Falta apenas um mês para a Black Friday e você ainda não tem campanhas para melhorar sua participação nessa data e aumentar suas vendas? Calma, que ainda dá tempo. Hoje você verá dicas para aumentar suas vendas e ter uma excelente Black Friday!
Números e previsões para a Black Friday 2018
Há alguns anos, a Black Friday no Brasil ficou conhecida como “black fraude”, por causa de promoções duvidosas e pouco ou nada vantajosas. Com o tempo, o mercado tratou de mudar essa imagem da Black Friday brasileira e começar a fazer promoções de verdade. Isso, além de melhor para o consumidor – que passou a ter mais confiança nas promoções, melhorou as vendas desses comércios. Hoje temos:
- 37% das pessoas confiam nas promoções;
- 19% acreditam que os descontos não são significativos;
- 14% optam por não comprar por falta de dinheiro;
- 75% compram ou queriam comprar pelo menos uma vez.
Outro fato curioso é que os consumidores estão se planejando cada vez mais antes de comprar algo na Black Friday. Ainda existe uma parcela que compra por impulso, mas o que vemos é que a maioria começa a fazer pesquisas dos itens que desejam comprar pelo menos um mês antes da Black Friday. Veja os dados revelados pelo Google Brasil:
- 26% buscam 1 mês antes;
- 22% buscam nos dias que antecedem a Black Friday;
- 20% buscam meses antes;
- 14% buscam 15 dias antes;
- 14% das pessoas fizeram sua primeira compra online em uma BF;
- 6% não fazem pesquisa antes de comprar.
Já as previsões para a Black Friday 2018 estão otimistas. De acordo com estudo feito pela Ebit/Nielsen, a Black Friday deste ano prevê 15% mais faturamento do que em 2017, chegando à cifra de R$2,43 bilhões em vendas. Veja alguns dados dessa previsão:
- 6,4% de aumento de pedidos;
- 8% de aumento do Ticket Médio, chegando ao montante de R$ 607,50;
- 8% mais consumidores;
- 3% menos pessoas desconfiadas com a data (redução de 38% para 35%);
- 46% de consumidores que pretendem fazer compras na sexta, dia 23 de novembro;
- 22% de consumidores que querem comprar entre os dias 24 e 30 de novembro;
- 13% de consumidores que analisarão promoções entre 16 e 22 de novembro;
Coloque em prática essas dicas para aumentar suas vendas na Black Friday
Ainda dá tempo de organizar uma estratégia para a Black Friday deste ano. Confira nossas dicas para acertar nesse período:
Faça promoções de verdade
Não tente enganar ou iludir o consumidor, pois ele está muito mais bem informado e atento à isso. Aposte em promoções de verdade, com descontos que realmente valham a pena. Escolha alguns produtos que talvez estejam esquecidos, ou que têm grande potencial de venda e aplique um desconto possível para sua empresa e vantajoso para o cliente.
Não economize verba com os anúncios
Nesse período de Black Friday a atenção do consumidor está muito disputada e, por consequência, as palavras-chave de anúncios do Google Ads e segmentações do Facebook Ads estão custando mais caro. Mas isso não é motivo para desanimar, pois o volume de buscas nesse período é muito maior do que em datas normais. São pessoas com real potencial de compra que estão pesquisando.
Por isso, para obter uma campanha de sucesso você não pode economizar na verba para anunciar suas ofertas. Dessa forma, você terá anúncios muito mais competitivos, melhor posicionados, alcançando mais pessoas e atingindo melhor os seus objetivos.
A importância de se diferenciar da concorrência
Uma das melhores dicas para aumentar suas vendas na Black Friday é se diferenciar da sua concorrência. Existem vários fatores que pesam na decisão do cliente na hora de fechar uma compra online, como: tempo de entrega, atendimento online, ofertas personalizadas, informações online sobre o preço na loja física, opção de retirar na loja, entre outros.
Além disso, para 46% dos consumidores o preço acaba sendo o fator mais importante na Black Friday.
É importante que você coloque seus diferenciais em destaque: pode ser em um banner no site, mas principalmente nos seus anúncios.
Vale lembrar que para que suas campanhas de Black Friday tenham sucesso é importante começar o quanto antes. Fale com uma agência que possui o selo Google Partner Premier e conta com profissionais capacitados para te ajudar. Fale com a Spiner.