Em um mercado cada vez mais competitivo, as ações de marketing precisaram evoluir. Para se destacar, é preciso pensar em muito mais do que apenas divulgar a sua marca. É fundamental conhecer a importância do branding para a sua empresa. Apenas dessa forma você terá uma campanha relevante, que vai gerar visibilidade para os seus produtos e serviços.
Mas você sabe o que é branding e como ele funciona? Mesmo que não saiba, você certamente já é afetado por ele. Seja ao ler a frase “Just do It” e já lembrar da Nike ou quando vê os dois grandes arcos amarelos e já sabe que ali tem um McDonalds.
Esse é um tipo de estratégia utilizado por empresas de todo o mundo, sejam elas grandes ou pequenas. E a sua empresa também poderá aproveitar os benefícios de um bom branding.
Por isso, no post de hoje, vamos explicar o que é branding e como ele poderá te ajudar a ganhar mais visibilidade!
O que é Branding?
O Branding, também conhecido como Brand Management, é uma estratégia de gestão feita especialmente para tornar a sua marca mais reconhecida no mercado. Através de elementos e ações específicas, ele cria uma “imagem” da sua empresa, fazendo com que as pessoas associem produtos, valores e até mesmo posicionamentos ao seu negócio.
Isso é feito trabalhando a imagem da marca de forma geral, envolvendo desde elementos mais básicos como o logotipo até o discurso e valores da empresa. Esse trabalho é totalmente voltado para estabelecer uma comunicação entre a marca e o público, que passará a associar imagens e lembranças à empresa. Essa associação cria uma maior ligação entre uma empresa e seu público-alvo, que sempre vai se lembrar dela quando precisar dos produtos ou serviços oferecidos, o que consequentemente aumenta a geração de leads.
Mas ao elaborar o branding de uma empresa é preciso ter muito cuidado. Para que ele seja eficiente, é preciso haver muito planejamento e um estudo da marca. Um branding mal elaborado pode acabar criando um efeito reverso, deixando a marca com uma imagem amadora.
Branding não é marca
Também é preciso ter cuidado para não confundir o branding com a marca em si. A marca é composta por mais do que apenas o logo, nome e identidade visual de uma empresa. Ela engloba os sentimentos e experiências que os produtos da empresa podem oferecer ao público.
Já o branding é o conjunto de práticas elaboradas para a implementação de ações de comunicação que vão tornar a marca mais reconhecida. O branding é uma ferramenta que vai tornar uma marca mais popular entre o público.
Por que investir no branding para a sua empresa?
Quando você vê um post roxo nas redes sociais, certamente associa ao Nubank, não é mesmo? Ou quando pensa em momentos felizes, uma Coca-Cola sempre está presente para acompanhar.
Esse é o tipo de efeito que essa estratégia é capaz de causar nas pessoas. Ao investir no branding para a sua empresa, você estará criando uma imagem dela para o público através de símbolos ou frases de fácil identificação.
E é justamente isso que vai criar para você um diferencial em meio à toda a competição do mercado. Será dessa forma que as pessoas vão olhar as postagens nas redes sociais da sua empresa e já saber que é ela, mesmo sem começar a ler o seu conteúdo.
E é a partir disso que começarão a surgir também os brand lovers, pessoas que amam a sua marca e são fiéis a ela. Entre alguns exemplos de marcas que possuem muitos brand lovers, temos a Apple que tem um público muito fiel que adora a qualidade dos seus produtos e também a Netflix, que cativa o seu público através de um serviço efetivo e uma ótima comunicação com o público nas redes sociais.
Se você quer tornar a sua marca muito mais conhecida e conquistar um público fiel, é muito importante investir em um bom branding para a sua empresa. E com a Spiner você terá muito mais resultados em menos tempo. Somos uma agência de marketing digital com muita experiência em estratégias de branding que pode ajudar a sua marca a se destacar. Entre em contato conosco para saber mais sobre os serviços oferecidos pela Spiner.