No mundo do marketing digital, ter bons contatos é primordial. Sempre ouvimos falar da importância de captar e engajar seus leads qualificados, mas em muitas pessoas surge a dúvida de como fazer isso da melhor forma. Por isso, comprar ou gerar leads é um questionamento real em algumas empresas que estão começando sua empreitada na internet.
Neste texto vamos tirar esta dúvida e mostrar para você a melhor forma de obter contatos de qualidade para conseguir ter sucesso em suas vendas. Leia a seguir, e saiba, afinal o que é melhor: comprar ou gerar leads? O que você acha?
O que são leads?
Os leads são contatos de possíveis consumidores que, por haver interesse em sua marca ou em seu conteúdo, deixaram os seus dados de forma voluntária em suas plataformas, com informações pessoais ou profissionais. Geralmente são nomes, e-mails, telefone ou até profissão. Estas informações são importantíssimas para criar um bom relacionamento e engajá-las até a finalização da venda.
Por isso, o lead tem tamanha importância no mundo dos negócios. Afinal, este consumidor já se mostrou atento à sua marca e também ao que ela oferece. Ou seja, ter uma base de dados de leads gera uma grande oportunidade de vendas, não é mesmo?
Existem várias maneiras para se conseguir bons leads, que estão realmente interessados em seus produtos. Na continuação deste texto vamos ver maneiras corretas de obter os melhores contatos e, então, você terá certeza se o melhor é comprar ou gerar leads. Confira!
O que fazer para ter sucesso: comprar ou gerar leads?
Já podemos adiantar esta resposta com toda a certeza: você precisa gerar leads.
Comprar leads, além de ser uma prática ilegal, não é vantajosa financeiramente. Os leads comprados geralmente não se engajam com a sua empresa, e muitas vezes, são vistos pelos e-mails como spam.
E isso possui um motivo claro: geralmente eles não conhecem a sua empresa e se sentem invadidos com a sua intromissão em seus e-mails ou telefone. Ou seja, uma técnica de alto impacto no marketing digital, se usado de forma incorreta ou ilegal, pode se virar contra a sua marca.
Conheça a seguir algumas desvantagens que a sua empresa tem ao comprar leads:
As desvantagens em comprar leads
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É uma prática é ilegal e antiética
Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a relação entre lead e empresa precisa ser transparente, visando o consentimento entre o usuário em relação ao uso dos seus dados. Por isso, o Código Penal não autoriza a compra e venda de dados a terceiros, afinal, estas pessoas não autorizaram esta divulgação.
Assim, é uma prática que pode trazer problemas jurídicos diretos à sua empresa, gerando transtornos indesejados na relação entre você e estes novos contatos.
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Os contatos não te conhecem
A “mágica” da geração de leads é justamente o interesse desta pessoa por sua marca oferecer conteúdos e posicionamentos que a atraem. Quando você compra uma base de dados, estes contatos nem ao menos sabem da existência da sua empresa.
Por isso, esta estratégia de “aparecer” no e-mail, nas redes sociais ou através de telefonema, ao invés de aproximar a sua marca do consumidor, pode se tornar invasiva e inconveniente, afinal, aquela pessoa não tem interesse no que você tem a oferecer. E aí está mais uma desvantagem: desperdício de tempo e recursos, algo que o Marketing Digital visa, com a geração de leads qualificados, diminuir e otimizar estes processos.
Ou seja, comprar leads se prova estar na contramão da proposta de sucesso do Marketing Digital.
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A empresa pode ser conhecida por propagar Spam
Se você ainda está em dúvida se deve comprar ou gerar leads, temos mais um motivo que mostra o desperdício de fazer este tipo de investimento em compra de base de dados.
Atualmente as plataformas de e-mail são muito mais atentas para reconhecer e-mails que são indesejados para os seus usuários. Com a compra de leads, por não haver uma ligação entre sua empresa e o consumidor, é muito mais fácil seu e-mail não ser visto pelo usuário e cair diretamente na caixa de spam.
Também há o risco da pessoa que recebe o e-mail, por não conhecer o remetente já reconhecê-lo como indesejado e sinalizá-lo como spam.
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A estratégia não gera resultados
A estratégia da geração de leads precisa, em suma, do interesse e da participação do cliente em dar um passo para participar da jornada de compra da empresa. É isso que torna esta estratégia de Marketing Digital tão impactante.
Comprar leads é um tipo de “atalho” que, além de ilegal, não gera os resultados esperados. Ao contrário, desperdiça recursos de tempo dos seus funcionários e prestadores de serviço e dinheiro da empresa.
As vantagens em gerar seus próprios leads
Agora que mostramos para você as desvantagens da compra de leads, vamos explicar porque fazer a geração de leads correta pode levar sua empresa ao sucesso. Confira!
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Gerar leads é mais barato do que comprar
Comprar base de dados para leads é um investimento alto e com péssimo custo benefício. Fazer a geração de leads com um conteúdo de qualidade, engajante e que motiva o seu público a querer fazer parte da jornada de compra é um investimento bem menos custoso financeiramente, com retorno direto e que usa de forma muito melhor o tempo e a disposição dos seus funcionários e prestadores de serviço.
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Gerar leads traz mais resultados em vendas
A geração de leads que estão realmente interessados em sua marca e nos seus produtos ou serviço, resulta em uma taxa maior de conversão de vendas que outros métodos. Por isso, vale a pena alimentar seus leads com conteúdos de qualidade e relacionamento, pois eles chegarão ao momento da compra decididos e felizes com o novo investimento.
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Gerar e nutrir em seus leads um relacionamento duradouro com a marca
Esta boa relação com os seus contatos não se limita apenas ao momento da compra. Estes clientes tendem a ser mais fiéis, fazer mais compras e, inclusive, a divulgar sua marca para amigos, familiares e sua rede social. Quando a marca faz uma boa nutrição de seus leads, eles se sentem parte de uma comunidade e engajam outras pessoas a fazerem parte dela.
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Os leads gerados possuem interesse genuíno em seu negócio
O senso de comunidade é importante para o ser humano e, também, para a manutenção da marca. Leads que são resultados de uma campanha genuína de captação tendem a se sentir mais interessados pelo sucesso do seu negócio e se engajam para mantê-lo bem, divulgando a marca, comentando, curtindo publicações e fazendo novas compras.
Agora que você já sabe a resposta para a grande pergunta “comprar ou gerar leads?”, que tal fazer este processo do jeito certo para que o seu negócio tenha consumidores fiéis? Entre em contato com a Spiner e conheça nossas soluções em Marketing Digital!