Quando um empreendedor começa a construir a presença on-line da sua empresa, provavelmente o website será um dos elementos a ser elaborado. Contudo, as nomenclaturas usadas para denominar alguns tipos de sites podem causar certa confusão. Por isso, é importante definir e explicar as diferenças entre Landing Page e Hotsite. E é isso que vamos fazer neste texto.
Por que confundem Landing Page e Hotsite?
Embora, em um primeiro momento, possa aparentar ser parecidos, ambos possuem objetivos específicos e cumprem estratégias diferentes, sendo um deles, mais usado para proporcionar uma conversão direta e o outro mais eficaz para promoções. Contudo, ambos podem caminhar juntos em um projeto de Marketing Digital.
A seguir, vamos explicar com mais detalhes como funcionam a Landing Page e Hotsite, apontando semelhanças e diferenças e em que situações performam melhor. Veja!
O que é a Landing Page?
Ao traduzir esta expressão do inglês para o português encontramos o termo “página de aterrissagem”, que define bem, de forma geral, sua funcionalidade. A Landing Page é uma página de captura, que é pensada para atrair o máximo de usuários que pesquisaram por termos referentes àquele produto ou serviço.
A Landing Page é bem diferente da home page do site, por exemplo. Enquanto a Home mostra todas as opções que você pode encontrar naquele site, a LP se foca em apenas um produto ou serviço e dispõe todas as informações de forma estratégica para convencer este usuário a tomar uma ação específica, seja ela de comprar, preencher um cadastro ou fazer um download.
Este tipo de página é perfeito para fazer captação de leads, ou seja, fazer com que o seu público lhe forneça informações relevantes de contato para envio de materiais de e-mail marketing. Para isso, é comum que a marca disponibilize gratuitamente um conteúdo rico (e-book, webinars, etc.) sobre um assunto interessante da área para que, o usuário receba-o, após o preenchimento de um pequeno formulário.
É possível que um mesmo site tenha mais de uma landing page, dependendo de sua área de atuação e estratégia de mercado. Contudo, é preciso que o site como um todo seja responsivo e organizado e que os usuários consigam achar as respostas que procuram de forma prática. Além disso, é possível transformar uma página já existente no site, com um bom número de acessos em uma landing page, para aumentar mais a sua conversão.
O que é o Hotsite?
Os hotsites são sites criados particularmente para campanhas específicas de marketing, com o intuito de chamar atenção de forma temporária para um produto ou um serviço especial. Geralmente menores que o site principal da marca, os hotsites costumam também ter uma duração finita, por apenas o tempo da campanha de marketing. O Hotsite pode também incorporar uma ou várias landing pages, que faz o papel primordial de atrair e converter o público à ação desejada de compra ou cadastro.
Quais das opções devo escolher para o meu negócio?
Não existe uma resposta definitiva. O que irá determinar a sua escolha entre Landing Page e Hotsite dentro da sua página principal, será a sua estratégia de Marketing Digital. Se o seu site, por exemplo, já possui um fluxo grande de acessos vindos de buscadores de pesquisa, ter uma Landing Page nas páginas mais importantes pode converter o seu público em leads ou clientes de forma mais efetiva.
Se a sua campanha de marketing irá lançar um novo serviço ou produto e você precisa chamar a atenção dos buscadores para a sua novidade, criar um hotsite, com landing pages convidativas, boas estratégias de Search Engine Optimization (SEO) e uma escrita atrativa irá te ajudar de forma mais efetiva em seu objetivo. Uma boa oportunidade de criar um hotsite é quando o oferecimento daquele produto ou promoção é feito por tempo limitado, ou seja, você precisa atrair toda a conversão que puder, em um período determinado. Desta forma, vale colocar um endereço eletrônico muito direto sobre a campanha e fazer landing pages que direcionem o público a fazer a ação desejada.
Para tomar esta decisão, a ajuda de uma agência de Marketing Digital é imprescindível. É ela que conseguirá analisar os dados das mídias que você já possui e definir qual a melhor estratégia a ser utilizada em sua campanha, em relação ao uso de Landing Page e Hotsite. Por isso, escolha um time de profissionais que entendam a área e saibam fazer a melhor análise.
A Agência Spiner possui experiência de mercado na criação de Landing Page e Hotsite, já que possui um time de especialistas em Marketing Digital. A empresa possui clientes consagrados. Além de contar com um time de profissionais, que os auxiliam nas principais estratégias de crescimento de audiência e de vendas pela internet. Por isso, se você quiser para sua marca uma parceria de sucesso, fale conosco e conheça os nossos serviços.