Sigla derivada do inglês, CRM significa Customer Relationship Management, ou seja, é a gestão de relacionamento com o cliente. Esse processo é feito através do uso de plataformas que organizam informações e processos, automatizam serviços e geram dados para captar contatos e fidelizar clientes. O CRM de vendas tem grande importância para garantir a eficácia do seu atendimento e gerar fechamento de contratos, assim, saber o que é e como usá-lo trará um relacionamento ainda mais assertivo com seus novos contatos.
Por isso, nesse artigo, vamos te falar sobre como o CRM pode ajudar a aumentar suas vendas e gerar novos ganhos no ambiente digital. Confira!
O que é CRM de vendas?
O CRM de vendas tem por objetivo fazer a coleta de informações de leads e armazená-las em uma base de dados, no qual é possível fazer uma comunicação precisa e com foco em resultados, de acordo com as informações obtidas na captação. É recomendado principalmente para empresas que possuem vendas complexas, de alto valor agregado e que precisa-se de muita análise por parte do cliente antes da realização da compra.
Para isso, existem no mercado algumas plataformas especializadas em CRM, que automatizam e auxiliam os profissionais da equipe de vendas. Por exemplo, aqui na Agência Spiner usamos a ferramenta RD Station. Através dessa plataforma, acessamos informações importantes dos leads captados, como seus e-mails, telefones de contato, profissão, cargos e, também, os conteúdos mais acessados por cada lead ou cliente. Dessa forma, é possível entender quais as principais demandas de conteúdos e de produtos que os clientes necessitam e entregá-los de forma assertiva e garantindo que a marca tenha sempre relevância com o seu público-alvo. Com essa quantidade e organização de dados, se torna muito mais certa a conversão de leads em clientes da empresa.
Como o CRM organizam os leads?
Os leads são organizados segundo as estratégias do Funil de Vendas. Esse modo consiste em filtrar, através de conteúdos gratuitos, pessoas que se interessam pela área de atuação da empresa. Essas pessoas interessadas são os leads, ou seja, interessados que deixam seus contatos (nome, telefone, e-mail e outros dados) para receber um conteúdo relevante. A medida que esses contatos vão se interessando ainda mais pelos produtos e serviços da empresa, vão avançando pelos estágios do funil e recebendo diferentes comunicações que induzem a compra.
O CRM de vendas tem a função de entender quais e quantas dessas pessoas estão avançando para os estágios para que a equipe de Marketing e de vendas, possam guiá-los até a compra. Indicaremos agora esses estágios, confira:
Aquisição
No processo de aquisição, a ideia é atrair novos leads, reter dados e armazená-los afim de iniciar um trabalho de compreendê-los e criar um relacionamento de vendas.
Transação
A transação é o processo de transformar o seu contato em um cliente. Para isso, campanhas de e-mail marketing e disponibilização de materiais que influenciam a compra são muito importantes. Nessa fase de relacionamento é possível entender de forma primária, mas muito útil, quais as necessidades do cliente e entregar ao departamento comercial informações importantes para ajudar no fechamento da compra.
Atendimento
Nessa fase é muito importante tirar todas as dúvidas e fornecer todos os materiais possíveis para deixar o prospect (contato que já mostrou interesse em fechar negócio) com certeza de que fará um bom investimento. Nessa fase é importante que a comunicação seja eficaz para auxiliar a decisão de compra.
Retenção
Não basta apenas comprar, é preciso fidelizar o cliente. Por isso o pós-venda nesse momento é um trabalho muito valioso e o CRM de vendas auxilia a empresa nesse processo. Através dela é possível manter o contato com o cliente e também guiá-lo a uma próxima compra e também avisá-lo de novidades. Essa estratégia é importante para aumentar o ticket médio da venda e garantir melhores resultados na taxa de retenção de clientes.
Personalizar a comunicação é uma grande vantagem
Um grande uso da ferramenta de CRM é poder trabalhar a comunicação de formas diferentes para as várias personas que a marca atende. Isso possibilita que a sua empresa mostre ao seu público que entende exatamente quais são suas reais necessidades.
Os dados gerados pelo CRM, assim como a automação em vários processos, faz com que seja muito mais prático o processo de personalização da sua comunicação. Uma linguagem mais assertiva ajuda a gerar mais e melhores vendas.
Como começar a trabalhar com CRM na minha empresa?
Se a sua empresa ainda não trabalha com esse tipo de ferramenta, está na hora de começar. A contratação de uma agência de Marketing Digital que possui experiência em CRM de vendas, é a melhor forma de gerar resultados sólidos em menor tempo. Por isso, a Agência Spiner possui experiência de trabalho com a plataforma RD Station para a gestão da sua empresa e a de seus clientes e profissionais capacitados para colocar em prática estratégias assertivas que vão conduzir seus leads em vendas lucrativas para a sua marca. Fale com nossa equipe e conheça mais sobre o nosso trabalho.