Muito se fala sobre a importância do seu site estar bem posicionado nas pesquisas de palavras-chave do Google e outros buscadores. Mas você sabe como fazer isso? Através das boas práticas do SEO é completamente possível alcançar os primeiros resultados nas pesquisas. Mas, o que é SEO?
Search Engine Optimization ou SEO, como o próprio nome já diz, é um conjunto de técnicas para otimizar os motores de busca a encontrar sua página na internet. Aqui neste artigo você irá aprender o principal sobre o que é SEO e como você que tem uma pequena e média empresa pode se beneficiar do uso destas técnicas. Confira!
O que é SEO?
Toda vez que uma página é publicada na internet, o Google e outros buscadores têm a função de indexá-la, a fim de torná-la encontrável por qualquer usuário que procurá-la, seja por seu endereço, como por palavras-chave sobre o assunto do site ou da página. Contudo, há inúmeras páginas na internet, o que impossibilita que você consiga ter acesso a todas elas.
Assim, o Google, através de seus algoritmos categoriza essas páginas em um ranking, determinando alguns critérios importantes para que elas apareçam em determinado lugar nas buscas dos usuários por determinadas palavras-chave. Essa é uma forma de fazer com que os usuários da plataforma tenham acesso a páginas mais relevantes, com conteúdos interessantes e se sintam satisfeitos com os resultados das suas buscas. É aí que a importância do trabalho de SEO.
Então, o que é SEO? O Search Engine Optimization, como a própria tradução já informa, é um conjunto de técnicas que ajudam os algoritmos dos buscadores a perceberem sua página como importante e relevante para o público que busca por esse tipo de informação. É através das boas práticas de SEO que o Google compreende que o seu site é importante para o seu usuário, e assim, o coloca em lugar de destaque em seu ranking de buscas.
A importância do SEO para pequenas e médias empresas
Um bom posicionamento nos mecanismos de busca pode ser um grande diferencial para suas campanhas de marketing digital. Afinal, as pessoas a todo momento pesquisam algum termo de interesse no Google. Mensalmente a plataforma recebe mais de 100 bilhões de pesquisas dos mais variados temas.
Por isso, sua empresa, seja ela de qualquer porte, pode, através de um bom uso do SEO, ser encontrada por seus futuros clientes nos buscadores da internet. Agora que você já sabe o que é SEO, como fazer com que sua página tenha um bom posicionamento?
Quais fatores para um bom posicionamento?
São muitos os motivos que ajudam uma página a ter um bom posicionamento nos mecanismos de busca. Eles possuem diferentes relevâncias e pesos, mas é importante que uma boa campanha de SEO considere cada um deles para valorizar a sua página.
O Google não revela de forma oficial os aspectos importantes para o ranqueamento e nem os detalhes de rastreamento e indexação de suas páginas analisados por seu algoritmo. Entretanto, os profissionais especializados em SEO destacam vários fatores que são cruciais para ter uma página que atrai a atenção do Google de forma positiva, como ter um conteúdo de qualidade e atrativo ao seu público (não pode ser cópia de outra página), ter um site responsivo, inclusive para uso no celular e organização do website em relação aos textos e também a sua estrutura.
Benefícios em aderir uma estratégia de SEO
Os benefícios em se adotar uma estratégia de SEO de qualidade são muitas. Vamos listar aqui 5 delas:
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Mais tráfego para o site
Uma página bem ranqueada no Google irá atrair mais usuários. Através de um blog com conteúdo interessante ou uma landing page atrativa, que valorizam o que é SEO, seu site terá um aumento significativo de novos usuários, consequentemente fazendo com que aumente o conhecimento do seu público em relação a sua marca.
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Autoridade da marca
Através de conteúdos atrativos, informativos e relevantes, seu site se torna porta-voz da qualidade da sua marca. Isso faz com que seu público-alvo reconheça a sua empresa como autoridade naquele setor, pois, ao fazer conteúdos que informam e ajudam em resoluções de problemas do cotidiano do seu público, sua marca mostra que está apta a receber também sua compra e, inclusive, sua recomendação como cliente.
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Aumento de leads
Um site bem ranqueado no Google, consequentemente, pode atrair mais contatos para começar uma jornada de compra. Em uma campanha de captação de leads, ter um site com um SEO consistente é imprescindível para ter os melhores resultados.
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Retorno contínuo
Não adianta usar a técnica do SEO acreditando que os retornos aparecem da noite para o dia. O SEO é uma estratégia contínua que requer consistência em suas ações. Contudo, os resultados obtidos pelo uso dessa técnica são duradouros e seu retorno é consistente.
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Aumento de ROI
Além disso, um site que se utiliza das técnicas adequadas de SEO, tem muito mais retorno sobre investimento, que páginas sem este cuidado. Ou seja, investindo em um uso do marketing digital de forma correta, seu investimento está muito mais garantido em relação ao sucesso dos resultados ao final de suas campanhas.
Agora que você já sabe o que é SEO e aprendeu seus vários benefícios, com certeza, você não vai querer ficar de fora de todas essas vantagens. Continue acompanhando nosso blog com várias novidades sobre Marketing Digital e se você gostou desse conteúdo e quer aprender ainda mais, veja também este nosso texto sobre “Como as pesquisas por voz afetam o SEO e como fazer a otimização?”