Se você já fez alguma pesquisa relacionada ao marketing digital, provavelmente já encontrou em algum lugar o termo lead. Mas o que são leads e por que isso é tão comentado quando se fala desse assunto?
Neste artigo nós vamos te mostrar o que são os leads e a grande importância para ganhar novos clientes através das estratégias de marketing digital. Já adiantamos a você que a geração de leads é um dos processos fundamentais para aumentar suas vendas e consolidar sua marca na internet. Ou seja, se gerar leads ainda não é uma preocupação do seu plano de marketing, está na hora de repensar suas estratégias.
Por isso, atente-se ao conteúdo deste texto para entender como ter sucesso no marketing digital usando a geração de leads no seu negócio.
O que são leads?
Chamamos de lead o potencial consumidor que já demonstrou interesse em seu produto ou serviço. Provavelmente esta pessoa chegou até você através de alguma interação que a levou ao seu site para preencher um formulário com seus dados.
Geralmente esta pessoa entrega dados como o seu e-mail, por exemplo, por estar interessado em saber mais informações sobre um assunto específico que a sua empresa oferece. Com estes dados, é possível guiar esse lead pelo funil de vendas para que possa adquirir algum produto ou serviço de sua marca.
Captar leads é uma forma de concentrar seus recursos de marketing para aumentar o Retorno sobre Investimento (ROI) em suas ações na internet e ter mais sucesso em suas vendas.
Para isso não basta apenas ter dados de contatos, mas que seus leads tenham real interesse em consumir o seu produto, ou seja, são qualificados. Vamos conhecer o que são leads qualificados e como conquistar através de uma boa estratégia de Inbound Marketing.
O que são leads qualificados?
O lead qualificado é o usuário que já se deu conta de um problema em seu dia a dia e que já tem consciência de que a sua marca tem potencial para resolvê-lo com um produto ou serviço que oferece. Assim, identificar um lead qualificado e retê-lo até que faça a compra é um dos principais objetivos da estratégia de Inbound Marketing.
Dessa forma, saber o que são leads qualificados e ter as informações necessárias para identificá-los é importantíssimo para criar campanhas atraentes, que o conduza à compra de forma eficiente.
Qual a importância da geração de leads para um negócio
Captar leads através das estratégias de Inbound Marketing tem várias vantagens para as pequenas e médias empresas. A seguir vamos elencar alguns dos principais benefícios de usar a geração de leads a favor do seu negócio para obter resultados em vendas:
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A geração de Leads atrai e mantém potenciais clientes
Além de mostrar seu produto ou serviço, ao gerar leads você aprofunda seu relacionamento com seu futuro cliente. Esta consequência traz desdobramentos muito positivos para todo o processo de vendas, pois uma pessoa melhor informada e consciente da importância de sua aquisição chega à conclusão da compra mais motivada a fechar negócio e, provavelmente, continuará seu engajamento se relacionando com a empresa, consumindo novos produtos e indicando-os aos seus amigos.
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Aumenta a probabilidade de um potencial cliente encontrar a empresa através da busca orgânica
O conjunto de ações estratégicas para a captação e retenção de leads é benéfico para toda a sua presença digital. Com o Inbound Marketing você não terá mais aquele site institucional parado, sem visitantes, ou seja, um investimento com pouco ou nenhum retorno. Ao contrário, seu site e suas redes sociais serão ferramentas importantíssimas para criar e nutrir relacionamentos que resultarão em vendas e fidelização de clientes.
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Gera autoridade no seu setor
Além de divulgar seu produto, a comunicação tem um importante papel de educar seus leads a fim de criar consciência em relação ao problema e auxiliá-los na busca da ferramenta que lhes darão a solução. Assim, sua marca mostra sua autoridade no setor, aumenta sua confiabilidade e facilita muito mais o processo de vendas, afinal, sua audiência já sabe que a sua marca entende do que faz.
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Melhora a eficiência da equipe de vendas
O lead que passou por todo o processo do funil de vendas chega até o atendimento muito mais decidido sobre o que quer comprar e sobre sua importância na resolução do seu problema. Por isso, toda a venda é facilitada e caberá à equipe tirar as últimas dúvidas, quebrar as poucas objeções e levá-lo a uma experiência de compra agradável.
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Aumenta a probabilidade de retenção e fidelização de clientes após a compra
O cliente vindo da estratégia de captação de leads tende a acompanhar a marca após a compra e inclusive, indicá-la aos seus amigos. E se ele gostou da experiência de compra e do seu produto provavelmente voltará a fazer novas aquisições.
Como gerar leads?
Agora que você já sabe o que são leads, vamos falar sobre como consegui-los através de uma estratégia de marketing digital voltada ao Inbound Marketing. Confira!
Construa uma landing page no seu site
Seu site pode atrair leads qualificados com a construção de uma landing page, ou seja, uma página altamente atrativa, que mostra de forma direta as possibilidades do seu produto e serviço. Geralmente ela possui depoimentos positivos de pessoas que já fizeram a compra e faz um convite direto à compra ou ao cadastro em um formulário.
Tenha ferramentas que te auxiliem na captação e retenção de leads
Para fazer uma boa gestão dos seus leads, uma ferramenta de gestão de relacionamento é fundamental para ter o melhor rendimento e acompanhamento das suas ações. Aqui na Agência Spiner usamos a RD Station para fazer esse controle automatizado.
Faça campanha de anúncios
Invista em anúncios nas redes sociais e no Google Ads para ampliar o alcance das suas mídias e atrair novos leads. Estas campanhas possuem inúmeras vantagens, pois podem ser altamente segmentadas, por isso, tem ótimas chances de chegar exatamente no público que irá gostar da proposta da sua empresa.
Invista em relacionamento
Com as informações a respeito dos seus leads é possível alimentar o relacionamento com eles. Com campanhas de e-mail marketing, remarketing e conteúdos relevantes nas suas redes, é possível criar boas interações e fazê-los desejar seu produto.
Além disso, nunca se esqueça de responder comentários e mensagens nas redes sociais. Mostre aos seus leads que o contato deles é primordial para a empresa.
Sempre observe os resultados das suas campanhas e reavalie se as suas estratégias estão gerando o resultado esperado. Neste momento, reflita sobre suas ações para buscar sempre a melhoria contínua dos seus processos de marketing digital e de vendas.
Além de saber o que são leads, colocar em prática estas dicas no seu negócio é primordial para uma estratégia de marketing de sucesso na internet. E se você gostou deste conteúdo, aprenda como atrair contatos de qualidade com este outro texto que preparamos para você: 5 dicas incríveis para gerar leads qualificados.