são apenas três benefícios principais em ter um blog para o site da sua empresa e geração de leads. O blog é uma das mais poderosas ferramentas de marketing digital para empresas, especialmente porque uma enorme quantidade de usuários da Internet usa bloqueadores de anúncios. O blog portanto, é imune à isso.
Quer ter um blog profissional para sua empresa? Entre em contato com a Spiner.