Em 2018, as vendas no e-commerce cresceram 4% para o dia 12 de junho, nos trazendo dados interessantes para uma nova estratégia de dia dos namorados deste ano. O ticket médio das compras realizadas giram em torno de $464 reais e os pedidos beiram os 4 milhões, mais exatamente 3.8 milhões.
Continue a leitura e fique por dentro dos principais dados para elaborar uma estratégia de dia dos namorados assertiva e aproveitar uma das principais datas comerciais do ano para fazer sua loja física ou virtual bombar nas vendas.
Principais dados para sua estratégia de dia dos namorados
Em 2019, mais de 60% dos internautas estão em algum tipo de relacionamento. Destas pessoas, 87% namoram ou são casados, enquanto apenas 6% dos que pretendem presentear o parceiro/a vivem um relacionamento casual.
Analisando os principais perfis dos pombinhos consumidores, podemos separá-los em dois grandes grupos: os casados que são eternos namorados e os que namoram e vivem uma conquista diária.
Para sua estratégia de dia dos namorados ser mais direcionada e objetiva, é importante saber que os consumidores casados já conhecem os gostos dos parceiros por terem mais tempo de relacionamento, tendem a gastar mais e acabam se planejando menos para o dia. Enquanto isso, aqueles que namoram tem menos tempo de relacionamento e, por isso, pesquisam e planejam mais com o objetivo de diversificar as opções de presentes e conquistar o parceiro/a cada vez mais.
Os namorados tendem a comprar dois ou mais presentes para o amado/a, enquanto os casados pretendem comprar apenas um presente, mas vale reforçar a ideia de que, mesmo comprando apenas um presente, os casados capricham na escolha e gastam mais com um único ítem.
Até aqui, já tivemos dados bastante relevantes para sua estratégia de dia dos namorados. Então, se sua loja comercializa produtos mais caros e de alto padrão, é válido investir nos casados e estar preparado para a alta demanda nas vésperas do dia. Já os donos das lojas que vendem produtos variados e de valores menores devem focar no namorados e no público mais jovem, vale pensar em kits, vendas casadas e condições especiais para a compra de mais de um ítem, além de caprichar nas ações da data com antecedência.
Esteja preparado
São três tópicos importantes para considerar na hora de elaborar sua estratégia de dia dos namorados. Fique ligado nas dicas abaixo para não dar bola fora no grande dia.
- Site e aplicativos
No dia dos namorados, a pesquisa e a compra online são muito fortes. Entre casados e namorados, cerca de 34% do público total pretendem comprar seus presentes pela internet. Portanto, a experiência oferecida ao usuário no site e/ou aplicativos é de extrema importância.
A usabilidade é o fator que retém o consumidor na plataforma, enquanto a decisão da compra é influenciada pelas informações sobre os produtos e avaliações de outros consumidores. Claro que preço, promoção e desconto não ficam para trás. O público mais jovem se atenta às condições comerciais e ao conteúdo diferenciado para a data.
- Serviços
Frete grátis e prazo de entrega são serviços que pesam na decisão de compra entre os casados, que consomem produtos mais caros na data e deixam para escolher o presente em cima da hora. Já para os namorados, condições de parcelamento e facilidade na troca influenciam na escolha da loja.
- Construção da marca e representatividade
Segundo a pesquisa do Google Survey, 64% dos casais não se sentem representados pelas marcas e/ou preferiam que houvesse mais diversidade nas comunicações. Estar atento à sua comunidade consumidora é um diferencial não só nesta data, mas durante o ano inteiro. Os valores das novas gerações estão mudando e os consumidores gostam de se verem representados pelas marcas nos canais digitais.
Excelentes dados para uma campanha de sucesso no dia dos namorados, não é? Se ainda tem dúvidas de como executar sua estratégia, conta com a equipe da Spiner e prepare-se para bombar seu comércio. Entre em contato!