Nos último anos, as compras em meios digitais aumentaram muito no Brasil e no mundo, o que fez com que várias marcas migrassem ou acrescentassem as vendas online como possibilidade de novos lucros. Em 2020, com a pandemia da Covid-19, as negociações por meios digitais se tornaram a principal fonte de renda de muitas marcas e salvaram até marcas consolidadas da falência ou da crise profunda nesses últimos tempos.
Por isso, nesse artigo juntamos 5 dicas infalíveis para ter sucesso no Marketing Digital e aumentar suas vendas no on-line. Confira!
Entenda o público-alvo das suas vendas online
Saber o público-alvo da marca é uma das coisas mais importantes para conseguir desenvolver com sucesso qualquer estratégia de mercado. Contudo, na internet, é preciso não apenas defini-lo, mas também entendê-lo. Saber seus hábitos de consumo, seus medos e o seu comportamento na internet, pode ajudar a sua marca a criar conteúdos que engajem os usuários e os levem à compra.
Também é preciso ficar atento às tendências e as mudanças nos hábitos do público. Assim, acompanhe-os de perto, para que seja possível entender suas reais necessidades e possa supri-los em diferentes épocas. Você pode acompanhá-los por meio de pesquisas, feedback nas redes sociais, supervisão das métricas nos seus canais de relacionamento e também analisando tendências no seu mercado.
Use estratégias de SEO e de Google Ads
Existem várias maneiras de se começar uma jornada de compra na internet, mas as mais comuns são as pesquisas por palavras-chave e as redes sociais.
As pesquisas por palavras-chave, através do Google ou outros buscadores, acontecem quando um usuário procura por produtos e/ou serviços nessas plataformas. Se a sua loja online aparece entre as primeiras opções encontradas por esses buscadores, a chance do usuário entrar e fazer a compra no seu e-commerce é muito mais fácil. Por isso, existem as estratégias de Search Engine Optimization (SEO), para que, através de textos atrativos, um site responsivo e outras técnicas, o Google reconheça a confiabilidade do seu comércio on-line e o coloque nos primeiros lugares das buscas orgânicas para palavras-chave importantes para o seu negócio.
Outra forma de usar o mecanismo de busca a favor do seu site é investir em Google Ads. Através desse investimento em anúncios na plataforma, é possível aparecer nos primeiros lugares das pesquisas do Google com palavras importantes para o seu negócio. Combinar as duas estratégias é muito importante para que a sua marca sempre esteja em evidência e ganhe mais tráfego e, consequentemente, mais vendas online.
Use as técnicas de vendas no seu site
Na sua loja virtual, crie um ambiente que estimule o consumo. Para isso, algumas técnicas são usadas por vários e-commerces para aumentar o ticket médio dos seus usuários. Dentre elas, vamos destacar o cross-selling, upselling e o downselling.
Cross-selling, conhecido também como venda cruzada, é a técnica de oferecer ao cliente, dentro do site outros produtos que são relacionados ao que ele busca. Por exemplo, quem compra uma guitarra, pode também precisar de pedais, cabos e caixa de som. Quando o seu site oferece ao cliente que está comprando uma guitarra, esses outros produtos em ícones próximos da navegação, está tentando fazer uma venda cruzada, o que pode aumentar o ticket médio da compra.
Já o upselling busca induzir o cliente a fazer um upgrade na compra do produto. Uma das formas de se fazer isso é, quando o site identifica a compra de um produto de uma linha mais popular e recomenda uma marca mais cara com um desconto atrativo. O consumidor tende a refazer sua escolha de compra, pois vê uma vantagem em relação à sua primeira opção de compra.
O downselling é a apresentação de um produto de menor valor agregado ao invés da desistência completa da compra. Acontece principalmente quando o consumidor apresenta uma objeção em relação ao preço ou ao pagamento. Ao invés de perdê-lo por inteiro, o site ou a equipe de vendas pode indicar um produto de menor custo para convencê-lo. Essa estratégia é usada somente quando há certeza de que o cliente não irá comprar o produto de ticket maior.
Tenha conteúdos atrativos e de qualidade nas redes sociais
Outra forma de aumentar suas vendas online é apoderar-se da linguagem das redes sociais. Produzir conteúdo de qualidade, que informe sobre o seu produto, mas também sobre o posicionamento da sua marca e seu conhecimento sobre o setor, são ações que ajudam o seu negócio a ganhar autoridade na internet e gerar vendas.
Segundo o NuvemCommerce 2020, cerca de 25% das conversões de 2019 em vendas, vieram das mídias sociais e, de todas elas, 75% delas eram do Instagram. Por isso, trabalhar o Marketing de Conteúdo e de influência nas redes sociais, com estratégias profissionais, pode ajudar a transformar o seu Facebook, Instagram e outras redes em canais com altas conversões de vendas.
Utilize o E-mail Marketing com estratégia
O e-mail marketing também é uma ferramenta que pode auxiliar muito nas vendas online. Através dele é possível divulgar ofertas, oferecer cupons de descontos, promover lançamentos e distribuir informações relevantes para sua base de dados e, assim, ganhar confiabilidade e aumentar seus ganhos com a venda dos seus produtos e/ou serviços.
A linguagem no e-mail marketing é muito importante para não ser colocado como um spam na caixa de mensagem do consumidor. Fazer uso de uma linguagem estratégica, clara, que contenha atributos que ajudem no convencimento do usuário (também chamado de gatilhos mentais) para atrair a leitura e gerar ação, é uma prática difundida, que ajuda a conectar sua marca ao público-alvo e, assim auxiliá-los na tomada de decisão.
Tirou suas dúvidas sobre como aumentar suas vendas online? Então, agora está na hora de colocar em prática o seu conhecimento. Se você tem um e-commerce ou está pensando em começar a vender na internet, a Agência Spiner pode te ajudar. Temos uma equipe especializada em Marketing Digital, comprometida com resultados e alta performance na internet e oferecemos serviços completos em Google Ads, Facebook Ads, Monitoramento de mídias sociais, para garantir o sucesso das pequenas e médias empresas na internet. Consulte nossos profissionais e saiba o que podemos oferecer para o crescimento do seu negócio online.