No mundo do Marketing Digital, o feriado prolongado também é momento de investir. Se a sua área está relacionada com os dias de Carnaval, será uma ótima oportunidade para fazer novos contatos, vender online e gerar lucro. Se não há relação direta, mesmo assim não é hora de recuar sua presença online, e sim, de mostrar sua criatividade e desfilar no sambódromo do mercado mostrando as alegorias do melhor que a sua marca tem a oferecer. Venha pular este Carnaval com a gente assistindo ao desfile das estratégias de Marketing Digital para saber como promover o seu negócio e ganhar nota 10 dos seus clientes nesses dias de folia!
Para vender online você precisa do abre-alas do engajamento
Você sabe se o seu público gosta de pular Carnaval ou prefere fugir dele? Não sabe? Agora é o momento de perguntar. Use uma linguagem mais informal e converse com o seu público nas redes sociais sobre o assunto do momento, faça enquetes e promova a interação, o diálogo.
Se o seu público se mostrar pró-ativo quando o assunto é folia, entre na festa e mostre uma comunicação despojada, mostrando para ele que a sua marca está presente no seu dia-a-dia, inclusive nos momentos felizes e descontraídos. Use peças publicitárias com cores que dialoguem com a sua audiência e que traga informações relevantes para que ele curta o melhor Carnaval.
Caso a sua audiência se mostrar apática e indiferente aos dias de festa, acompanhe-o também na sua “fugida” e produza conteúdos que o distraia. Sugestões de leituras sobre a sua área, vídeos relevantes, mas a densidade da informação depende do seu público.
Se você sabe que as pessoas que te acompanham estão viajando, em férias com a família, quebre os conteúdos em materiais curtos, para que a pessoa veja, por exemplo, um vídeo curtinho em um momento entre uma atividade e outra.
Caso você perceba que a sua audiência tem a tendência de aproveitar este tempo de feriado para investir em conhecimento, talvez seja o momento de soltar um conteúdo mais denso, de maior duração, como um curso ou uma imersão. Assim seu cliente se sentirá grato por ter aprendido um conteúdo novo no feriado, já que ele tempo escasso durante o dia a dia.
A estratégia depende principalmente da interação e das conversas que você mantém com o seu cliente. Ou seja, manter viva a chama do engajamento, pois é ele que abre-alas para promover uma estratégia certeira para vender online no Carnaval e no ano todo.
Coloque o carro alegórico da “ação comercial surpresa” para desfilar e vender online
Há também a possibilidade de surpreender seus clientes com aquela promoção relâmpago ou ação comercial inesperada que vai deixar aquela parte da sua audiência que não está na folia, mas está conferindo as novidades nas redes sociais muito feliz. A grande quantidade de informação nas redes sociais pode vir a nos fazer pensar que todo mundo saiu para a rua ou viajou no Carnaval, mas muitas pessoas estão em casa no feriado por vários motivos e também merece um entretenimento para o feriadão. A sua marca pode promover a alegria que o seu público precisa. Ele vai ficar muito feliz com uma ação surpresa! E, olhe só, você ganhou uma oportunidade de vender online no feriadão.
Dê o confete dos anúncios pagos a quem adora confete!
Falamos no texto sobre a importância de saber o que o seu público-alvo gosta. Acompanhe as tendências do momento e use os memes e a comunicação informal ao seu favor e abrace os conteúdos em alta para testar sua audiência e fazer anúncios pagos. Conhecendo bem a sua audiência você consegue fazer uma boa segmentação que vise a geolocalização que você atende, a cultura e estilo deste público-alvo ao qual você está se comunicando. Além de gerar uma ótima economia no preço da campanha paga, há muito mais chances do seu anúncio dar retorno e você vender online a partir deste método do que uma comunicação muito abrangente, sem foco e direcionamento estratégico.
Cuide bem do seu folião!
Publicações que mostrem ao seu público que você está preocupado com ele são sempre bem vindas e ótimas para engajar. Não é uma publicação que vende algo diretamente, mas mostra que a sua marca está atenta a saúde e à diversão da sua audiência. Isso criará uma lembrança positiva que renderá em frutos futuros de conexão afetiva. Por isso, no Carnaval, sugestões de fantasias legais, campanhas contra assédio e violência, cuidados com bebida e direção são formas de gerar engajamento do seu público folião com informação relevante.
Coloque o seu bloco da informação para sambar!
Não se esqueça de enviar informações através de e-mail marketing ou publicações sobre mudanças no horário de funcionamento e qualquer mudança ou novidade para o Carnaval. Divulgue também suas promoções da data e aproveite para disparar um conteúdo que atraia a atenção e não vá para a caixa de spam! Para isso, a criatividade dos títulos do e-mail ou as primeiras palavras das legendas da publicação contam muito!
Gostou das dicas? Quer aplicar de forma eficiente uma boa estratégia de Marketing Digital para vender online no Carnaval ou em qualquer outra data? Conheça os serviços da Agência Spiner e descubra como aumentar seus lucros e engajar sua audiência com as técnicas mais atuais do mercado.