Todo ano as empresas tem algumas datas que não podem ficar de fora do calendário de ações de marketing. Dia das Mães, Dia dos Pais, aniversário da marca, Natal e Black Friday são exemplos de dias que sempre geram negócios diferenciados para vários segmentos. Logo, datas comemorativas que fazem parte do Marketing Sazonal.
Estes eventos específicos que sempre acontecem em tempos determinados, são chamados de sazonalidade. Por isso, fazer uma boa ação de Marketing Sazonal, é importantíssimo para garantir o maior impacto da sua marca no mercado e aproveitar oportunidades de negócios.
Neste texto você vai aprender como aproveitar das ferramentas do Marketing Sazonal para expandir possibilidades de aumentar suas vendas nestas datas especiais e também conquistar o seu público-alvo com campanhas diferenciadas.
Como aplicar o Marketing Sazonal a minha campanha?
Analise o calendário e escolha as datas especiais de acordo com o seu negócio
O primeiro passo para ter sucesso ao criar uma campanha de Marketing Sazonal é observar o calendário à procura de datas interessantes para a sua empresa. De janeiro à dezembro, quais datas são importantes para o consumidor em geral e mais especificamente para o seu público-alvo? Se você trabalha no ramo óptico, por exemplo, datas presenteáveis, como o Natal é uma época para se estar preparado para grandes vendas.
Mas você deve ter uma forte atenção também à época de volta às aulas, quando se há um cuidado maior dos pais com os óculos de grau dos filhos e o começo do verão, quando o calor começa e com ele o sol forte e a necessidade de acessórios para praia e piscina.
Por isso, tenha muita atenção a esse primeiro passo. Procure pensar em datas que são oportunidades de negócios para a sua empresa e também em datas que merecem ser lembradas no seu ramo, como o dia da profissão chave da sua marca. Use o seu histórico de vendas e ferramentas de Web Analytics para entender quais épocas são chamarizes para o seu público.
E acima de tudo, tenha critério. Não precisa fazer grandes ações de marketing ou promoções toda semana. Além de sobrecarregar sua equipe de trabalho, faz com que suas ações sejam desvalorizada perante o cliente, pois se tornarão corriqueiras. As promoções precisam despertar sentimento de urgência para favorecer o consumo imediato.
Planeje muito bem a sua estratégia
Depois de escolher as datas mais importantes para a sua marca, está na hora de planejar as ações a serem desenvolvidas. Este é um passo a ser feito com antecedência, para que você possa ter tempo de conseguir recursos, firmar parcerias e fazer ações mais impactantes para o seu público.
Faça um brainstorm de ideias para as datas escolhidas, de campanhas e promoções que são possíveis de serem realizadas. A partir disso preveja as ações necessárias para fazer a campanha acontecer, os recursos disponíveis, os responsáveis por cada tarefa e prováveis parcerias. Planejando com antecedência o projeto fica mais factível e é possível prever problemas e eliminá-los antes que eles, de fato, aconteçam.
Sua campanha precisa dizer algo
Toda campanha precisa de uma mensagem para embasá-la. Para defini-la é preciso saber qual sentimento e ação você quer despertar no seu público e como isso irá motivá-lo a interagir com a sua marca. O Marketing Sazonal não se trata apenas de criar uma decoração bonita de vitrine ou uma arte nova com o tema de Dia das Mães, Dia dos Namorados, Carnaval, mas é envolver o público com um sentimento que cause pertencimento, identificação com a marca e gere o desejo de compra.
Tenha um cronograma definido
Não adianta apenas planejar, você precisa deixar esquematizado também um cronograma de ações, para não se perder ao longo do ano em relação às datas especiais. É muito fácil, na correria do dia a dia que a sua empresa se esqueça da chegada de alguma data importante ou adie tarefas para completar a campanha sazonal. Por isso, ter um cronograma é primordial para que essas atividades não se percam nos afazeres do cotidiano e para que todos os envolvidos na campanha saibam quais as suas funções e quando executá-las.
Levante os recursos necessários e faça parcerias
Agora é o momento de mãos a obra. Para fazer o Marketing Sazonal, será preciso levantar os recursos necessários para a sua campanha, que poderá ser a contratação de serviços para ações on-line (criação de landing page, e-mail marketing, execução de campanha patrocinada) ou off-line (ensaio fotográfico de produtos, elaboração de vídeo para propaganda). Por isso, a antecedência do planejamento é essencial, já que para colocar esta ação em prática, será preciso mão de obra especializada ou empresas fornecedoras.
Também é possível criar parcerias para fazer campanhas de sucesso. É uma ótima forma de dividir recursos e tarefas, de ter acesso a novos públicos e estreitar relacionamentos saudáveis com outras marcas.
Saiba lidar com improvisos
Planejar com antecedência é importante, mas tão importante quanto estar preparado é também ser maleável a improvisos. Pode ser que há 6 meses você pensou em uma campanha linda para uma data especial, mas mesmo com muito planejamento e uma execução correta, algum recurso que era muito importante para a campanha não ficou como o esperado. O que fazer? Improvisar. Fique atento para saber quando substituir uma estratégia ou reconhecer uma tendência de mercado a ser aproveitada por estar em alta entre o seu público.
Mas como saber quando mudar uma estratégia? Esteja sempre de olho nas métricas dos seus canais de comunicação com o cliente e mantenha um relacionamento próximo com a sua audiência.
Aprendeu mais sobre Marketing Sazonal? Então fique de olho nas novidades que nós da Agência Spiner temos para você. E se você quiser planejar uma campanha sazonal de impacto para atrair a atenção do seu público, fale conosco e saiba mais sobre como nós podemos te ajudar.