Desde a instauração das medidas de isolamento físico no Brasil e em todo mundo para a contenção do novo Coronavírus, os empreendedores brasileiros já têm sentido a queda do seu faturamento pela retração do consumo. Os mais afetados são os pequenos e médios negócios, que nem sempre tem um capital de giro preparado para um momento tão alarmante. Os analistas financeiros preveem para o Brasil uma queda do PIB em 0,7% em relação ao ano passado. Essas mudanças exigem que o empreendedor consiga alternativas para driblar a crise, e uma delas é o Marketing Digital.
Apesar da resistência de alguns empresários em construir uma presença digital eficaz para a sua marca, por não saber como funciona, por falta de tempo ou algum outro motivo, o Marketing na internet tem se mostrado uma alternativa viável para continuar vendendo e se relacionando com os clientes mesmo na quarentena. Durante esta fase, investir em mídias sociais e outros recursos da internet pode ser a ação necessária para o seu negócio sobreviver a essa crise que afeta o mundo todo.
Nesse texto vamos falar o que a empresa que não investe em Marketing Digital na pandemia do Covid-19 está PERDENDO ao não estabelecer a presença da sua marca na internet.
Atrair novos clientes em qualquer momento do dia com o Marketing Digital
Apesar do seu cliente não estar nas ruas por conta do isolamento físico, a internet está disponível a todo momento. Através dela, ele pode resolver vários problemas do seu dia a dia, comprar e receber entregas, comparar preços e achar produtos e serviços que supram suas necessidades, que continuam apesar da quarentena. Por isso, estar na internet é importantíssimo, já que o seu público irá consumir em locais que estejam visíveis para ele durante o seu isolamento, ou seja, na internet. Por isso, é necessário promover ações de praticidade para o seu cliente nesse momento de resguardo, para que sua marca não caia no esquecimento.
Chegar em um público realmente interessado no seu produto com o Marketing Digital
Os investimentos em Marketing Digital te permitem segmentar o público, ou seja, fazer anúncios para um grupo de pessoas que realmente se alinhem com o interesse da sua marca. Quando você realiza um anúncio do Google, por exemplo, ele aparecerá para quem procurar pelo serviço ou produto que você está oferecendo. Dessa forma, seus investimentos são muito mais assertivos e tem maiores chances de se converter em venda. Panfletos facilmente são jogados no lixo sem serem lidos, propagandas na TV podem não serem vistas mesmo com a televisão ligada, mas um anúncio na internet vai exatamente para o público que já se interessa pelo seu conteúdo.
Gerar reconhecimento e autoridade no seu mercado
Você, como empreendedor, sabe da qualidade e do valor do seu produto ou serviço. Contudo, uma pessoa que não conhece o que a sua marca, ao ter um primeiro contato pode ter dificuldade de entender se vale a pena fazer um investimento. E se tivesse uma maneira de mostrar o valor da sua marca e a sua qualidade antes mesmo de executar o serviço ou vender o produto? O Marketing Digital faz isso.
Uma das vertentes mais utilizadas na internet é o Marketing de Conteúdo. Através dele as empresas fazem postagens em redes sociais, com vídeo, fotos e legendas atrativas, que não procuram vender diretamente, mas que tem o intuito de informar o público sobre um conhecimento agregado que a empresa possui sobre o seu segmento. Da mesma forma no site, cada vez mais negócios têm aderido aos blogs, em que, periodicamente, postam-se textos relevantes que servem para informar o leitor e ajudá-lo em seus problemas e dúvidas concernentes ao assunto que a empresa mais domina. Um exemplo disso é esse texto que você está lendo.
O intuito de divulgar essas informações embasadas e confiáveis, é que o público conheça mais sobre a marca e veja que ela sabe sobre o seu setor e está interessado em ajudá-lo. Além disso, textos informativos são muito mais fáceis de prender a atenção e gerar interesse.
Não investir em Marketing Digital pode ser danoso para o seu negócio hoje
Mesmo que a sua empresa esteja aberta por ser serviço essencial ou por sua cidade não estar em quarentena, não ser presente nas plataformas digitais te faz perder uma gama de possibilidades de expansão em vendas e relacionamento com o seu público. Hoje, o cliente está cada vez mais exigente e quer saber das novidades e de informações constantemente. Por isso, estar nas redes sociais e no site te aproxima do consumidor e faz com que ele se lembre quando sentir necessidade de comprar.
Mas se o seu comércio ou serviço está sofrendo os reveses econômicos do novo Coronavírus, o Marketing Digital será um poderoso caminho para estar junto com o seu cliente na hora em que ele mais precisa. Se você tem interesse em saber como, a Agência Spiner pode te ajudar. Temos várias soluções em Marketing que vão te ajudar a passar pela crise e fazer a sua empresa ter presença junto com o seu público. Contate-nos e conversaremos com você, indicando as melhores soluções para a sua marca.