Com o avanço do coronavírus por todo o mundo, contaminando milhares de pessoas, o isolamento físico tem se feito necessário para conter a crise sanitária que se instaurou ao redor do globo. Por isso, os escritórios do mundo todo tem se adaptado a novidade do home office, medida que tem sido adotada, segundo pesquisa, por 43% das empresas brasileiras. Contudo, muitas empresas ainda não sabem como fazer essa prática de forma eficiente nessa nova realidade improvisada. Por isso, traremos à seguir algumas dicas sobre como gerenciar a equipe de vendas a distância, para manter a rotina e a qualidade dos processos da equipe nesse momento.
Faça um planejamento para gerenciar a equipe de vendas a distância
Para conseguir haver um trabalho eficiente da equipe de forma remota, será preciso entender que dificilmente será mantido o mesmo calendário e mesmas atividades que há meses. Por isso, é preciso replanejar as metas e objetivos dos novos projetos e repensar as ações a serem executadas e adaptá-las ao trabalho remoto. Assim, escolha ferramentas tecnológicas que auxiliem a sua equipe e escute-os sobre suas dificuldades no home office, a fim de replanejar os próximos passos, prazos e responsabilidades.
Além de ouvir os colaboradores, é necessário ouvir também os clientes e entender que existem mudanças de necessidades e de logísticas diante do novo cenário que está afetando a todos os setores. Ao saber desses novos objetivos e definições, será possível fazer um plano mais sincero, respondendo às necessidades do seu público, do seu setor e também dos colaboradores da sua empresa.
Defina a rotina de trabalho para a equipe
Para garantir a eficácia do seu home office é muito importante estabelecer uma rotina em conjunto. Nesse primeiro momento de adaptação ao trabalho remoto, talvez seja difícil para alguns colaboradores a adaptação a um novo cenário de trabalho, principalmente por ser um tempo em que mais membros da família estarão presentes na casa e muitas vezes precisando usar os meios eletrônicos para a comunicação e estudos. Por isso, a ajuda da empresa para gerenciar a equipe de vendas à distância é essencial para coordenar os trabalhos de forma a não prejudicar os processos vigentes. Assim, defina horários de início e término do expediente, além de horários de pausas. Determine de forma clara os horários das reuniões por videoconferência para que os colaboradores tenham tempo de se programarem. É importante conscientizar os colaboradores sobre a importância de separar um local tranquilo para se dedicarem ao trabalho remoto.
Meça a performance do seu trabalho através dos indicadores de desempenho
É preciso, mais do que nunca, usar indicadores de desempenho para acompanhar as atividades da empresa nesse momento em que os trabalhos serão feitos à distância. É por meio dos Key Performance Indicators (KPIs) ou Indicadores-chave de performance que será possível medir e definir ajustes em relação ao processo de gestão da sua equipe, visando melhores resultados e, assim, evitar sofrer prejuízos, adiamentos de prazos, entregas incompletas ou não concluídas, ou ainda, queda no desempenho das vendas nesse momento. Por isso, esteja atento aos indicadores, pois eles poderão te dar mais noção da realidade do seu trabalho e te guiar as melhores mudanças.
Tenha uma comunicação clara
O aperfeiçoamento do diálogo durante a quarentena deverá ser constante. Sem uma boa comunicação fica praticamente impossível gerenciar a equipe de vendas à distância. Descreva as instruções de trabalho com riqueza de detalhes, para minimizar as dúvidas e as dúbias interpretações. Comunique-se por canais que facilitem e disseminem as informações relevantes e que mostrem o fluxo de trabalho em tempo real, para que cada um saiba como proceder e para que o gestor consiga ter acesso aos KPIs.
Manter uma rotina de reuniões periódicas também ajuda os participantes a continuarem as suas rotinas e também geram melhores esclarecimentos em relação ao fluxo de trabalho. Nessas videoconferências, que podem ser gerais ou individuais, podem, também, ser mostrados os resultados dos indicadores usados para o desempenho e reconhecer os esforços da equipe e, assim, motivá-los a desempenhar um bom trabalho e fortalecer as relações mesmo a distância.
Reduzir os ruídos na comunicação, ou seja, as ideias mal esclarecidas ou boatos é imprescindível para manter o bom desempenho da equipe, principalmente nesse momento de tantas incertezas econômicas no mundo.
Use as ferramentas adequadas para a realidade da sua equipe
Na quarentena, o uso das tecnologias que envolvem interação ao vivo e gestão da produtividade tem sido cada vez mais usadas. Por isso, o uso de ferramentas para vídeo conferências como Google Meet, Zoom, Stream Yard possuem várias vantagens e se adaptam de acordo com a realidade de cada home office. Para a transferência de arquivos, o Google Drive e We Transfer tem sido canais necessários durante esse período. As ferramentas de gestão de tarefas, projetos e informações como Slack, Trello, Asana já difundidos anteriormente pelo mundo dos escritórios para gerenciar a equipe de vendas a distância, tem tido lugar de protagonismo para organizar a gestão de tarefa também no home office. Por isso, se caso a sua empresa não tinha familiaridade com algumas dessas ferramentas, é importante, agora, pensar em estratégias que use a tecnologia ao seu favor.
A mudança da comunicação para o mundo digital é imprescindível, dentro e fora do home office. Por isso, gerenciar a equipe de vendas à distância é um dos passos para obter sucesso profissional mesmo diante da pandemia. O outro passo, igualmente necessário, é se comunicar bem com os clientes, através de uma estratégia clara de Marketing, que entenda o momento atual e dialogue com o seu público, descobrindo suas necessidades e atendendo às suas demandas. Assim, a Agência Spiner oferece aos seus clientes um trabalho completo de Marketing Digital para que os seus projetos continuem a ser divulgados para o seu público mesmo na pandemia. Conheça nossos planos de trabalho e veja as facilidades que podemos oferecer ao seu negócio.