Para elaborar uma campanha de Marketing para a Black Friday com sucesso, ter boas estratégias é primordial. Mas o que, algumas vezes, passa despercebido é que também é necessário ter um planejamento definido para antes, durante e depois da data oficial.
Por isso, neste artigo, vamos falar sobre como fazer uma ótima estruturação das estratégias de Marketing para a Black Friday, para que você tenha o máximo de aproveitamento positivo desta época tão importante.
Como fazer estratégias de Marketing para a Black Friday?
Com estes 6 passos a seguir, você conseguirá estruturar as estratégias ideais de Marketing para a Black Friday. Atente-se para cada um deles e aplique-os em sua empresa:
1. Definir estratégias para todo o processo da campanha para Black Friday
Para traçar boas estratégias de Marketing Digital para a Black Friday é preciso pensar em todo o processo: antes, durante e depois da data.
Anteriormente é preciso planejar-se em relação aos produtos ou serviços que serão disponibilizados na campanha. É necessário definir as estratégias de preço, os lugares onde estes descontos da Black Friday estarão disponibilizados e como eles serão divulgados. É essencial pensar também em formas de preparar o público para as ofertas, com uma pré-campanha que desperte a curiosidade e o engajamento para a data.
Durante o processo é importante estar alinhado com estratégias que extraiam o máximo de aproveitamento da campanha. Atendimento ao cliente, facilidades de pagamento, um site responsivo, além de aplicação de estratégias de up sell, cross sell ou até down sell, caso precise.
E após a Black Friday, você tem ferramentas para manter este cliente com você? Desenvolver mecanismos para que esta pessoa se mantenha satisfeito com a marca e se torne um consumidor assíduo é um dos melhores resultados que uma empresa pode esperar.
2. Definir quais canais irá utilizar para atrair novas pessoas
Para definir as estratégias de Marketing para a Black Friday também é preciso saber quais são os canais que serão usados para divulgar a sua campanha. Investimento em Facebook Ads, Instagram Ads, Google Adwords e Linkedin Ads são alguns exemplos de canais ideais em que você pode veicular seus anúncios de maneira eficaz.
Para definir as melhores plataformas para anunciar, procure conhecer bem o seu público-alvo, e entender quais os seus hábitos na internet. Saiba quais redes sociais eles mais investem seu tempo, os termos que eles pesquisam que os fazem chegar até o seu site. Estas informações vão te ajudar a entender melhor como será a sua estratégia em relação a cada um dos canais de divulgação.
3. Apostar em email marketing e fluxos de automação para vender para a sua base
Um grande aliado nas estratégias de negócios na internet é o e-mail marketing. Através dele podemos ter um contato mais próximo com o seu público na internet, enviando informações que o engage e o motive a consumir. Por isso, nos meses que precedem a data é importante aumentar a sua lista de e-mail marketing, oferecendo conteúdo relevante que o motive a assinar sua newsletter.
Após isso, nos dias anteriores à Black Friday, instigue-os lançando conteúdos que os preparem para as ofertas da data, com e-mails que mostram que a marca está preparando descontos reais e consideráveis em seus produtos. Mantenha esta comunicação ativa com o seu público no e-mail marketing antes, durante e após a quarentena.
4. Prepare o seu site para receber seus clientes na Black Friday
Esta data é muito especial para o comércio e também para os consumidores, por isso seu site precisa refletir a sua preparação e cuidado para a ocasião. Primeiramente, certifique-se de que o seu site está estruturado para suportar o aumento no fluxo de visitas e vendas.
Além disso, prepare uma landing page ou um hotsite para a sua campanha que seja atrativo e encaminhe de forma clara as pessoas à todas as informações necessárias para a compra. A sua marca precisa encantar e surpreender positivamente o cliente, por isso, preparar uma página ou um hotsite especial para a ocasião pode aumentar, e muito, as suas vendas na Black Friday.
5. Disponibilizar descontos verdadeiros (redução dos preços, frete grátis, flexibilização de pagamentos)
Não adianta fazer uma incrível campanha de Marketing para a Black Friday e não entregar descontos reais para os consumidores na data. Além de descredibilizar a sua marca, você pode perder vendas consideráveis para seus concorrentes.
Atualmente há sites como Zoom e Buscapé, que avisam os consumidores sobre os preços praticados no mercado com meses de antecedência. Por isso, para garantir o sucesso das suas vendas, aplicar descontos reais às peças é a melhor opção para vender mais e fidelizar o novo cliente.
Também é possível oferecer outras facilidades que ajudam na decisão de compra: frete grátis, flexibilização de data para pagamento, maiores parcelamentos são algumas das sugestões de ações que você pode oferecer ao seu público para atrair sua atenção e fechar a venda.
6. Preparar os canais de atendimento (WhatsApp, chat, telefones)
Na hora de comprar é comum o consumidor ter dúvidas sobre alguma informação em relação ao produto ou serviço. Por isso, os canais de atendimento precisam estar preparados para atender o consumidor e sanar seus questionamentos.
Assim, ter um sistema de chat em seu site facilitará este diálogo com o cliente em seu momento de decisão. Vendas e atendimentos via WhatsApp também são muito bem vindos, além do contato via mensagens nas redes sociais.
Contudo, nesta época de maior demanda de mensagens, mantenha sua equipe sempre atenta ao tempo e a qualidade das respostas apresentadas, para que nenhum cliente seja ignorado ou atendido de forma ineficaz nos canais de comunicação.
Agora que você aprendeu sobre como criar estratégias de Marketing para a Black Friday, que tal colocá-las em prática em sua empresa?
Se você precisa de ajuda para estruturar as suas estratégias de Marketing Digital, entre em contato com a Agência Spiner e saiba mais sobre os serviços oferecidos que vão ajudar a sua marca a ter uma campanha muito rentável!