Se você deseja ter sucesso nas suas estratégias de marketing digital e vendas então, com certeza você deve estar em busca de novos e bons leads, não é? Gerar leads qualificados, ou seja, contato de pessoas reais que demonstram interesses claros pelo que a sua empresa oferece, é um passo para ganhar novos clientes e aumentar a receita do seu negócio.
No mundo do marketing digital, nada acontece sem a geração de leads. E a tendência veio para ficar, afinal um terço das pessoas do planeta já estão conectados a internet. E muitas delas as usam todos os dias, inclusive para comprar uma boa parte de seus produtos ou contratar serviços.
Por isso, não adianta pegar “atalhos” nas estratégias de Marketing Digital: leads comprados por listas, por exemplo, são ineficientes, além de uma prática ilegal. O que realmente dá resultado na internet é criar conteúdo de qualidade, usando as estratégias corretas, que vise o sucesso da sua marca.
Por isso, separamos para você 5 dicas imperdíveis para gerar leads qualificados e fazer uma estratégia de marketing de sucesso para a sua empresa. Confira!
Confira 5 passos para gerar leads qualificados!
1. Defina um público adequado
Não adianta ter ideias incríveis de conteúdos se você não sabe com quem está se comunicando. Antes de tudo é preciso definir qual a persona a sua marca deve se comunicar e qual a jornada de compra que ela deverá fazer através de suas plataformas digitais.
A persona é a representação do que seria o perfil de cliente ideal para a sua empresa. Ela toma como base as informações sobre os clientes já existentes, bem como seu comportamento dentro e fora da internet, suas motivações, objeções e desafios. A partir destes e outros dados (quanto mais informações, mais acertada será sua persona), será construído o seu conteúdo na internet, além de traçada a jornada que ela fará até chegar a compra do seu produto.
2. Invista em SEO
Para que o seu site e blog tenham mais acessos vindos das pesquisas do Google, investir em estratégias de Search Engine Optimization (SEO), é fundamental. É através de um bom SEO que os algoritmos do Google e de outros buscadores, entenderão que o seu endereço eletrônico entrega conteúdo relevante a pessoas que buscam por palavras-chave do seu nicho de mercado.
Assim, ter um blog com notícias e assuntos relevantes do seu setor, que são de interesse da persona da sua empresa, faz com que o seu site tenha sempre visitantes que poderão se tornar leads.
3. Inclua pontos de conversão no seu site
Além de um conteúdo relevante, que motive o usuário, é preciso que o seu site tenha pontos de conversão ou, como popularmente são chamados “Call To Action” (CTA), para que, a pessoa tenha sempre a mão a possibilidade de se inscrever, comprar ou preencher um formulário para se tornar um lead. Para isso, temos as landing pages.
Landing pages são páginas criadas no site com o propósito de gerar conversão. Nela se encontram as informações necessárias do produto ou serviço, sua aplicação, depoimentos de clientes para dar credibilidade da marca, um cadastro rápido (em alguns são casos apenas nome e e-mail) e também os CTAs para que o usuário se cadastre, compre ou tenha acesso a um conteúdo especial.
O direcionamento da landing page depende da jornada de compra que você criará para o seu usuário. Uma ótima maneira de usá-las é agregando a entrega de um conteúdo rico para incentivar o cadastro. Vamos explicar melhor no próximo item.
4. Gere conteúdos ricos
Entregar conteúdo rico é, em sua essência, conceder ao cliente um material mais denso do conteúdo que normalmente você publica nas redes sociais e no site. Isso é feito normalmente através de webinars, palestras on-line, e-book, disponibilização de kits de modelos planilhas e documentos interessantes. O compartilhamento destes itens geram grande simpatia por parte do público, por isso é uma estratégia usada para gerar leads qualificados.
Para ter acesso a esse material diferenciado, o visitante do site precisa fazer um cadastro simples, colocando seu nome, e-mail, telefone, profissão ou algum outro dado relevante para a marca. É uma forma excelente de gerar leads qualificados, pois a pessoa participante já mostra o seu apreço por determinado conteúdo que você tem expertise, e ele entrega de forma voluntária seus dados, que podem ser usados para campanhas de e-mail marketing.
Ao final do conteúdo (seja um webinar, e-book ou outro material) é preciso que a marca divulgue as informações de contato e conduza o lead a outro passo da jornada de consumo, através de mais conteúdos relevantes e que o engaje de forma ainda mais personalizada, mostrando a credibilidade da empresa e a sua expertise.
5. Aposte em anúncios direcionados para o seu público ideal
As redes sociais são, com certeza, fortes aliadas para as vendas. Com o recurso dos anúncios no Facebook, Instagram, LinkedIn ou outras plataformas, seu produto ou serviço pode chegar em mais pessoas interessadas no seu tipo de negócio.
Por isso, direcione parte do seu orçamento em Marketing Digital para os anúncios patrocinados e escolha de forma adequada o seu público-alvo nas redes. As plataformas de Facebook Ads (que inclui também os anúncios do Instagram) e LinkedIn Ads são altamente personalizáveis em relação à escolha do público a ser entregue, além de fornecerem dados para que você veja o impacto dos seus investimentos nas redes sociais.
Precisa de ajuda para gerar leads qualificados para a sua empresa? Nós da Agência Spiner podemos te auxiliar no sucesso do Marketing Digital da sua marca. Entre em contato conosco e conheça todos os serviços que podemos oferecer para guiar o seu negócio ao sucesso.