O Google Meu Negócio é uma ferramenta criada em 2014, que ajuda possíveis clientes a conhecerem potenciais empresas onde pretendem consumir ou contratar o serviço, tendo acesso a informações relevantes como endereço, horário de funcionamento, site, telefone de contato e avaliações de clientes, por exemplo. As empresas podem se cadastrar gratuitamente e, assim, ganhar visibilidade na internet.
O Google afirma que as empresas cadastradas têm o dobro da probabilidade de serem reconhecidas pelos utilizadores da plataforma como mais respeitáveis no mercado. Principalmente para negócios locais, a funcionalidade pode auxiliar o público na tomada de decisão de consumo com base nas informações encontradas na plataforma.
Nesse artigo, vamos te explicar o que é o Google Meu Negócio e como essa ferramenta pode ser útil para fazer a sua audiência te encontrar na internet.
O que é o Google Meu Negócio?
É uma ferramenta desenvolvida pelo Google que, de forma gratuita, recebe cadastro de várias empresas, que inserem informações úteis para o público como nome comercial, endereço, telefone, horário de funcionamento, disponibilidade de entrega e dentre outras coisas que podem ajudar o seu possível cliente na sua decisão de ida ao estabelecimento ou na compra on-line. Dessa forma, muitas empresas têm utilizado o perfil criado para executar suas estratégias de Marketing Digital e ganhar novos clientes.
Contudo, a utilidade do Google My Business (como também é chamado) vai além dos negócios locais. Empresas que atuam de forma on-line ou possuem uma ampla abrangência, também utilizam a plataforma para ganhar a confiança do cliente na internet.
Por isso, investir um tempo para atualizar e criar conteúdos para a ferramenta ajuda o Google a reconhecer a credibilidade da sua empresa e fazê-la subir nas plataformas de pesquisa e também aparecer no Google Maps.
Quais as vantagens que a plataforma oferece?
Exposição privilegiada na primeira página do Google
O primordial a se destacar sobre os benefícios de fazer um perfil para empresas no Google Meu Negócio, é a possibilidade de estar na primeira página de respostas do buscador de forma privilegiada. O público que pesquisa por uma palavra-chave específica consegue ter acesso a várias informações sobre a sua marca de maneira realçada, o que ajuda muito a se destacar no mercado, caso trabalhe de forma estratégica o seu Marketing Digital na plataforma.
Possibilidade de rankear melhor nas buscas
Se você já aplica ao seu site as estratégias de Search Engine Optimization (S.E.O.), montar o seu perfil ajuda o Google a reconhecer o seu endereço eletrônico como mais confiável, o que poderá acarretar em melhores posições para algumas páginas no seu site no ranking de resultados de palavras-chave pesquisadas pelo seu público.
Possibilidade, também, de criar um site simples gratuitamente
Se, por algum motivo, ainda não foi possível fazer um site para o seu negócio, não tem problema. O Google já disponibiliza, através do Google My Business, a possibilidade de criar um site simples. É uma plataforma rudimentar que não possui tantas funcionalidades e personalizações que um endereço eletrônico pode oferecer, mas pelo menos já ajuda a mostrar o seu trabalho.
Aparecer como sugestão no Google Maps
Ao cadastrar a localização do seu negócio, você também tem a oportunidade de aparecer nas buscas do Google Maps. Quando alguém buscar um termo relevante para a sua empresa, ela aparecerá, juntamente com todas as informações importantes que você forneceu, como fotos e até vídeos. Quanto mais atualizado o seu perfil estiver, maiores as chances de ser escolhido pelo público.
Conseguir postar informações relevantes sobre o seu negócio e gerar desejo de compra
As informações básicas para que o cliente possa saber sobre o seu negócio já vão te ajudar muito na escolha de compra, contudo, quando você investe em deixar seu perfil sempre atualizado, as chances de gerar novos negócios são ainda maiores. Postar fotos de produtos, do local, manter atualizadas informações importantes sobre funcionamento em dias atípicos como o feriado, pode fazer toda a diferença na escolha do seu cliente por sua empresa.
Como atrair clientes com o Google Meu Negócio?
Para você ter sucesso no Google Meu Negócio, não basta apenas saber os recursos que ele apresenta, mas usá-lo com estratégias de Marketing Digital para conseguir, além de destaque nas buscas, oportunidades reais de negócios.
Por isso, é importante identificar todas as oportunidades de negócios que a plataforma oferece e trabalhá-las de forma estratégica para gerar confiabilidade e relevância na sua área de negócios como, por exemplo, usar a ferramenta de criação para inserir seus produtos e serviços. Esses recursos sendo sempre atualizados, podem ajudar o seu perfil a vender de forma prática e rápida.
Veremos aqui algumas boas práticas para que você consiga atrair ainda mais clientes através dessa ferramenta:
Mantenha o relacionamento com o cliente
Muitas empresas apenas cadastram suas marcas e se esquecem do perfil. Com o perfil atualizado, o Google My Business pode se tornar mais um canal de comunicação e relacionamento com o cliente, com postagens de atualizações, cardápios e vitrine on-line, possibilitando o contato com o público que pesquisa sobre o seu setor na internet.
Atente-se às métricas que o Google oferece
Atualmente o Google disponibiliza algumas métricas de desempenho do seu perfil, que podem ajudar a sua empresa a se desenvolver ainda mais na internet. Com esses números você pode entender melhor o seu público, o que ele mais pesquisa e, assim, criar estratégias que ajudem o seu negócio a se destacar ainda mais e gerar melhores oportunidades de vendas trabalhando as reais necessidades do seu nicho de mercado.
Incorpore o Google My Business nas estratégias de Marketing Digital
Já sabemos como o Google Meu Negócio pode ajudar a sua marca a aparecer de forma mais destacada nas buscas do seu público na internet, mas para ter sucesso em vendas e resultados, usar a plataforma a favor do seu Marketing é imprescindível. Para isso, integrar de forma assertiva o perfil criado, com as estratégias de S.E.O. para o site e Google Ads faz a diferença no alcance que a sua empresa pode ter na internet.
Se a sua empresa precisa melhorar o seu posicionamento online e agir de forma estratégica para gerar resultados no Google Meu Negócio, Google Ads ou nas redes sociais a Agência Spiner pode ajudar. A agência possui certificação Google Premier Partner e tem experiência em conduzir vários tipos de negócios a resultados de sucesso em vendas e visibilidade na internet. Para saber mais, fale com um de nossos profissionais e saiba o que podemos fazer para que a sua empresa seja notada e querida pelo seu público-alvo.