O Dia do Consumidor está chegando e com ele o comércio já começa a ficar agitado. 15 de março de 1983 foi quando a data começou a ser comemorada e desde então tem sido uma data para incentivar a compra e fomentar o comércio. Há quem diga que as ações para o dia do consumidor tem se tornado tão importantes quanto às da Black Friday para vender mais e fidelizar clientes.
As ações para o dia do consumidor tem ganhado atenção especial e ficar de fora dessa será uma grande oportunidade perdida. Por isso, separamos um guia para você desenvolver uma estratégia atraente para o seu cliente e potencializar seu poder de venda e atendimento. Continuemos a leitura.
Guia para criar ações para o dia do consumidor
- Conheça bem o seu consumidor
O primeiro ponto a ser avaliado na elaboração de ações para o dia do consumidor é o consumidor. Parece óbvio, mas é sempre bom pensar: você conhece bem o seu consumidor?
Respostas como faixa etária e classe social são importantes, mas não o suficiente. O ideal é você conhecer mesmo o seu consumidor. Hábitos de consumo, de compra, formas de pagamento, mídias dos consumidores, locais que frequentam e passam diariamente. Quanto mais informações você tiver, mais assertivas ficam suas ações para o dia do consumidor.
- Prospectar ou fidelizar?
Agora é o momento de colocar os objetivos no papel e selecionar as estratégias adequadas de ações para o dia do consumidor para cada um destes objetivos.
Se seu intuito é prospectar novos clientes, crie estratégias de promoções e descontos que façam sentido para a data e que ainda te ofereçam uma boa margem de lucro. Mas atenção: só prometa o que pode cumprir. No seu planejamento deve ter uma previsão de demanda. Nada é mais negativo que clientes insatisfeitos com promoções “fraudulentas”.
Mas se você quer fidelizar os clientes já existentes, as ações devem ter um teor especial, como uma bonificação e reconhecimento da parceria. Envie cupons de descontos, brindes ou condições exclusivas para incentivar uma nova compra.
- Relacionamento
Nem todas as ações para o dia do consumidor precisam ser focadas em vendas. Às vezes, uma campanha legal que promova a interação do cliente com a marca pode resultar numa boa alavancada progressiva dos seus negócios. Ter uma relação estável com o seu consumidor traz diversos benefícios além do financeiro.
Estabeleça uma boa comunicação através das redes sociais, invista em conteúdo de qualidade, interaja com o seu público e esteja sempre em prontidão para lhe atender.
Conheça e respeite os direitos do seu consumidor
Não importa quais ações irá fazer nem quando, é imprescindível que você conheça e respeite os direitos do consumidor. Além de garantir um bom atendimento, cumprir os prazos de entrega e as condições de pagamentos, preços e promoções garantem que você esteja dentro da lei e de acordo com o que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
No fim das contas, o resumo de tudo é ouvir o seu cliente. Assim você o conhece melhor, sabe as melhores estratégias e as maiores necessidades dele e ainda garante o bom relacionamento.
E você que já elaborou sua estratégia? Já tem uma agência de Marketing Digital para impulsionar seus resultados? Contate-nos!