Muitas instituições de ensino tem encontrado no Marketing Digital para educação uma chave para ganhar a credibilidade do seu público e atrair ainda mais alunos. Seja uma instituição de ensino fundamental, médio ou uma escola de música, idiomas ou cursos em geral, o Marketing na internet tem auxiliado, e muito, na disseminação do conhecimento e consequentemente no aumento das matrículas.
Por isso, através deste texto, vamos dar 5 dicas de Marketing Digital para educação que são importantíssimas para todo o tipo de instituição de ensino que deseja ter sucesso no mundo digital.
As vantagens do Marketing Digital para Educação
As estratégias de Marketing Digital, quando aplicadas a empresas de ensino, podem auxiliar em diversos quesitos. Vamos listar, a seguir, 3 das vantagens principais:
1. Auxílio na captação de novos alunos
Promovendo um conteúdo de qualidade, que atinja o público-alvo da sua instituição, uma grande quantidade de pessoas ficarão sabendo sobre a sua empresa. Além disso, publicações que informem e sejam atrativas faz com que as pessoas tenham uma ótima impressão sobre a qualidade do ensino da sua empresa. Por isso, investir em uma estratégia de Marketing Digital para Educação de qualidade aumenta o número de matrículas.
2. Fidelização de alunos atuais
Bons conteúdos também ajudam a fidelizar os alunos que já estão matriculados, pois, materiais interessantes, que engajem e mantenham um bom relacionamento com os estudantes, ajudam a criar vínculo e confiança com a escola. Além disso, aumentam as chances de que os alunos que já terminaram um curso, ao serem impactados novamente com outra campanha, se matriculem novamente em outro saber para ampliarem sua aprendizagem.
3. Consolidar-se como referência no setor
Quando a sua instituição de ensino mostra através das redes sociais, sites e outras plataformas as suas bases de conhecimento, seu método de ensino, a qualidade do seu corpo docente, ela não apenas ganha mais alunos em tempos de matrícula, mas também se torna referência em seu setor.
Uma escola de idiomas, por exemplo, que promove conteúdos interessantes e educativos em suas mídias sociais, pode, em pouco tempo se tornar um ícone, um grande destaque no seu segmento, sendo lembrado por muitas pessoas dentro e, até fora do público-alvo.
Confira nossas 5 dicas de Marketing Digital para educação!
1. Conheça o seu público-alvo
Você já pensou sobre quem é a pessoa que se matricularia (ou matricularia seus filhos) em sua escola? No Marketing Digital é comum montarmos uma persona para definir qual é o público que mais se atrairia pelo conteúdo que a empresa tem a oferecer. Para isso é preciso definir a faixa etária deste público, sua localização, seus gostos pessoais em relação ao conhecimento, as redes sociais que mais usa, dentre outras informações. Quanto mais informações você souber sobre o seu público, mais exata fica a sua estratégia de conteúdo.
Também é importante definir qual o caminho da jornada de compra do seu futuro aluno. Para que uma pessoa possa conhecer a sua escola e se matricular, quais os possíveis passos ela faria nas suas plataformas on-line? Pensando nisso, é preciso desenvolver conteúdos que forneçam as informações necessárias e que sejam coerentes com todas as possíveis dúvidas e objeções que essa pessoa poderia ter em cada fase da compra.
2. Crie um planejamento efetivo
É preciso, também, definir quais canais serão usados pela sua instituição de ensino para atrair o seu público. Quais redes sociais serão usadas? Como serão os investimentos em campanhas pagas? Quais as melhores informações para o site? Tudo isso precisa ser planejado pensando exatamente em qual é o seu perfil de público e respeitando cada parte da jornada de compra do cliente.
Além disso, trabalhar com métricas que definam um objetivo na sua campanha é muito importante para conseguir analisar os resultados que serão obtidos ao longo do tempo.
3. Otimize o seu site
O seu site é uma poderosa entrada para a matrícula dos seus alunos. Por isso, otimize-o e desenvolva uma estratégia profissional de Search Engine Optimization (SEO), para que o Google e outros buscadores possam indicar sua instituição sempre que alguém digitar alguma palavra-chave que remeta ao seu tipo de conteúdo. Por isso, é importante ter um blog no seu site e, também, construir landing pages (páginas especiais para atração de contatos) para aproximar o relacionamento com o seu futuro cliente.
Não se esqueça, também, de ter uma página responsiva, com conteúdo bem claro e de fácil entendimento, tanto para usuários no computador, quanto para os internautas do celular (que hoje já são a maioria no Brasil).
4. Invista em emails e crie fluxos de automação para eles
O e-mail marketing é uma maneira muito efetiva de conduzir um contato (lead) até a compra do produto. No Marketing Digital para educação não é diferente. Através de uma landing page, sua instituição pode pedir informações de contato de pessoas interessadas por conteúdos mais densos sobre a área de saber da sua escola, como um e-book, webinar, um curso rápido. Com as informações de e-mail coletadas é possível enviar conteúdos relevantes sobre a sua escola que os ajudem a decidir pela matrícula.
Tudo isso pode ser feito de forma automatizada, já que, atualmente existem plataformas que podem disparar conteúdos produzidos pela sua empresa, de forma distinta para cada pessoa, dependendo do lugar em que ela se encontra na sua jornada de compra.
5. Analise e otimize
Esta dica é primordial se você quer ter sucesso nas suas estratégias de Marketing Digital voltado para educação. Sempre esteja atento às suas métricas e aos dados coletados durante a campanha para que você possa analisar cada um dos passos e entender onde poderá otimizá-la nas próximas ações.
Entendeu como Marketing Digital para educação pode ajudar a sua instituição a disseminar o conhecimento e atrair mais alunos? Por isso, se você precisa de auxílio para criar e executar uma estratégia de marketing digital de sucesso, entre em contato para saber mais sobre os serviços que a Agência Spiner tem para a sua instituição.