Você sabia que em 2019, o Sistema de Consórcios apresentou recorde histórico, batendo a casa dos 2,87 milhões de adesões? Em 2020, as projeções da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC) são também positivas e prevê, segundo pesquisa, um aumento de 7% a 12% de vendas, mesmo diante da situação econômica do país. Para 2020, as expectativas são otimistas e de continuidade de crescimento. E a sua empresa, sentiu este aumento nas vendas? Com as estratégias certas de Marketing Digital para consórcio o seu negócio pode acompanhar o crescimento do setor e até faturar acima da média do mercado.
Por isso, neste texto vamos te dar 5 dicas para preparar uma ótima estratégia de Marketing Digital voltada para o ramo dos consórcios e te ensinar a importância de ter uma presença on-line que gera valor aos seus futuros clientes.
No Marketing Digital para consórcios você precisa ter um público-alvo bem definido
Você sabe qual o público que mais adquire consórcio? O perfil do consórcio, segundo a ABAC na sua última pesquisa em 2018, é formado 67% por homens pertencentes a classe média, casados, com idade entre 30 à 39 anos.
Esta informação é muito importante para que você defina a persona da sua empresa. Saber o modo de vida, as expectativas, as metas e sonhos dos seus clientes ajuda a sua comunicação a ser mais clara e assertiva e, também, te dá a possibilidade de segmentá-los para entregar conteúdos personalizados a cada tipo de contato. Uma campanha de Marketing Digital para consórcios pode ter abordagens diferentes para homens e mulheres, já que suas necessidades, prioridades e anseios são diferentes.
Saiba qual o caminho que as fazem chegar até você e use isso ao seu favor
Por onde as pessoas se informam quando o assunto é consórcio? Segundo a ABAC, 38% dos clientes chegam por indicações. Já 40% procuram diretamente sites e redes sociais de empresas relacionados com a temática. Tendo esses dados é possível perceber a importância de se investir na profissionalização do seus processos de Marketing Digital para consórcios. Por isso, manter uma página no Facebook e Instagram sempre atualizada, com informações relevantes para os seus clientes, ter um rápido sistema de respostas à dúvidas e também ter um site que é facilmente encontrado nas buscas do Google, responsivo e prático são formas de garantir vendas frequentes.
O Marketing Digital para consórcios também pode te ajudar a gerar boas indicações
Quando falamos de indicação, não falamos apenas sobre um amigo que recomenda o consórcio que ele usou para comprar um veículo, uma casa ou outro tipo de bem. Também há a possibilidade de se valer da ferramenta de Marketing de Influência, ou seja, um trabalho integrado com influenciadores na internet (Instagramers, Youtubers, etc.) também pode ser interessante caso essas pessoas estejam alinhadas com o público ao qual você deseja alcançar. Um influenciador no ramo de arquitetura, por exemplo, tem um ótimo público para a divulgação de consórcios de casas e terrenos. Um Youtuber especializado em novidades sobre carros, pode falar sobre as facilidades do seu consórcio para adquirir aquele veículo dos sonhos. Além disso, ter uma rede social que se relaciona de fato com os seus clientes, faz com que eles se sintam à vontade para divulgar a sua empresa para os seus amigos.
Faça um bom marketing de conteúdo e tenha landing page
O seu site é uma das portas de entrada que o seu público tem para encontrar os seus serviços. Por isso é muito importante ter um site responsivo, com as informações completas sobre os consórcios oferecidos, o direcionamento da sua empresa e também um blog com novidades sobre assuntos relacionados a sua área. O blog, além de entreter os interessados, também facilita os buscadores como o Google a reconhecer o seu site como informativo para pessoas que procuram por consórcio. Por isso, invista em conteúdos de qualidade, com um bom SEO (Search Engine Optimization) e também tenha um plano eficiente de Google Adwords, para aparecer sempre no topo da primeira página das pesquisas.
Outra forma de manter sempre atualizada seu cadastro de contatos (ou leads), é ter uma landing page, ou seja, uma página em que pessoas interessadas no seu assunto possam colocar informações de contato para receber novidades sobre o setor. Geralmente estes leads são captados através da doação de um conteúdo mais apurado e cativante (e-book, webinars, etc.). Um e-book com um guia sobre os melhores veículos do ano, por exemplo, pode atrair muitas pessoas a se cadastrarem na landing page e manterem contato com a sua empresa.
Faça a abordagem na hora certa
Tendo esses leads devidamente captados, é hora de entrar em contato e fazer a venda. Tenha vendedores qualificados no seu time, que entenda a melhor forma de abordagem através do contato na internet ou no telefone. Uma equipe atenciosa, bem informada e prestativa, certamente não terá dificuldade em fazer grandes vendas, se o Marketing Digital para consórcios for feito de forma eficiente.
Achou relevantes as informações deste texto? Então, você já sabe o que fazer para dar a guinada que você precisa para o seu negócio. Se você precisa de uma ajudinha a mais com o Marketing Digital para consórcios da sua empresa, a Agência Spiner tem um plano especialmente voltado para esta área, que vai te dar o auxílio que você precisa para acompanhar o crescimento do setor. Entre em contato conosco e não perca a chance de aumentar os seus lucros este ano!