Em 2016 muitas novidades surgiram e cresceram na área de social media, snapchat, chatbots, influenciadores em alta, internet das coisas em foco, realidade aumentada, experiência do usuário acima de tudo. Para o próximo ano estudos mostram que as empresas precisam correr para alcançar a concorrência e estar em frente no mercado.
Os chatbots estão intensificando a humanização das marcas na área de social media, indo em direção ao consumidor que se movimenta para o uso massivo dos apps de mensagem desde 2014, neste ano já podemos ver uma grande movimentação das marcas na mesma direção, porém segundo estudos em 2017 isso irá se fortalecer.
O que são Chatbots?
Chatbot (ou chatterbot) é um programa de computador que tenta simular pessoas em conversação. Sabe aquele chat no site daquela sua marca favorita? Aquele que quando você diz o problema te faz perguntas e te manda um link ou lhe passa ali mesmo a solução, pois é, isso é um chatbot. Ele é programado pela própria empresa, de acordo com perguntas mais frequentes, o programa ganha falas de acordo com o definido pela marca.
Internet das coisas
Nesta terça feira, 13, o Google apresentou publicamente um novo sistema operacional baseado no Android que tem o nome de “Android Things”, o sistema foi feito para funcionar em objetos, eletrônicos e eletrodomésticos com a ideia é conectar tudo em uma coisa só, facilitando assim a vida do usuário.
Acho que esse passo é o suficiente para fabricantes e comerciantes acreditarem um pouco mais neste futuro que já virou presente. Pense em seus produtos e serviços funcionando dentro dessa realidade e caminha a frente da concorrência.
Realidade Aumentada
O game Pokemon Go, fez com que o mundo enxergasse a tecnologia da realidade aumentada de uma outra forma, mais simples e acessível. Em 2016 várias marcas de tecnologia lançaram óculos de realidade aumentada para serem utilizados com dispositivo mobile, e os usuários parecem estar amando tudo isso.
Muitas empresas já estão utilizando essa tecnologia a seu favor, com vídeos especiais e interações com seus consumidores. Vai ficar para trás? Comece a pensar como pode utilizar isso para aumentar suas vendas ou até mesmo ganhar a atenção do usuário.
Economia da confiança – Influenciadores
Com tantos canais de conteúdo no mercado online e consumidor passou a ser mais exigente com cada uma das marcas. Hoje a identidade de sua marca não está restrita apenas a mensagem que seu setor de marketing passa através de propagandas, blog, vídeos institucionais e outros, isso passou a ser um conjunto de experiências compartilhadas por seus próprios fãs ou haters.
Dentro deste pensamento o marketing de influenciadores está em destaque e promete ganhar ainda mais espaço no próximo ano. Pessoas públicas falando bem ou mal do seu produto ou serviço podem te trazer um grande lucro ou prejuízo, por isso é bom ter um ótimo monitoramento da marca unido a um investimento considerável nessas pessoas.
Social TV
Por parte do telespectador isso acontece a muito tempo, compartilhar críticas e elogios a programação é comum entre os usuários que acompanham a telinha. Mas a nova tendência é o uso das redes sociais pelos próprios canais, que têm usado isso como uma interação durante os programas, fazendo com que o consumidor deste conteúdo participe de cada etapa. Com isso a Social Tv marca a união da TV com a social media.
Social Commerce
Ainda que já existam ferramentas e recursos para realização de compra através das mídias sociais, o resultado das tentativas do usuário de finalizar essa tarefa na rede ainda fica muito longe do esperado.
Uma exceção parece ser o Pinterest, segundo uma pesquisa da Kantar Millward Brown, 96% dos visitantes da rede social de compartilhamento de fotos usam o site para planejar uma compra, e 87% realmente fizeram uma compra depois de ver algo que apreciaram. Parece que em 2017 as coisas podem mudar nesse sentido.
Estar preparado para utilizar tantos canais de comunicação com diferentes focos e linguagem é um pouco difícil para as empresas. Internalizar todos os processos pode ser algo que não funcione, principalmente se você possuí uma pequena ou média empresa, o ideal neste caso é que conte com agências especialistas para obter o melhor resultado.
Quer fazer parte desse futuro, aumentando a experiência de seu consumidor e produzindo conteúdo de qualidade? Procure nossa equipe e comece 2017 um passo a frente!