Tendências de consumo para o Dia das Mães 2019
De acordo com a pesquisa Google Survey, no Dia das Mães 2019, quase 50% dos consumidores brasileiros afirmam que pretendem gastar mais do que no ano anterior comprando presentes para suas mães.Segundo os dados levantados, em 2018 o varejo mostrou um desempenho melhor que nos últimos cinco anos nesta data e aponta a tendência de 2019 ser um grande ano nas vendas e fechar a data com saldo positivo.
O Dia das Mães 2019 é uma grande oportunidade para fomentar o comércio e a comunicação das empresas será um grande diferencial na hora de se destacar perante à concorrência. Continue a leitura e confira as tendências de consumo que estão surtindo resultados interessantes.
Mãe Perfeita ou Mãe Real?
A representatividade está sendo a grande sacada na hora de se comunicar com seus consumidores e a imagem da mãe perfeita, elegante e esbelta não representa a maioria esmagadora do público.
Ainda segundo a pesquisa Google Survey, 40% das mulheres consideram a tarefa de ser mãe difícil e apenas uma em cada cinco mães se sentem à vontade para falar publicamente sobre os desafios da maternidade. E é exatamente por isso que a imagem de mãe super heroína não as representam. Usar exemplos reais do dia a dia de uma mãe tem causado grande aproximação com seu público.
A pesquisa também apurou que os principais presentes comprados para suas mães são roupas, sapatos, acessórios, cosméticos, chocolates e flores. Este comportamento evidencia a emancipação das mulheres de seus lares e do papel de dona de casa já obsoleto há muitos anos. Trabalhar com a exposição certa e estratégica dos produtos mencionados é essencial para captar a atenção e estimular a venda.
Espaço para todos
Pequenos varejistas também tem a chance de ter um salto nas vendas no Dia das Mães 2019. 60% dos consumidores tem a intenção de fazer comprar em uma nova loja. A média de gasto com o presente para as mães gira em torno de $280 reais, mas esse ano, a maior parte das pessoas tendem a gastar de %50 a $100 reais.
Para uma boa performance de vendas no Dia das Mães 2019, os varejistas devem contar com um estoque preparado e organizado, afinal, é um hábito comum do brasileiro comprar o presente em cima da hora. Nessas horas, o comprador quer uma solução rápida e especial e a marca/loja que atender a essa necessidade vai fidelizar o cliente.
Exatamente pelo fato do brasileiro comprar o produto praticamente na véspera da data, é essencial que os e-commerces tenham um planejamento estratégico para atender essa demanda. Uma excelente sugestão para o contexto é a opção de retirar na loja. Essa estratégia é uma tendência promissora para o comércio eletrônico para este ano e vai muito além de uma solução rápida para datas especiais.