As redes sociais transformaram a forma como nos comunicamos e, principalmente, como as empresas se comunicam com seus consumidores. Porém, elas estão em constante atualização, adicionando recursos ou modificando regras para tornar a experiência sempre melhor e mais completa para o usuário. Em meio a tudo isso é inevitável o questionamento sobre como fazer um bom trabalho, qual a frequência de posts ideal?
Não se preocupe, existe uma resposta sim para essas questões embora ela não seja permanente. Sua presença digital deve ser corretamente trabalhada para não gerar rejeição no público, oferecendo um conteúdo de qualidade e na medida certa para alcançar as pessoas com potencial para engajar com você. Claro que isso tudo não é tão simples, mas vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o tema! Vamos lá?
Redes sociais: qual a melhor frequência de posts?
O primeiro ponto a ser destacado e mais importante é que cada rede social tem suas particularidades e, por consequência disso, uma frequência de posts ideal própria. Isso é diretamente influenciado por aquele público que mais engaja na rede, os conteúdos que gostam de ver e compartilhar.
Como assim? Por exemplo, o Instagram é uma rede lifestyle, na qual as pessoas buscam fotos de qualidade. Já o twitter é uma rede focada em texto, com o limite de caracteres estabelecido. E assim segue por todos os canais que você estiver planejando na sua estratégia. A frequência de posts é relativa e, errar a mão em uma dessas redes, pode custar cara para a sua presença digital.
Inclusive é muito importante definir o que é presença digital. Não é o fato de postar 2 ou 3 vezes na semana que garante essa presença. Se você não tiver relevância no seu conteúdo e muita qualidade no material que está entregando, você estará longe de conquistar a sua audiência de verdade.
O primeiro passo para isso é ter um planejamento completo de ações que devem ser executadas para criar a sua autoridade. Estar por dentro das novidades e tendências é outro recurso para manter seu público engajado nas suas postagens.
Agora, vamos falar sobre a frequência de posts de acordo com cada rede social, confira!
Frequência de posts Instagram: o que e quando fazer?
O Instagram é uma das redes que mais crescem e o seu volume de postagens é bastante intenso. Por isso, você pode considerar fazer de um até três conteúdos diários que, de fato, sejam relevantes. Lembre-se de que nada vale se não interessar, de fato, seu público.
Outro ponto de destaque é a qualidade das imagens, como citamos logo acima, porque a exigência do público é alta. Além disso, outra estratégia é explorar as hashtags com muita força, pois elas aumenta o alcance do seu post.
No Instagram, as stories se destacam cada vez mais, e fazer um bom uso delas é imprescindível. Ela permite vídeos e fotos, enquetes, filtros, hashtags e explorar ao máximo a relação com a audiência.
Frequência de posts Facebook: o que e quando fazer?
Por padrão, a recomendação são duas postagens diárias no Facebook. Porém, lembre-se de adequar isto ao seu público, objetivos e característica da audiência. Existem algumas regras importantes como: para aumentar engajamento, poste menos ou para maior audiência, poste mais.
Logo, para além das regras é preciso analisar o seu público-alvo e nunca perder de vista a necessidade de fazer conteúdo de qualidade. Um bom gerenciamento de redes sociais faz toda a diferença para os seus resultados.
Frequência de posts LinkedIn: o que e quando fazer?
O LinkedIn tem muito potencial a ser explorado e, dependendo do seu nicho, pode trazer excelentes resultados. Ele promove o networking e os contatos B2B, de uma forma como poucas redes faze.
Nessa rede, mais do que nas outras, o que mais conta é a qualidade. Postagens de uma até três por semana são o suficiente para movimentar o perfil.
Fique de olho no horário da postagem
A última pesquisa feita pelo Hubspot apontou os horários de pico nas redes sociais, que deve ser levado em consideração. Porém, lembre-se de cruzar esses picos com os horários e hábitos da sua persona.
Facebook: quinta-feira às 20 h;
Instagram: sexta-feira às 19 h;
LinkedIn: quarta-feira às 9 h;
Para crescer nas redes sociais
Além de todo esse trabalho e cuidado que citamos, vale ressaltar que o Facebook não entrega os posts para todos os usuários. Por isso, para uma boa presença nas redes, trabalhar os Ads são essenciais, assim seu alcance é potencializado e os resultados podem ser surpreendentes.
Quer saber mais sobre o tema? Na Spiner você encontra especialistas em redes sociais para criarem e gerenciarem sua presença digital com planejamento, design, conteúdo, postagens e monitoramento. Descubra mais sobre a frequência de posts e muito mais com estes profissionais.
Entrar em contato para saber mais sobre o gerenciamento de redes sociais da Spiner