Muitos empreendedores que começam a sua presença na internet, ficam perdidos na hora de criar uma campanha de Marketing Digital. Isso se deve, porque existem várias maneiras de se montar estratégias para promover a presença on-line de um negócio, contudo, é preciso analisar com cuidado quais ações são as melhores para o seu mercado.
Facebook Ads, LinkedIn Ads, Google Ads, SEO, e-mail marketing… Várias são as plataformas em que sua empresa pode desenvolver estratégias para atrair o seu público, além de combinar várias delas para fazer com que as pessoas descubram a sua empresa.
Por isso, fizemos esse texto para te mostrar como construir uma campanha de sucesso que combine as plataformas do Marketing Digital para gerar novos públicos e o aumento de faturamento da sua marca.
Como criar sua campanha de Marketing Digital?
Para aprender a fazer uma campanha de Marketing Digital, antes de tudo é preciso entender que esse processo, passa obrigatoriamente por 3 fases: o planejamento, o desenvolvimento e a análise dos resultados. As informações geradas em cada fase, ajudam na execução do próximo passo, criando assim um ciclo que impulsiona sempre a melhoria dos processos.
Veremos a seguir, como precisa ser pensada cada fase dessa campanha e após falaremos de algumas plataformas que não podem faltar na sua campanha de Marketing na internet.
Faça o planejamento da sua campanha
Antes de começar a criar, de fato, os conteúdos para o seu Marketing Digital, o planejamento é o passo inicial para uma campanha de sucesso. Nessa etapa você e as pessoas envolvidas no processo, precisam entender quais os objetivos e os resultados esperados pela empresa com as ações que serão desenvolvidas.
Por isso, ao fazer o planejamento da sua campanha de Marketing Digital pergunte-se qual público você quer que seja impactado por sua comunicação e em quais lugares da internet você geralmente o encontra. Para isso, utilize-se de pesquisas ou dos dados que você já possui nas suas redes sociais e site, para entender a idade do seu público, as suas preferências de assuntos, onde ele costuma se informar (redes sociais, pesquisas no Google, artigos no LinkedIn, vídeos no Youtube). Sabendo bem quem é o seu público e onde ele está, fica muito mais fácil saber como deverá ser a sua produção de conteúdo.
Após isso, entenda por que você precisa fazer esse anúncio. Qual ação sua marca precisa gerar neste público: comprar o seu novo produto? Fazê-los divulgar a sua marca aos seus amigos? Se cadastrar em um curso on-line? Adquirir um serviço novo? Criar uma boa reputação e autoridade para a empresa em um momento difícil do setor? São vários os objetivos, mas é muito importante que no planejamento esse conceito esteja bem claro na mente de todos os envolvidos no projeto, para que não haja falhas na comunicação da campanha. Nessa fase, colocar metas numéricas também ajuda a entender onde a empresa quer chegar com o projeto.
Depois, entenda como será a sua campanha: quanto tempo ela durará? Em quais as mídias eu irei anunciar? De quanto será o investimento? Como serão esses anúncios e conteúdos para gerar o resultado esperado?
Com todas essas perguntas respondidas, agora está na hora de começar a executar o seu projeto.
Execute a campanha com atenção
É no momento da fase de execução que o planejamento da campanha é, de fato, colocado em prática. Ao começar o desenvolvimento e, posteriormente, a divulgação da sua campanha de Marketing Digital, os desafios da execução aparecem. É importante, nessa etapa, ter muita atenção a todos os processos, para que fique conforme o plano, mas também ter rapidez e perspicácia para resolver desafios não previstos.
O bom do Marketing Digital é que, as plataformas como Facebook Ads, Google Ads e LinkedIn Ads, por exemplo, já nos permite ver, em tempo real, como está os resultados parciais da campanha e, assim, “corrigir a rota”, enquanto a campanha ainda está em curso.
Por isso, mantenha a sua atenção ao andamento de todos os processos, pois todos esses dados serão importantes para a próxima fase do projeto.
Analise o desenvolvimento da campanha de marketing digital e os resultados obtidos
Neste último estágio, os dados coletados por todas as ações de campanha servirão de base para analisar quais foram os acertos e erros de todo o processo. Será analisado se as metas estipuladas no planejamento foram concluídas.
Se as respostas que o seu público deu à campanha não foram as esperadas para o plano, os ajustes precisam ser feitos no próximo planejamento. Os dados vão te ajudar a se planejar para a próxima campanha de Marketing Digital e servirá para que você se alinhe ainda mais ao seu público.
As partes integrantes da campanha
Google Ads
Através de anúncios pagos no Google (ou links patrocinados), sua empresa aumenta as chances de ser visto pelo público. Ao anunciar no Google Ads, quando uma pessoa pesquisar um termo de interesse para o seu mercado, pode encontrar, em lugar de destaque, a sua empresa.
Este método ajuda a aumentar a conversão de cliques para o seu site, assim, aumentando muito a possibilidade de vendas.
Redes sociais
Tenha atenção especial às redes sociais. O Facebook, Instagram e outras plataformas são ferramentas para promover o relacionamento entre a sua marca e o seu público na internet. Use as redes para se aproximar da sua audiência, mostrar sua autoridade no mercado e gerar vendas. De forma patrocinada, com o Facebook Ads, a plataforma entrega o seu conteúdo para pessoas que se identificam com a sua campanha, assim, aumentando o conhecimento da audiência sobre a marca e as possibilidades de novos negócios.
E-mail Marketing
Através do e-mail marketing, sua empresa terá mais chances de gerar novas vendas. Usando as estratégias corretas de captação de leads, é possível se comunicar de forma direta e personalizada, expandindo as chances de conversão em vendas.
SEO
Outra forma também muito eficaz de chegar até os seus futuros clientes, é através de uma estratégia bem definida de Search Engine Optimization (SEO). Entregando conteúdos de qualidade no blog do seu site, é possível chegar aos primeiros lugares nas pesquisas do Google. Dessa forma, as pessoas chegam, de forma orgânica, até a sua marca através das buscas na internet.
Agora que você já sabe como fazer uma campanha de Marketing Digital de sucesso, está na hora de ter profissionais qualificados ao seu lado para planejar, executar e analisar suas ações de Marketing na internet. A Agência Spiner possui uma equipe altamente qualificada para fazer uma campanha de Marketing totalmente estruturada para prover os melhores resultados. Especialistas em Google Ads, Facebook Ads, SEO e outras soluções estarão a disposição da sua empresa para te ajudar a ter uma presença digital eficaz e gerar mais vendas na internet. Fale com os nossos profissionais e dê o primeiro passo para o sucesso da sua empresa!