A forma de atrair seu público mudou intensamente nestes últimos anos. Com a internet, a atenção que antes era fortemente voltada à TV, jornais ou revistas, se concentra em um aparelhos eletrônicos ou smartphones que está sempre ao alcance das mãos: o celular e também o computador. Por isso, as empresas estão adequando as suas comunicações para atrair este público que está cada dia mais sedento por informações nos meios digitais.
Assim, fica o questionamento: será que as vantagens do Marketing Digital para pequenas empresas valem a pena? A resposta é sim. Mesmo que você tenha um modesto negócio local, o Marketing Digital te possibilita várias ferramentas que podem te ajudar a atrair os clientes exatamente da sua área de atuação. Além disso, com medidas simples e econômicas é possível anunciar ofertas, mostrar seus produtos e serviços e se destacar em meio a sua audiência.
Quer saber mais vantagens que a revolução da internet pode trazer à sua empresa? Confira a seguir neste texto.
4 vantagens do Marketing Digital para pequenas empresas
Empresas de pequeno porte podem utilizar as redes sociais, sites e outras plataformas on-line de comunicação para ampliar a sua popularidade e oferecer serviços e produtos diferenciados. Vamos listar agora alguns dos principais motivos de se investir nesta opção:
É possível ver os resultados numéricos de suas ações
Quando você faz uma publicidade em um outdoor na rua, por exemplo, você tem uma estimativa de quantas pessoas podem ter visto a sua campanha, mas nunca saberá um número exato. Já nos investimentos em Marketing Digital, as plataformas de redes sociais fornecem dados de quantas pessoas foram alcançadas para que você saiba exatamente quais conteúdos funcionam com o seu público. Assim também é possível medir o Retorno de Investimento (ROI) e o Custo de Aquisição do Cliente (CAC), o que tornam as suas práticas de propaganda muito mais rentáveis. Trabalhar com métricas claras é a melhor maneira de garantir investimentos confiáveis e retornos precisos.
Cabe no seu bolso
As grandes plataformas de redes sociais como Instagram, Facebook e YouTube, e também buscadores como o Google permitem que o seu conteúdo seja divulgado mesmo sem investimento prévio ou com um valor bem pequeno de compra de publicidade. Investir em Marketing de Conteúdo, por exemplo, é uma boa forma de destacar a sua marca e atrair pessoas para consumirem o seu conteúdo à pouco custo. Por isso, use este recurso com sabedoria para ter o melhor resultado possível.
Você pode escolher para quem mandar sua propaganda
Voltando a um exemplo da propaganda off-line, quando você faz um trabalho de panfletagem sobre a sua marca nos arredores do seu endereço, nem todas aquelas pessoas que recebem aquela publicidade tem interesse exatamente no seu tipo de produto. E se você pudesse entregar uma comunicação apenas a quem procura exatamente o que a sua marca tem a oferecer? Na internet isso é possível. Um ótimo diferencial do Marketing Digital é a possibilidade de fazer a segmentação dos interesses do cliente para que o seu conteúdo seja entregue para pessoas que já se interessam pelo assunto. É uma forma muito mais assertiva de criar oportunidades de negócio.
Possibilita a fidelidade do seu público
Com a elaboração de um conteúdo interessante nas redes sociais, uma audiência fixa terá vontade de acompanhar suas postagens, consumir seus materiais de apoio e se sentirão íntimos da sua empresa. Com a fidelização desse público, criando base de e-mails cadastrados para e-mail marketing, seguidores no Instagram, grupos no Facebook, é possível engajar estas pessoas não só à compra, mas também a recomendar o seu trabalho aos seus amigos. Ser autoridade e referência no seu setor, é a garantia da manutenção de boas oportunidades de vendas e parcerias.
Então, como minha pequena empresa pode se destacar na internet?
Está interessado em usufruir de todas essas vantagens? Então aqui as três primeiras dicas para você já começar uma excelente campanha de Marketing Digital para pequenas empresas.
Esteja atento na internet
É importante, mesmo como pequeno negócio construir uma presença online. Site e redes sociais são ferramentas imprescindíveis para criar um relacionamento mais próximo do seu cliente e do seu público. Por isso, garanta já sua presença online nas plataformas que o seu público mais gosta e esteja atento às suas métricas e também aos seus comentários e sugestões, assim como às ideias inovadoras do seu mercado. Esta é uma forma de estar sempre em dia às novas demandas da sua área e a estar à frente da sua concorrência.
Aprenda sempre mais sobre Marketing Digital para pequenas empresas
Se você não sabe muito sobre as vantagens do Marketing Digital para pequenas empresas não desista na primeira dúvida. Diversos lugares, inclusive a Agência Spiner, ensinam várias dicas sobre como destacar sua presença on-line na internet de forma simples. Ajuda profissional em Marketing Digital também é uma maneira de economizar o seu tempo e promover ações que realmente deem impacto para a sua empresa.
Tenha planejamento de Marketing Digital para pequenas empresas
Ações de marketing demandam tempo de planejamento e observação das métricas. Ações planejadas previamente de forma eficiente tendem a serem melhor executadas e obter melhores resultados. Portanto, faça um planejamento atento à segmentação e as necessidades do seu público, com responsáveis pela execução, prazos e datas importantes.
O Marketing Digital para pequenas empresas é um processo necessário para qualquer tipo de segmento, já que, com os avanços tecnológicos, os nossos clientes estão cada vez mais exigentes e respondem rapidamente às novidades no mundo on-line. Por isso, o pequeno empreendedor precisa adequar-se ao mundo da internet e conectar-se com a sua audiência no ambiente digital.
Se quiser saber como começar o seu planejamento de marketing, aqui no site da Agência Spiner temos materiais interessantes que vão te auxiliar. E se quiser tirar alguma dúvida ou precisa de uma ajuda profissional, nossa agência é especializada em marketing digital para pequenas empresas. Contate-nos!