Depois da revolução digital, a forma de se fazer marketing se mantém em constante transformação. Já não nos comunicamos nem consumimos como antigamente, quem dirá como nos comportamos. É por isso que, atualmente, as estratégias de marketing digital para vendas tem trazido muitas conversões e expandido muitos negócios; pois, além de serem mais dinâmicas, acompanham o comportamento do consumidor e são facilmente mensuradas.
E é justamente a capacidade de medir os resultados que traz o grande diferencial do marketing digital para vendas. Com o avanço da tecnologia e a criação de diversas plataformas, tornou-se possível a medição dos resultados de cada ação realizada e, a partir disso, otimizar essas ações para que eu possa ter cada vez mais melhores resultados. Afinal, o que não é medido não pode ser melhorado e, na publicidade online, tudo pode ser medido e melhorado.
Métricas de Marketing Digital para vendas
As métricas são responsáveis por nos trazer os números resultantes de cada ação e, a partir desses números, somos capazes avaliar quais ações de marketing digital para vendas gerou mais resultados na minha estratégia.
Claro que o principal número que queremos saber é o lucro final de tudo isso, mas este número é só a ponta do iceberg. Para considerar o que realmente surte efeito em minhas ações, devo ter o discernimento de me aprofundar neste iceberg e colocar na balança ou na calculadora o que é vantajoso para meu negócio.
Por isso, separamos as principais métricas a serem analisadas numa estratégia de marketing digital para vendas para que você acerte na mosca na hora do seu planejamento.
ROI
ROI é a sigla em inglês para Retorno Sobre Investimento. É a métrica mais importante a se analisar quando se deseja equacionar os resultados em vendas.
É neste número principalmente que vejo o quão vantajosa está sendo minha estratégia de marketing digital para vendas no meu negócio.
Para fazer o cálculo do seu ROI é necessário subtrair o valor investido da receita obtida e dividir pelo valor investido. Como na fórmula a seguir:
Receita – Investimento Investimento |
Se o resultado for positivo, sucesso! A sugestão é que seja avaliado o que tem surtido mais resultado e aumentar o investimento ali, caso tenha possibilidade de atender à demanda.
Se o resultado for negativo, é hora de dar um passo atrás e refletir sobre as ações realizadas, as estratégias elaboradas e o porquê elas não estão funcionando.
CAC
CAC é a sigla para Custo de Aquisição por Cliente. Essa métrica de marketing digital para vendas responde uma pergunta simples, porém muito pertinente: Qual é o meu custo para que seja realizada a minha primeira venda?
Aqui, observa-se o valor total do investimento. Neste cálculo, são incluídos os custos de todo o processo de aquisição de um cliente, desde marketing, estrutura, custo com equipe, entre outros. Para chegar no valor CAC, deve-se dividir as despesas e investimentos em marketing pelo número de novos clientes, como na fórmula a seguir:
Despesas + Investimentos em Marketing e Vendas
Novos Clientes |
Para este valor fazer sentido, estes números devem ser extraídos de um intervalo determinado de tempo. Se estiver caro, cortes nas despesas ou investimentos devem ser feitos para reduzir tal valor e chegar a um resultado positivo.
Ticket Médio
Essa métrica de marketing digital para vendas refere-se ao valor médio gasto pelos seus clientes com os seus produtos. Para encontrar este valor, basta dividir a receita do mês pelo número de clientes, como na fórmula a seguir:
Receita do Mês
Clientes |
LTV
O LTV é a sigla em inglês para Valor do Ciclo de Vida do Cliente, que também podemos considerar o Lucro Vitalício por Cliente ou Valor do Tempo de Vida do Cliente.
Essa métrica indica quanto um cliente vai gastar ao longo do tempo na aquisição do primeiro aos demais produtos durante a jornada no seu negócio. Estudar este número é importante para compreender quão lucrativa está sendo sua aquisição de clientes.
Para avaliar o ciclo de vida do seu consumidor, é interessante visualizar as etapas percorridas por cada cliente e, assim, chegar ao valor total estimado que cada um vai gastar dentro do seu negócio.
Para calcular este número é simples; basta identificar o tempo médio que uma pessoa permanece comprando de você e multiplicar pelo ticket médio, como na fórmula abaixo:
Tempo de Vida do Cliente
Ticket Médio |
Essas são as quatro principais métricas para conhecer e avaliar na hora de elaborar sua estratégia de marketing digital para vendas. Caso os resultados sejam negativos e/ou insatisfatórios, faz-se necessário um olhar criterioso sobre a direção destes investimentos e identificar o motivo pelos quais os recursos não estão dando resultados.
As possibilidades do não fechamento de negócios são diversas. Desde leads não qualificados até a alta competitividade no mercado digital. Por isso, cada um destes números são essenciais para que a receita no fim de mês seja positiva e o negócio continue prosperando.
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