Primeiramente vamos te falar o que não é a criatividade. A criatividade NÃO é um dom que nasce com o ser humano, ela é uma habilidade que pode ser trabalhada e exercitada para que uma pessoa possa inventar e inovar de várias formas. Assim como é possível desenvolver uma habilidade de tocar um instrumento musical ou aprender uma nova língua, você também pode se tornar mais criativo exercitando esta competência.
No Marketing Digital a criatividade é um motor base para criar campanhas criativas e atrair a atenção do público. Por isso, neste artigo vamos desenvolver melhor o conceito da criatividade e mostrar como você pode exercitá-la com ferramentas ao seu alcance. Confira!
O que é a criatividade?
A criatividade é a ação de transformar realidades. É a capacidade do ser humano de criar ideias originais, a partir de uma nova visão de mundo. Ela vem do poder de observação do seu entorno, da capacidade de identificar detalhes, padrões e estabelecer novas conexões.
A inovação também visa a solução de problemas. Um sujeito criativo, olha para um problema básico do dia a dia e através da observação, desenvolve um novo processo para resolvê-lo. Contudo, a inovação carece de ação: se você tem apenas ideias e não age, você é apenas imaginativo. A ação é o combustível que transforma a imaginação em criatividade. A partir desses pontos podemos dizer que a criatividade é:
1. Uma habilidade
Apesar de algumas pessoas terem tendência a ter ideias criativas de forma mais fácil, a habilidade de ser criativo está ao alcance de todos que a desejam. Assim como qualquer outra aprendizagem, se tornar mais criativo requer esforço e disciplina.
2. Um rompimento com a visão tradicional
Você não vai conseguir se tornar mais criativo se continuar preso sempre às mesmas referências e visões de mundo. Sair do lugar comum e da zona de conforto é uma ação necessária para se ter, de fato, ideias inovadoras.
3. Um esforço que requer ações práticas
Uma boa ideia vem de testes, acertos e erros. Para conseguir uma solução criativa para um problema real é necessário que haja “mão na massa”. Não adianta apenas mostrar um caminho novo, é preciso desenvolver a ideia, já que, no desenvolvimento da ação é que a ideia é refinada e outras soluções ainda mais criativas aparecem.
Como se tornar mais criativo em 5 passos?
Para desenvolver seu potencial inovador no Marketing Digital ou na vida, fizemos aqui um guia com 5 ações para que você exercite esta habilidade e a coloque em prática nas estratégias da sua empresa.
Seja um observador do mundo para se tornar mais criativo
O simples exercício da observação ativa, ou seja, de prestar atenção no mundo que o cerca já te dará materiais que vão fazê-lo se tornar mais criativo. Busque referências diferentes das que está acostumado, converse com pessoas ou, então, escolha um momento do dia para simplesmente parar e observar algo novo.
A internet e os meios de comunicação podem te ajudar sem que você perceba a ter uma ideia que não havia pensado antes. No Marketing Digital, buscar referências diferenciadas o salva do “ócio criativo”. Por isso, siga blogs, sites, e redes sociais de pessoas e empresas criativas, que possam te mostrar um novo olhar para uma campanha publicitária ou sobre um assunto do seu dia a dia empresarial.
Crie um ambiente de trabalho que desenvolva a sua imaginação
Tenha uma rotina de trabalho que te ajude a criar. Algumas pessoas costumam ter ideias melhores quando estão em um ambiente silencioso e tranquilo. Já outras precisam do barulho e da interferência dos colegas para desenvolverem suas ideias conjuntamente. Veja quais hábitos te ajudam a concentrar-se melhor e os cultive diariamente. Para isso, dê muita importância para as cores, os sons e a temperatura do seu ambiente de trabalho. Se a sua empresa tem a necessidade de transmitir criatividade, atente-se a esses aspectos na sua comunicação: as suas campanhas têm mostrado cores, formas e mensagens que estimulem o desejo de um produto ou serviço inovador?
Procure problemas
Sim, é isso mesmo: procure problemas. A necessidade de consumo sempre nasce de algum problema que precisa ser resolvido. Ou seja, o seu cliente te procura exatamente porque você vai sanar alguma de suas necessidades. Por isso, crie novos desafios. A partir da observação, veja quais problemas o seu público-alvo tem e como eles podem ser resolvidos pela sua marca. Quando você se depara com um novo problema, isso o desafia a se tornar mais criativo e, assim, criar um produto ou um serviço novo para resolvê-lo – e essa ideia pode, de fato, ser muito lucrativa.
Consuma arte para se tornar mais criativo
Na busca pela produção a todo custo, muitas pessoas se esquecem que as boas ideias vem a partir de referências diferenciadas e também pela “fuga” do real. Por isso, não leia apenas livros de marketing e empreendedorismo. Não veja apenas canais no Youtube sobre gestão financeira. Uma pessoa criativa também tem momentos para consumir arte, ler um livro ficcional, assistir filmes, apreciar uma boa música. São esses momentos de apreciação que nos dá ideias de campanhas de Google Ads ou Facebook Ads mais humanizadas e que realmente toca o coração do público.
Exercite com disciplina a sua criatividade
Para que não seja tão difícil criar uma boa postagem para as redes sociais ou um texto interessante para o seu site, você precisa exercitar-se com disciplina. Reserve um tempo na sua agenda para pegar uma folha em branco ou abrir um documento no computador e simplesmente escrever. Pode ser o que lhe vier à cabeça ou uma ideia que você ainda não colocou no papel. O simples ato de ter disciplina em escrever te trará resultados cada vez mais satisfatórios. O mesmo vale para outras atividades que requer o trabalho da criação. É de espaços como esse no seu dia a dia que nascerá uma campanha impulsionada que poderá te render ótimo engajamento nas suas redes sociais.
Se a sua empresa precisa de campanhas de Marketing Digital com mais criatividade, a Agência Spiner pode te ajudar. Certificada pelo Google, a Spiner conta com profissionais capacitados para desenvolver trabalhos inovadores, visando sempre o seu público-alvo e transformando as suas ideias em lucro. Se o seu conteúdo precisa se tornar mais criativo, fale conosco e traga mais inovação para os seus canais da internet.