Quem precisa criar conteúdo para o site da empresa ou até mesmo redes sociais sabe que às vezes parece que se esgotaram os assuntos. E nós sabemos que não basta escrever qualquer conteúdo para ajudar no SEO do site ou para engajar com os clientes nas redes sociais. Um bom conteúdo deve ter valor e ser informativo, acima de tudo.
Hoje você verá ideias simples para driblar o bloqueio criativo e criar boas pautas para seu blog.
O que fazer com o bloqueio criativo?
Ao criar um novo conteúdo regularmente, é inevitável que você passe por um bloqueio criativo às vezes. Existem muitos artigos e recursos para que você possa usar como ponto de partida para criar boas pautas para blog. Mas ao invés de dar ideias já prontas, hoje nós iremos ensinar que é possível gerar novas ideias de conteúdo, sem precisar perder longas horas com pesquisas.
1 . Mapas mentais
Também conhecido como “mind map”, é um recurso muito utilizado para profissionais que trabalham com a criatividade. Você pode utilizar em um bloco de notas no computador ou celular, mas ele é mais eficaz se você fizer com papel e caneta, por dar mais liberdade de espaço e escrita.
O mapa mental é parecido com um brainstorm. Você irá escrever uma ou duas ideias principais e circulá-las, depois faça ramificações ou setas indicando outras ideias relacionadas, criadas por associação livre que surgiram a partir da ideia inicial. Vá expandindo essas ideias até encontrar um tópico relevante e específico que você ainda não tinha abordado.
2. Observe a concorrência
Se os mapas mentais não fazem seu estilo, você pode observar o que a concorrência está fazendo. Você pode rastrear os assuntos que a concorrência está abordando em menos de 10 minutos. Mas isso não significa copiar conteúdos alheios, lembre-se que páginas com conteúdos copiados de outros sites são penalizados pelo Google. Além disso, você não quer que seu conteúdo seja só mais um na internet, você quer que seu consumidor veja seu conteúdo como algo único.
O que você pode fazer é cruzar os tópicos da concorrência com os seus tópicos. Ou pegar algum assunto e abordar mais detalhadamente.
3. Recicle temas antigos
Reciclar seus posts antigos no blog é uma boa maneira de evitar a dificuldade de gerar novas ideias a partir do zero.
Pesquise seus posts antigos e veja o que você pode encontrar que seja reutilizável. Obviamente, você não pode simplesmente postar de novo um artigo antigo, mas há muitas maneiras de criar um novo conteúdo a partir do que foi feito antes.
Você pode, por exemplo, atualizar uma postagem antiga. Se você tem um texto no blog como “o que o e-commerce pode esperar para o consumo de natal 2017”, considere escrever uma nova versão desse post para o ano vigente.
Outra maneira de reciclar postagens antigas é escrever uma sequência. Se você abordou o tema “o que é SEO”, considere escrever agora “como fazer SEO corretamente para seu site”. Você encontrará dentro dos seus posts antigos o que melhor poderá te direcionar a fazer novos posts dentro do seu segmento.
4. Novidades e tendências
Confira as notícias e os tópicos mais comentados do momento. Uma ótima ferramenta gratuita para checar os tópicos que estão bombando na internet é o Google Trends. Existe algum conteúdo novo que você possa aproveitar para conseguir audiência? Você pode criar um post dando sua opinião sobre alguma tendência ou notícia que anda circulando nas redes, desde que seja dentro da sua segmentação e fale a língua do seu público alvo.
Está sem tempo e não tem como criar boas pautas para blog?
A criatividade precisa de tempo. Até mesmo quando temos aqueles insights, eles vêm de algum assunto que já vínhamos pensando. Se você sente que seu bloqueio criativo vem de uma falta de tempo para pesquisar seus conteúdos, uma solução é contratar uma agência de marketing digital que possa fazer isso pra você. Dessa forma, sobrará tempo para que você possa se preocupar com outras questões da sua empresa.
Fale com um especialista da Spiner, nós te ajudamos com suas estratégias.