Algumas empresas estão começando sua presença digital e podem acabar se sentindo perdidas num primeiro momento, em relação a quais ferramentas começar a usar para construir sua audiência e atrair novos clientes. Aqui já falamos sobre a importância de se ter um site responsivo e em dia com as estratégias de Marketing Digital, já falamos também sobre como é muito necessário participar das redes sociais de forma estratégica. Nesse texto vamos falar sobre o que é um blog, como ele é tão importante para o seu posicionamento na internet e porque essa estratégia é tão utilizada.
Mas afinal, o que é um blog?
A palavra blog é derivada de Weblog (Web + Log) e significa, de forma geral, um registro escrito na internet sobre assuntos temáticos (fotografia, gastronomia, audiovisual, etc.), que são organizados de forma cronológica. Atualmente, um tipo de blog muito comum é o institucional, em que, geralmente uma empresa escreve sobre conteúdos relativos à área de atuação da sua empresa, que possam atrair a atenção do público-alvo.
A seguir, vamos contar como essa ferramenta pode ajudar a atrair novos clientes e quais os outros benefícios que a faz ser uma ótima maneira de se posicionar na internet. Confira!
Ter um blog aumenta a visibilidade do site na internet
Um blog institucional agregado ao site e atualizado com frequência gera periodicamente páginas que são indexadas ao Google. Essa plataforma de pesquisa pode reconhecer seu endereço eletrônico como confiável e te posicionar melhor no ranking de busca. Dessa maneira, o seu alcance orgânico aumenta, o que faz com que, quando sua audiência pesquisar palavras-chave que sejam relacionadas com o seu negócio, o seu site apareça entre os primeiros lugares.
Para isso, é necessário que haja empenho em se escrever textos interessantes, originais e que usem estratégias de S.E.O. (Search Engine Optimization), como o uso de palavras-chave no título e ao longo do artigo. Também é preciso que o Weblog tenha configurações que se atentem ao S.E.O. para garantir que o Google entenda-o como confiável para indicar ao público. Isso faz a plataforma de buscas te ranquear melhor nos resultados de pesquisa, o que aumenta o número de visitas de forma orgânica.
Através desses textos também é possível se usar recursos patrocinados, como o Google Ads para aparecer em destaque nas buscas, usando palavras-chave de forma estratégica.
Aumenta a possibilidade de criar mais conteúdos nas redes sociais
Se você ainda tem dúvidas de conteúdos relevantes para fazer postagens nas redes sociais da sua empresa, utilizar os artigos do blog pode ser uma ótima ideia. Quando criar algum texto, poste este link no seu Facebook, LinkedIn e outras redes sociais, para mostrar ao seu público as ideias da sua marca. No Instagram, atualmente, não é possível colocar links nas postagens e comentários do feed, mas você pode usar os stories (caso tenha mais de 10 mil seguidores) ou ainda, colocá-lo na biografia do perfil. Também é possível, resumir o assunto em uma ou mais publicações e assim criar vários conteúdos derivados do mesmo texto.
Cria autoridade na internet
Assuntos que mostram o conhecimento da sua marca sobre a sua área de atuação, geram mais relevância para a empresa, aumentando, assim sua autoridade no mercado. Por isso, um conteúdo bem desenvolvido ajuda o seu cliente a reconhecer o seu conhecimento sobre o assunto. Contudo, não basta apenas copiar e colar o texto de um site da internet. Além de ser uma prática que pode ser descoberta e punida pelo Google (ele passa a não colocar seu site nos primeiros lugares das pesquisas), é facilmente visível ao público quando o texto não é original.
Atrai mais clientes
Quanto mais a empresa mostra a sua relevância e autoridade na internet, essa visibilidade atrai novos interessados a consumir seu produto ou utilizar seus serviços. Através do Weblog é possível guiá-lo a iniciar uma jornada de compra com a sua empresa, deixando visível um convite a se cadastrar na newsletter e, assim, receber ofertas, novidades e conteúdos personalizados ou a conhecer melhor seus serviços e produtos. Através de um texto atrativo, é possível ajudá-lo a criar um relacionamento mais próximo com a sua marca.
Cria relacionamento com a sua audiência
O texto feito para blogs precisa entregar conhecimento, gerar interesse e curiosidade de saber ainda mais.
Marcas que se utilizam dessa ferramenta para criar conteúdos, tendem a gerar mais interação entre o seu público, com comentários e mensagens sobre o assunto. Além disso, um bom artigo tem o poder de fazer com que o cliente se interesse em mais conteúdos da marca, o que fará com que tenha vontade em assinar a newsletter, a ler um e-book feito pela empresa, a tirar as dúvidas pelo site ou redes sociais da marca e até a pedir um orçamento e fazer uma compra.
Entregar conteúdo de qualidade é uma forma poderosa de ganhar a confiança da sua audiência!
Entendeu o porquê é tão importante ter um blog institucional para a sua marca? Se você já possui um blog, e quer usá-lo de forma mais estratégica para gerar vendas para a sua empresa ou, ainda não possui a ferramenta, mas quer começar agora, fale com a Agência Spiner. Nossa agência possui experiência em Marketing Digital voltada para o aumento do alcance orgânico e pago. Trabalhamos com uma equipe especializada, que produzem textos atrativos para setores diversos, com qualidade e atualizada em todas as estratégias de SEO. Confira!