Você sabia que existe na internet uma mina interminável de possibilidades de fazer clientes e gerar lucro? Se você não conhece ainda, precisa conhecer: são os leads. Com eles, o potencial da sua empresa cresce e a marca se torna ainda mais conhecida no mercado. Neste texto, você aprenderá o que é e como fazer uma captação de leads eficiente para ganhar a confiança do seu mercado e conquistar novos clientes. Confira!
Por que você precisa fazer a captação de leads?
Leads são os contatos de potenciais clientes, que já demonstraram interesse em sua empresa ou no assunto que a sua marca representa. Em linhas gerais, eles estão a um passo à frente do seu público-alvo, já que criaram uma relação com você ao deixar seus dados ou apontar interesse pelo seu produto. Assim, há uma chance maior de que eles se tornem clientes da empresa, então, é preciso fazer com que essa relação cresça até gerar uma venda. Para isso existem algumas técnicas, tanto para captação de leads quanto para manter seu interesse e convencê-los a adquirir o produto ou serviço. Para que você entenda sobre como funciona as técnicas para captar, manter a atenção e transformá-los em cliente você precisa entender um conceito: o funil de vendas.
Funil de vendas
O funil de vendas é o caminho que o seu público pode percorrer em relação à sua comunicação até se tornar de fato cliente recorrente. Cada marca tem um planejamento de marketing diferente, por isso, os espaços entre conhecer a marca e se tornar cliente pode ser maior ou menor, mas o importante é reconhecer que este caminho existe e trabalhar a comunicação de forma a sempre levá-lo ao próximo nível de interação.
A captação de leads é um dos primeiros passos para que você transforme uma pessoa que não conhece sua marca, para alguém que conhece a empresa e tem interesse por sua área de atuação. Agora vamos ver algumas técnicas para conquistá-los e levá-los aos próximos níveis do funil.
Como fazer a captação de leads?
Para criar leads e obter este primeiro contato há uma moeda de troca. A pessoa ou empresa não fornece seus e-mails e/ou telefones sem ganhar algo na ação. Por isso, a marca deve criar um material informativo gratuito, como um e-book, webinar ou planilha de organização, por exemplo, para atrair pessoas que se interessam pelo conhecimento que a sua empresa tem a compartilhar.
Para que esta troca de informações aconteça, seu site precisará ter uma Landing Page: uma página de cadastro rápido e prático, em que as pessoas responderão com seu nome, e-mail, telefone e outros dados relevantes para sua empresa. Com o cadastro completo, poderão fazer o download para receber o seu material gratuito. Você também precisa garantir de que os dados daquelas pessoas estarão seguros para ganhar confiabilidade.
Se o seu conteúdo for útil, informativo e instigante para que o lead queira aprender mais, ele ficará atento aos seus conteúdos de e-mail marketing e em suas redes sociais. Isso fará com que ele, à primeira oportunidade, queira adquirir seus serviços.
Com os dados coletados, está na hora de entender a qualidade destas informações. Chamamos de lead qualificado, aquele que corresponde ao perfil ideal que compraria seu produto e serviço. O lead não-qualificado é aquele que se interessou pelo conteúdo, mas que não atende a um perfil que adquiriria um serviço pago da sua empresa por não ser do setor ou não estar disposto a pagar por quanto seu serviço vale.
Como definir a estratégia de captação de leads?
Lembra do funil de vendas? Voltaremos a ele. Com um bom planejamento do funil e leads qualificados, você saberá quais os assuntos e redes a se abordar na sua comunicação que criará ainda mais proximidade na relação. Agora está na hora de fisgar a venda e, para isso, é preciso alinhar com maestria a equipe de marketing e vendas. O Marketing terá o papel de manter os leads engajados com a marca, promovendo um conteúdo interessante e satisfatório, sem esquecer de gerar ainda mais leads para que as negociações sempre continuem. As vendas neste momento tem a função de atender, tirar dúvidas e conduzir a conversa para que a vontade do cliente seja satisfeita e o fechamento do negócio aconteça.
Quais os melhores produtos para oferecer?
E-Books
Os livros digitais são ótimas opções para captação de leads. Os e-books devem ser informativos e interessantes com um design prático, moderno e que dialogue com a proposta da marca. Deve ser um livro de leitura rápida que ensine algo útil e prático relacionado à área da sua empresa. Esta técnica permite não apenas a obtenção de novos leads, mas também ganho de autoridade no seu setor, já que as pessoas verão que a sua empresa entende do assunto ao qual presta serviço ou vende produtos. São produtos de alto alcance e que pode ser feito sobre praticamente qualquer nicho. Por exemplo, se a sua empresa é um buffet de festas, você pode fazer um e-book sobre “receitas práticas para festas infantis” ou “como arrumar a mesa para um jantar formal”. São conteúdos simples, mas que resolvem um problema prático do seu público e criará um vínculo de confiança.
Webinars
O webinar é uma apresentação on-line em vídeo em forma de palestra ou entrevista que ensina sobre um conteúdo específico. A vantagem dessa ferramenta é a pessoalidade, já que este método inclui que uma pessoa se apresente representando a marca, o que faz com que haja maior identificação do público. Assim, o interessado se inscreve na landing page se inscrevendo assim para ter acesso ao conteúdo exclusivo de forma gratuita. Webinars são ferramentas muito efetivas para vendas de cursos, já que, é possível apresentar um pouco sobre o conteúdo e gerar interesse para a compra posterior do conteúdo completo.
Produtos
Você também pode oferecer na landing page produtos gratuitos. Algumas empresas disponibilizam planilhas de gestão, planners, templates de controle para organizar o dia a dia do seu público em vários setores. Se o seu público se interessou por algum produto que você já oferece, ele com certeza é um cliente em potencial. Com este produto, você ofereceu para ele uma amostra grátis da possibilidade da sua empresa em resolver seus problemas e caso ele não consiga resolvê-lo sozinho por não dominar algumas técnicas ou por falta de tempo e planejamento, este lead tem grandes chances de te chamar para realizar o serviço.
Informação
Esta é a estratégia base para conseguir leads e mantê-los – e você precisa criar o hábito de fazer isso sempre. Com uma estratégia constante de entregar informações sobre novidades do setor, curiosidades sobre a área, por e-mail ou redes sociais, você sempre o mantém atento à sua marca. Esteja sempre em contato e mantenha o relacionamento com os seus leads já criados, mas sem exagero, para não virar spam na caixa de entrada no e-mail ou silenciado nas redes sociais. Com informações úteis e interessantes você o estimula a estreitar ainda mais as relações e se tornar um cliente.
Atente-se ao planejamento e à união do marketing e das vendas
A geração de leads é um processo que necessita de muito cuidado e planejamento, pois é a raiz dos contatos de venda. Por isso, mantenha uma linha estratégica definida, visando sempre a união entre o departamento de marketing e de vendas, sempre de olho às necessidades que o lead precisa em cada parte do funil. Com um bom planejamento e execução, sua marca está pronta para fazê-lo se tornar um cliente bem atendido, que recomendará a sua marca à outros contatos.
E se você quiser se aprofundar ainda mais no conhecimento sobre captação de leads, a Agência Spiner pode te ajudar neste planejamento e na execução de uma estratégia perfeita e de acordo com o seu negócio.