Nos dias de hoje, saber outro idioma é algo muito importante, seja para quem está buscando crescimento na carreira ou para quem gosta de acompanhar as principais tendências em sites e outras mídias internacionais. Para aproveitar essa procura, as instituições podem utilizar estratégias de marketing digital para escolas de idiomas que ajudam a encontrar mais alunos através da internet.
Um erro que muitas escolas de idiomas cometem é focar no marketing apenas em datas perto do período de matrícula. A divulgação deve ser constante, afinal, o tempo todo pessoas estão em busca de uma oportunidade de aprender outro idioma e a sua escola de idiomas pode acabar passando despercebida se não estiver investindo em uma boa divulgação.
Para ajudar instituições que querem melhorar os seus resultados de promoção, vamos oferecer algumas dicas de marketing digital para escolas de idiomas. Com elas você poderá potencializar os seus resultados, atraindo mais estudantes através da internet.
5 dicas de marketing digital para escolas de idiomas
1 – Produção de posts para redes sociais
Nos dias de hoje as empresas podem se beneficiar muito de uma boa presença nas redes sociais. A maior parte do público está em uma rede social, por isso vale a pena identificar em quais delas os seus potenciais clientes estão para iniciar uma boa companha de divulgação.
As redes sociais mais populares atualmente são o Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn. Cada uma delas tem um foco diferente, mas todas elas são excelentes para alcançar o seu público e interagir com ele. Vamos falar agora sobre qual é o foco de cada uma delas:
Facebook – Posts com conteúdos mais completos incluindo textos, vídeos, fotos, links, enquetes e transmissões ao vivo. Ter uma conta no Facebook é primordial para quem deseja trabalhar com o marketing digital.
Twitter – Rede social com microposts de até 280 caracteres. Também permite postar links, fotos e vídeos curtos.
Instagram – Rede social focada em fotos, muito boa para quem tem imagens de divulgação de qualidade. O Instagram tem um público jovem e permite compartilhar vídeos, imagens e até mesmo fazer lives com os Stories.
LinkedIn – Rede social voltada para profissionais. Muito valiosa para empresas que buscam contatos e parcerias valiosas para o seu crescimento. Também pode ser usada para compartilhar diversos tipos de conteúdos e divulgar a sua instituição.
2 – Produção de artigos de blog com SEO
Atualmente muitas pessoas utilizam sites de busca para encontrar opções de instituições na sua região. E para ficar em primeiro lugar nos sites de busca é preciso ter artigos de blog com SEO bem trabalhado.
O SEO, ou Search Engine Optimization, engloba uma série de técnicas que tornam o seu site mais relevante para os sites de busca, permitindo conseguir posições melhores nesses sites sem precisar pagar por divulgação. Além das técnicas de SEO, é preciso que os artigos tenham uma boa qualidade e sejam relevantes para o público.
3 – Faça vídeos
Cada vez mais as pessoas estão procurando conteúdos em vídeo para aprender coisas novas. Você pode fazer uma série de vídeos com dicas de idiomas ou aulas demonstrativas para mostrar como é o método de ensino na sua escola de idiomas. Caso goste do vídeo, a pessoa certamente irá procurar a instituição para continuar aprendendo.
A produção de vídeos exige investimento em equipamentos de áudio e vídeo de qualidade, mas você não precisa comprar apenas os mais caros para ter bons resultados. Existem muitos equipamentos de entrada com um valor acessível para quem deseja começar a gravar, mas não pode investir muito ainda.
4 – Aposte no e-mail marketing
O e-mail pode parecer algo do passado, mas o e-mail marketing é um tipo de divulgação que sempre vai valer a pena. Muitas redes sociais são passageiras, mas as pessoas nunca deixarão de ter um e-mail, afinal, precisam dele para criar contas em sites e fazer cadastros diversos.
Uma pesquisa realizada em 2016 pelo site Cliente SA mostrou que 80% dos profissionais de marketing consideram o e-mail marketing fundamental na sua estratégia e 49% deles afirmou que o e-mail ainda é uma das principais fontes de renda da sua empresa.
5 – Analise os resultados
Ao apostar no marketing digital para escolas de idiomas você deve monitorar os resultados de forma constante para saber se o investimento está valendo a pena. Analise os resultados de cada campanha para ver o que é preciso melhorar e quais métodos de divulgação são mais efetivos. Se necessário, peça para os estudantes informarem no ato da matrícula onde eles conheceram a sua escola de idiomas.
Essas são algumas dicas essenciais de marketing digital para escolas de idiomas. Se você quer uma divulgação profissional com garantia de resultados efetivos, conte com a ajuda de uma agência de marketing digital. A Spiner é uma agência de marketing digital com anos de experiência que pode fazer o seu investimento valer muito mais. Entre em contato com a gente para saber mais!