A importância de avaliar a taxa de conversão do seu e-commerce é enorme para entender os resultados da suas campanhas, entender quais devem ser priorizadas e o que está dando certo ou não. Porém, você sabe realmente avaliar essa métrica? Os dados são muito valiosos, mas o que realmente interessa é o que se faz com ele, ou seja, a análise. Por isso, o que mais importa aqui é como interpretar e o que tirar dessa informação.
Para algumas empresas, essa informação funciona como termômetro, para outra um fator de decisão pontual. Outras ainda analisam esporadicamente, apenas com o foco em auxílio para algum planejamento estratégico. Independe de qual seja o seu caso, saber analisar a taxa de conversão do seu e-commerce é essencial.
Quer entender qual a importância e como fazer isso corretamente? Siga lendo!
Mas afinal, o que é a taxa de conversão do seu e-commerce?
A taxa de conversão do seu e-commerce nada mais é do que uma métrica capaz de medir como está o desempenho da sua loja virtual mediante o investimento nas ações de marketing. Conversão é um conceito mutável, ou seja, ele irá corresponder ao que você determina como conversão. Pode ser preencher um cadastro, solicitar um orçamento ou, no caso de uma loja virtual, a finalização da compra ou adicionar ao carrinho.
Este é o primeiro ponto mais importante, antes de mais nada é preciso definir o que é conversão para você e seu e-commerce. A partir daí será possível entender o que você está medindo, se for a conclusão da compra, a taxa de conversão estará diretamente ligada ao número de pedidos concluídos.
Com esse dado é possível entender e diagnosticar o sucesso ou não das suas ações de marketing e o desempenho do site.
Por que é importante medir a taxa de conversão do seu e-commerce?
Bem, avaliar a taxa de conversão do e-commerce ajuda, em um primeiro momento, a saber se as suas campanhas de marketing estão vendendo bem. Imagine que você tem uma campanha de Facebook Ads rodando e ela está desempenhando bem. Aí você vai analisar sua taxa de conversão, que neste cenário representa as conclusões de compra. Digamos que a taxa não tenha mudado quando comparado com o período sem a campanha. Isto significa que, apesar dos números positivos na ferramenta de anúncios, o desempenho não está satisfatório.
Com essa informação é possível pausar essa campanha e iniciar outra, ou mesmo aumentar o dinheiro investido em outra campanha que esteja indo melhor.
Além disso, pode ser um termômetro para você entender o comportamento dos usuários, como por exemplo o período que a taxa sobe está ligado a que? E quando ela desce? É possível cruzar esses dados com acontecimentos externos como datas comemorativas, inflação, período de férias etc.
Com um dado otimizado em mãos, você pode fazer diversos cruzamentos, leituras e ações com o foco em torná-la cada vez melhor.
Taxa de conversão do seu e-commerce: como calcular?
Para calcular a taxa de conversão do seu e-commerce é bem simples, veja o exemplo abaixo:
Digamos que durante o período de 30 dias, o seu site teve 7 mil visitantes e 70 pessoas dessas acabaram convertendo. Lembrando que dentro do nosso exemplo a conversão significa conclusão de uma compra.
- Visitantes do mês: 7 000
- Conversões do mês: 70
Para descobrir basta dividir 70/ 7 000 = 1%
Porém, o principal é o que vem depois. Por exemplo, essa taxa de 1% é boa ou ruim? A resposta é: depende. Não existe nenhuma taxa absoluta a ser perseguida, pois os números de referência irão variar de mercado para mercado. No entanto, quanto maior ela for, melhor para o seu e-commerce.
A partir daí também podem ser extraídos muitos outros dados, como por exemplo: em comparação ao mês anterior a taxa caiu ou subiu? Dependendo da resposta, isto já pode provocar uma série de ações, seja para modificar o que vem fazendo a taxa cair, bem como intensificar o que está sendo feito para a taxa continuar a subir.
Outro dado é que podemos ver que 90% dos acessos não converteram. Trabalhar em cima disso também é outro direcionamento, pois você pode buscar entender o que levou isso a acontecer: o público que está acessando não está certo ou ele não está no momento da jornada de compra certa? Ou o seu site está com problemas durante o processo de navegação e a pessoa acaba desistindo? Tudo isso são pontos a serem avaliados e a partir daí traçar estratégias que possam melhorar a taxa de conversão do seu e-commerce.
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