O ano de 2016 terminou cheio de novidades e acontecimentos que marcaram o mundo do marketing digital no Brasil e no mundo. Foram jogos, memes, gifs, atualizações de redes sociais, o boom das empresas entrando de cara no social media e conquistando não só clientes, mas também fãs.
Pensando nisso, a Spiner reuniu o que aconteceu de mais relevante e que com certeza continuarão sendo uma forte tendência para 2017. Confira!
Pokémon Go: contagiou todo mundo!
O jogo foi lançado no Brasil em setembro e conquistou pessoas de todas as idades! Um mês depois, uma pesquisa da Amcham (Câmara Americana da Comércio) com profissionais de marketing apontou que 58% avaliavam o retorno de ações relacionadas ao jogo como pontuais, e 10% consideraram insignificativo.
As incertezas com relação à utilidade do app para grandes marcas ganharam uma proporção gigantesca e foi assunto para vários profissionais, muitos a favor e muitos contra. Se no começo multidões se aglomeravam para caçar os bichinhos, em dezembro, o tema mal era discutido nas redes sociais.
O fato é que o game trouxe uma importante discussão à tona: o uso da realidade aumentada. tudo da Kantar Media mostrou que a realidade aumentada será uma das principais tendências tecnológicas para 2017. Desta vez, no entanto, ela ganha participação em outras áreas sendo utilizada por Google, Apple, Facebook, Snapchat, Twitter e Amazon.
As ameaças ao whatsapp em território nacional
Em fevereiro e maio, ocorreram bloqueios no aplicativo em território nacional, esses que foram revogados no mesmo dia, mas colocaram importantes discussões em pauta, muitas delas relacionadas a liberdade individual e até onde empresas podem ou não fornecer dados sobre a privacidade de seus usuários.
Novidades no Instagram
O aplicativo que foi comprado pela empresa de Mark, ganhou diversos upgrades neste ano e no segundo semestre começou a atrair mais empresas para o app, com suas atualizações diversas, que beneficiaram usuários e marcas de todos os tamanhos.
Um dos destaques foram suas atualizações envolvendo a ferramenta Stories: recurso muito parecido com outra rede social, o Snapchat. A funcionalidade permite que os usuários postem vídeos e fotos que ficam disponíveis para visualização por apenas 24 horas.
Mais usuários engajados, uma ótima oportunidade para as empresas. Com certeza, em 2017 o Instagram estará em pauta!
Implementações no Facebook
O Facebook é uma das redes sociais mais usadas no mundo e em 2016 a plataforma recebeu diversas mudanças e incrementos de funcionalidades, tanto para usuários e empresas. Isso fez aumentar o uso regular da rede social e com certeza continuará encabeçando a lista de tendências em 2017.
E para você, qual foi o acontecimento mais marcante do marketing digital em 2016? Fale conosco!