Se você já teve a sensação de que suas redes sociais sabem exatamente que tipo de produto ou serviço mais atraem sua atenção em uma publicidade, com certeza, você já foi impactado pelo Inbound Marketing. E se você, motivado a comprar, foi atendido por uma equipe de vendas especializada que soube tirar suas dúvidas e te encaminhar para uma ótima solução, você já experimentou o Inbound Sales.
Inbound Sales é uma metodologia de vendas que, combinada com as estratégias de Inbound Marketing podem gerar excelentes resultados na empresa. Contudo, para que a técnica funcione é preciso ter atenção aos processos e um departamento de vendas bem alinhado aos objetivos da empresa.
Se você quer saber o que é o Inbound Sales e também o Inbound Marketing, continue acompanhando este texto. Vamos explicar como funciona os dois processos e como aplicá-los ao seu negócio. Confira!
Saiba o que é o Inbound Sales
As mudanças nos padrões de consumo, causadas pela comunicação cada vez mais personalizada na internet fez com que as estratégias de vendas também mudassem para atrair o consumidor.
Além de mais agradável ao comprador, esta técnica de vendas é, também, mais rentável à empresa. A estratégia consiste em criar um processo inteligente de vendas focado em atender as necessidades dos potenciais clientes (os leads) de forma mais específica, focando em pessoas que já ofereceram algum tipo de interesse pelo produto ou serviço.
Para que isso ocorra de uma forma otimizada, as empresas realizam um processo anterior, que é o Inbound Marketing. Esta estratégia visa alcançar potenciais clientes oferecendo conteúdos relevantes e captando informações de contato de pessoas interessadas. Após isso, estes leads são nutridos com informações relevantes, criando ainda mais conhecimento e interesse em relação ao produto ou serviço oferecido. Assim que eles manifestam vontade de fechar o negócio, este contato é encaminhado para as vendas, para que se comece o processo de Inbound Sales.
Assim, o time de vendas recebe um contato muito bem informado sobre a empresa, os produtos e mais engajado em relação a sua compra. A função das vendas neste processo é a de quebrar as últimas objeções que o consumidor possa vir, ainda, a ter e encaminhá-lo para uma conversão tranquila e prática.
Dessa forma, o cliente tem uma experiência de compra mais agradável, sem possíveis coerções ou incômodos provenientes da venda tradicional, que algumas vezes são invasivas e inoportunas. Assim, o consumidor se sente mais autônomo, informado e muito mais engajado e satisfeito com a empresa e com os produtos ou serviços que ele vai adquirir.
Como aplicar o Inbound Sales na sua empresa?
Como vimos até agora, esta técnica pode proporcionar um resultado altamente positivo nas vendas de um empreendimento. Pois, facilita bastante a atividade de análise e traz clientes qualificados quase prontos para fechar o negócio. Porém, para executar corretamente o Inbound Sales em sua empresa, priorize ações:
1. Tenha um plano de vendas estruturado
É importante que a sua equipe de vendas esteja alinhada em relação às expectativas de atendimento do seus seus potenciais clientes. Para isso, é preciso ter um plano de vendas que estruture o atendimento, quebre objeções e guie-os para uma compra segura.
2. Esteja atento ao cliente em todo o processo de compra
No Inbound Marketing o lead passa por algumas fases do processo até manifestar seu interesse real pela compra. Contudo, muitas pessoas não passam por todos os passos e querem comprar seu produto antes, até, do esperado. Assim, a equipe de vendas precisa ser apta a reconhecer, avaliar e orientar corretamente este futuro cliente, tirando suas dúvidas em todas as partes do processo e guiando-o à compra.
3. Assessore o cliente
Por mais que o processo de Inbound Marketing ofereça vários conteúdos informativos sobre o produto, serviço e sobre a empresa, ainda sim, o consumidor pode chegar até aos vendedores com alguns questionamentos, desafios, objeções para a compra. Por isso, a função deste profissional é estar preparado para responder aos desafios com soluções viáveis que converta à venda e deixe o cliente satisfeito.
4. Mantenha a união entre seu time de marketing e vendas
O marketing digital da sua empresa precisa estar unido ao time de vendas, para que juntos, pensem coletivamente em estratégias que visem o bom funcionamento de ambas as partes do processo.
As informações, os dados e as estratégias dos dois setores precisam trabalhar conjuntamente para que os clientes tenham uma percepção de unidade da empresa (o que ajuda a gerar confiabilidade), além de tornar o trabalho de todos os profissionais mais otimizado e coerente.
5. Supere as expectativas do seu cliente
Ofereça ao seu consumidor um atendimento e um produto tão bom, prático e satisfatório que o cliente se sinta ainda mais engajado com a sua empresa e surpreso positivamente. Clientes felizes tendem a fidelizar-se em relação a marca e também a divulgá-la em suas redes sociais, familiares, amigos. Ou seja, quando você conquista a atenção do seu cliente com uma boa venda e um bom produto ou serviço, sua empresa pode conquistar ainda mais pessoas ao redor.
Agora que você já sabe como funciona o Inbound Sales e como aplicá-lo na sua empresa, que tal o auxílio de uma agência especializada em Marketing Digital para promover e executar estratégias que gerem resultados reais? Entre em contato com a Agência Spiner e saiba mais sobre os nossos serviços.