O Google lançou recentemente o novo Google Analytics 4, causando curiosidade entre os profissionais do marketing digital, afinal, a nova ferramenta promete trazer mais dados sobre o consumidor e, com isso, auxiliar ainda mais nas estratégias e tomadas de decisões nas campanhas de anúncios.
Para você que quer tirar suas dúvidas sobre essa nova ferramenta, preparamos um artigo bem completo sobre o novo Google Analytics, mostrando quais as diferenças entre o antigo modelo e quais os benefícios que essa plataforma irá trazer para o mundo do marketing digital. Confira!
O que é o novo Google Analytics 4?
O novo Google Analytics 4 traz um avanço da transformação digital. Usando inteligência artificial, deep learning (aprendizado profundo), Machine learning (aprendizado da máquina), redes neurais e ciências de dados, a nova plataforma promete facilitar as análises preditivas usadas nos planejamentos de estratégias de campanha.
Assim, empresas de vários portes podem ter a ajuda do novo Google Analytics para ter acesso a informações privilegiadas para traçar as preferências dos seus clientes com base em seu comportamento na internet. Dessa forma é possível que as empresas entreguem conteúdos sob medida para atender as expectativas do seu público.
Com o avanço no rastreamento de dados possível com a nova plataforma, atividades que antes eram muito difíceis de se obter para o setor de marketing, hoje se tornam muito mais acessíveis. Com esses dados é possível prever melhor uma demanda de mercado, já adequando com preços compatíveis, disponibilizar serviços e produtos personalizados, segundo os anseios do público alvo e muitas outras possibilidades.
Qual a diferença entre o Google Analytics e o Novo Google Analytics?
O novo Google Analytics 4 possui sua análise de dados centrada na experiência do usuário, assim, seus dados são obtidos com base no comportamento do seu público na internet. Anteriormente o modelo antigo segmentava os dados por dispositivos ou por plataformas utilizadas pelos consumidores.
Dessa nova maneira é possível personalizar de forma mais coerente as campanhas de anúncios, visando cada etapa da jornada de compra, combinando as mais variadas plataformas que o seu lead acessa diariamente.
Outra novidade do novo Google Analytics é a possibilidade de obter mais dados em relação às conversões feitas no YouTube, algo que não era tão bem resolvido na versão antiga. Além disso, a plataforma adaptou suas políticas para promover maior privacidade dos dados dos usuários, diminuindo a necessidade do uso de cookies (rastros digitais dos usuários), graças ao uso de machine learning nesse novo processo.
Benefícios do Novo Google Analytics
Listamos a seguir as novas funcionalidades do Google Analytics 4 e como elas beneficiam o trabalho do marketing digital no dia a dia. Veja!
1. Novos insights com o uso de IA
Os insights baseados em Inteligência Artificial é uma das funcionalidades que traz inúmeros benefícios para o planejamento e a execução de novas campanhas de Google Ads. E, inclusive, é possível criar alerta na sua conta para que a plataforma avise sobre tendências dos dados coletados. Dessa forma, é possível tomar decisões rápidas e assertivas no momento que a informação é prevista.
2. Relatórios com base na jornada de compra do cliente
Essa mudança auxilia os profissionais de marketing digital a entenderem de forma mais clara e completa os dados de diferentes canais e dispositivos, e assim, fazer ações mais específicas para cada fase da jornada de compra do cliente.
3. Integração mais profunda com o Google Ads
Para potencializar ainda mais os resultados de sua ferramenta principal de marketing, o Google Ads, as funcionalidades do Analytics 4 são ainda mais integradas a essa plataforma. Assim, é possível facilitar a construção e manutenção da audiência de forma automática, para que receba conteúdos adequados à sua jornada de compra de maneira ainda mais prática. Dessa forma, os anúncios e as pesquisas serão mais específicas e integradas às necessidades do público alvo no seu momento de compra.
4. Maior restrição ao uso de cookies
O processo de aprendizado de máquina tem maior espaço no Analytics 4 em relação ao uso de cookies, e se torna uma tendência que poderá em pouco tempo substituir esse atributo, fazendo com que a previsão do comportamento de compra baseado nos rastros pessoais na internet sejam peças obsoletas. Essa é uma conquista para os usuários, para garantir a segurança dos seus dados e de sua privacidade na internet.
5. Rastreamento dos eventos
Agora é possível visualizar as ações dos clientes no local e no aplicativo desejado em tempo real. A partir do rastreamento de eventos no novo Analytics, o usuário da plataforma não precisa mais adicionar nenhum código ou tag para ter acesso a essas ações.
6. Compliance para o controle de dados
O novo Google Analytics 4 também inclui algumas funcionalidades para auxiliar as empresas no cumprimento do Regulamento Geral sobre Proteção de Dados (GDPR), da União Europeia e, também, sua versão brasileira, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que tem o objetivo de regulamentar e proteger os dados pessoais dos usuários da internet.
O que o Google faz na plataforma é conceder o consentimento dos usuários do site através do compliance oferecido no momento do acesso. Dessa forma, as empresas conseguem a coleta de dados analíticos de forma legal para evitar qualquer problema com a justiça.
Também é possível aos usuários brasileiros, o direito de retirar as informações pessoais dos bancos de dados, de acordo com a LGPD. Por isso, se algum cliente da empresa preferir a retirada dos seus dados, isso pode ser feito de forma simples e prática.
São muitas novidades disponibilizadas no novo Google Analytics 4, não é mesmo? Se a sua empresa precisa começar ou melhorar sua presença digital para atingir ótimos resultados no Marketing Digital, entre em contato com a Agência Spiner. Conheça mais sobre nossos serviços e atinja o potencial que a sua marca merece nas vendas pela internet!