Um novo ano está chegando, e é nesta época que as equipes de Marketing das empresas começam a se reunir para analisar o que foi feito e traçar suas metas e objetivos para o ano seguinte. Dessa forma, analisar as tendências de Marketing para 2021 é uma das ações necessárias para fazer um ótimo planejamento para o futuro da empresa.
Por isso, neste texto vamos falar sobre as principais tendências de Marketing para 2021 e explicar como você pode aproveitar cada uma delas para aumentar o seu faturamento e gerar negócios para o ano que vem.
Veja as tendências de Marketing para 2021!
Com a chegada do novo ano, é preciso analisar objetivamente os dados internos e externos coletados neste período, para entender quais foram os acertos e erros e, assim, traçar uma nova rota em várias áreas da empresa. Quanto ao Marketing, analisar as novas tendências do mercado é o primeiro passo para realizar um planejamento estratégico eficiente para o ano seguinte.
Confira agora as principais tendências de Marketing para 2021 e veja como a sua empresa pode se beneficiar com elas:
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Experiência do cliente humanizada
Para conquistar um cliente é preciso encantá-lo através de um atendimento e uma experiência de compra que mostre o quanto você se importa com ele. Por isso, uma das tendências de Marketing para 2021 é humanizar cada vez mais a relação com o público alvo.
Isso pode ser feito através de uma comunicação mais assertiva na internet, um discurso humanizado nas redes sociais, o uso de ferramentas que visem uma comunicação personalizada e um atendimento com profissionais treinados para terem uma postura mais clara e menos engessada.
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Inteligência Artificial
As pesquisas e a aplicabilidade da Inteligência Artificial tem se desenvolvido cada vez mais e mesmo sem percebermos, muitos processos do nosso dia a dia são feitos já com o uso destas ferramentas. Por isso, ter atenção a essa tendência pode fazer a diferença em relação aos processos de Marketing Digital da sua empresa.
Um exemplo de Inteligência Artificial que se tornou comum na rotina de muitas pessoas são as pesquisas por voz. IAs como Alexa, Siri, Google Assistente e outras já fazem parte das facilidades que os usuários dispõem em seus smartphones, computadores e inclusive em suas casas. Assim, as empresas precisam se atentar em formas de serem encontrados na internet por estas novas plataformas através do uso estratégico do Search Engine Optimization (SEO).
Os chatbots são outro exemplo de inteligência que já faz parte do atendimento de algumas empresas, mas que tende a se ampliar no próximo ano. Os bots de serviço para alguns setores ajudam a agilizar o atendimento, pois utilizam dados de atendimento ao cliente e um processamento de linguagem natural para se comunicar com o usuário.
Esses bots utilizam também do Machine Learning (sistema de aprendizado da máquina), ou seja, quanto mais trabalham, mais aprendem os seus processos, melhorando, assim o seu atendimento ao longo do tempo. Vamos falar mais sobre isso no próximo tópico.
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Aprendizado de Máquina
O Aprendizado de Máquina tem facilitado vários processos não apenas no marketing digital, mas também em outras áreas, por isso é uma das tendências de marketing para 2021 mais fortes. O aprendizado de Máquina ou Machine Learning é a habilidade de uma máquina ou de um sistema em aprender sem necessidade de programação. É ótimo, não é?
Este tipo de habilidade já tem sido muito útil para campanhas de SEO, de impulsionamento e patrocinados e é fortemente utilizada para melhorar a experiência do usuário em seu site ou plataforma. A Netflix e o Spotify, por exemplo, utilizam o Aprendizado de Máquina para mostrar sugestões segundo a preferência já mostradas pelo usuário. E conforme o uso da plataforma, as sugestões se refinam ainda mais.
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Podcast e Vídeos
Uma forte tendência que se acentuou em 2020 e veio para ficar em 2021 são os conteúdos em vídeo, principalmente os vídeos ao vivo. As lives, que se popularizaram por conta da quarentena, tem um forte engajamento com o público, pois se tornou um canal de contato direto e acessível. Da mesma forma os conteúdos em vídeos curtos possuem também um grande apelo com a audiência.
E os vídeos não são os únicos favoritos das tendências de Marketing de 2021: o podcast ano a ano tem conquistado cada vez mais público. Empresas de renome investem em produzir conteúdos de qualidade, relacionados com os seus temas de atuação para ganhar credibilidade, autoridade no setor e conquistar a preferência da audiência.
Um exemplo de uma empresa que faz uma ótima campanha de marketing de conteúdo usando este meio é a marca de ração Royal Canin, que desenvolveu este ano um excelente podcast sobre gatos.
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