Isso mesmo: mais popular do planeta. Apenas 4% dos brasileiros que possuem smartphones não usam o Whatsapp. Os outros 96% compreendem 100 milhões de usuários, representando um número muito significativo e uma razão de grande importância para você começar a fazer Whatsapp Marketing!
Ou seja, se o seu cliente está vivo, muito provavelmente ele tenha um Whatsapp.
No início, o aplicativo era uma plataforma apenas para troca de mensagens instantâneas, mas foi ganhando ferramentas e funcionalidades à medida que sua popularidade crescia. Atualmente, ocupa um espaço essencial na vida dos brasileiros e atraiu o olhar de empresas que viam ali grandes oportunidades de negócios.
Logo, estratégias de Whatsapp Marketing começaram a ser criadas e aplicadas com um grande diferencial: o aplicativo é 100% gratuito.
Além de divulgar produtos para seu público alvo em potencial, você ainda consegue criar um canal de atendimento e relacionamento com o seu público e oferecer promoções exclusivas para quem faz parte da sua lista de transmissão.
Confiram algumas dicas de Whatsapp Marketing que você pode aplicar agora mesmo sem gastar nada!
- Relacionamento com o cliente a nível mais profundo
Um atendimento ágil, gentil e proativo em resolver todas as dores e dúvidas conquista qualquer cliente; e o Whatsapp Marketing pode ser a maneira ideal de você levar o relacionamento com o seu cliente a um novo patamar.
A taxa de abertura de mensagens no Whatsapp é de 70%; ou seja, uma hora seu cliente vai abrir a sua mensagem. É importante que você tenha estrutura e recursos humanos para atender com rapidez as mensagens recebidas. Ficar sem responder seu potencial cliente pode acabar queimando o seu filme.
- Promoções exclusivas
Você pode oferecer descontos exclusivos para os consumidores que se cadastrarem na sua lista de transmissão; fazendo com que ele se sinta parte de um grupo seleto, fidelizando ainda mais esse cliente.
- Conteúdos de valor
Enviar novidades e notícias do seu ramo de atuação ajuda seu cliente estar sempre familiarizado com os serviços/produtos que oferece. Assim você pode mostrar aos usuários que você se preocupa com eles levando conteúdos relevantes, além de estar atento ao mercado e aos lançamentos do setor.
- Listas de transmissão
A lista de transmissão é uma seleção de contatos que você pode atingir usando a mesma mensagem. As mensagens são disparadas automaticamente, mas os contatos recebem individualmente.
Através das listas de transmissão você envia conteúdo, avisa sobre eventos e palestras, divulga promoções, faz pesquisa de satisfação, e muitas outras coisas te dá um panorama de como anda seu negócio, onde você pode melhorar, etc.
Erros comuns de Whatsapp Marketing
Evite exaltar excessivamente sua marca, seu produto ou a si mesmo. Isso pode acabar entediando sua clientela e você perder pontos. Prefira fornecer conteúdo de qualidade.
Evite Spam! Apenas mande mensagens para as pessoas que mostraram interesse em manter esse relacionamento com você. Enviar mensagens para pessoas que não querem recebê-las causa um efeito negativo para sua imagem.
Responda todo mundo! Cuidado para não abraçar mais tarefas que consegue cumprir e acabar dando um tiro no próprio pé.
Seja conveniente com os horários e planeje o disparo de suas mensagens em horário comercial. Embora existam pessoas que trabalhem em horários alternativos, outras pessoas têm horários regrados e não devem ser incomodadas em seu tempo de descanso.
Planeje!
Antes de sair disparando mensagens, é ideal que você tenha uma boa estratégia e planejamento para não meter os pés pelas mãos; então:
- Defina os conteúdos que serão enviados ao longo da semana;
- Defina os melhores horários para seu ramo de atuação;
- Quais ocasiões você vai enviar novas mensagens;
Lembre-se que o espaço do consumidor deve ser respeitado.
Da mesma forma que a ferramenta oferece recursos completos para uma ação sem custo nenhum, ela também pode facilitar a negligência e incomodar os demais usuários.
Use-a com sabedoria! 😉