O YouTube está entre os websites mais visitados em todo o mundo, incluindo no Brasil e é inquestionável seu sucesso como o streamer mais reconhecido do mundo. A expressividade destes números sinalizam o YouTube como um excelente canal de divulgação de empresas, produtos e serviços.
Vídeos sempre tiveram grande apelo junto ao público, pelo dinamismo que este tipo de mídia proporciona e pela possibilidade de apresentar tudo o que você queira sobre a sua empresa. Então, por que não considerar a possibilidade de colocar o seu negócio na maior comunidade de vídeos on-line do planeta?
O YouTube disponibiliza duas formas de anúncios em vídeo que você pode utilizar: Vídeos Promovidos e o TrueView.
Vídeos Promovidos
Este tipo de divulgação está atrelado às palavras-chave digitadas pelos usuários no YouTube. Você deverá escolher um dos seus vídeos e criar uma promoção dentro dele, escolhendo palavras-chave que julgue serem as mais relevantes dentro do contexto do seu anúncio.
Quando o internauta realiza buscas utilizando as palavras-chave que você escolheu, imediatamente seu anúncio é associado e pode ser exibido. Estas campanhas são amparadas pelo sistema conhecido como CPV (Custo Por Visualização). Nas campanhas CPV, a cobrança é feita com base nas visualizações de um vídeo, e não quando alguém clica na miniatura do vídeo, que é o CPC (Custo Por Clique). Ainda que o vídeo não seja visualizado integralmente, a cobrança é efetuada.
O Google AdWords permite que o anunciante escolha, no momento que estiver construindo seus anúncios, outro sistema de cobrança: o CPM. Neste, as cobranças só serão realizadas a cada mil impressões/visualizações.
Vídeos TrueView
Este formato permite aos usuários escolherem que tipo de mensagem eles desejam ver e quando o querem fazê-lo. Evidentemente os internautas escolherão anúncios relacionados com suas áreas de interesse, e isto possibilitará que seus vídeos sejam exibidos apenas para quem está interessado em sua mensagem. Neste formato, as cobranças serão realizadas quando os internautas optarem por assistir ao vídeo, e nunca pelas suas impressões.
Existem 4 tipos de anúncios em TrueView: In-Stream, na Pesquisa, In-Display e Com Opções. Vejamos como funcionam.
TrueView In-Stream
Este formato de anúncio pode ser disponibilizado antes, durante ou após a exibição do vídeo principal. Após o anúncio ser reproduzido por 5 segundos, o internauta tem a opção de continuar assistindo ou ignorá-lo. O anunciante só será cobrado se os usuários assistirem, pelo menos, 30 segundos do seu anúncio (ou até findar o vídeo, no caso de anúncios com menos de 30 segundos).
TrueView Na Pesquisa
Este formato é baseado nas palavras pesquisadas pelos usuários, sendo vinculadas às palavras-chave dos seus anúncios. Os anúncios são exibidos no alto dos resultados de pesquisa dos vídeos promovidos. A cobrança só é efetuada quando os internautas optam por assistir seu anúncio.
TrueView In-Display
São anúncios veiculados em toda a Rede de Display do Google AdWords. No YouTube, ele é disponibilizado como um vídeo sugerido em destaque, posicionado estrategicamente na topo dos demais anúncios. O anunciante só pagará quando o internauta optar por assistir o vídeo.
TrueView Com Opções
Neste formato são oferecidos três tipos de anúncios de diferentes anunciantes, e o espectador tem a opção de escolher o que quer assistir. Este formato é destinado a vídeos de longa duração (10 minutos ou mais). Os anúncios também são exibidos como se fossem comerciais de televisão, ou seja, durante o vídeo.
Brand Channel
Uma outra opção para anunciantes divulgarem seu site, produtos e serviços é criar um canal específico dentro do YouTube. O Brand Channel (ou o canal da marca, em tradução livre) oferece a oportunidade dos anunciantes criarem seu conteúdo dentro de uma página de destino no YouTube.
Estes anunciantes podem personalizar seus próprios canais criando e mantendo conteúdo especialmente voltado para as suas respectivas empresas, divulgando os produtos, serviços, promoções, comunicados e etc., estabelecendo, dessa forma, um contato para com o público de interesse que está em volta daquela marca através da publicação de vídeos no canal do Youtube da própria marca.
Divulgar no Youtube: diversas possibilidades para muitas oportunidades
Por fim, os anunciantes que quiserem potencializar a promoção de seu marca por divulgar seu site ou qualquer projeto no YouTube, devem criar estratégias de marketing digital para atingir o máximo de usuários possível. Ações como buscar público e conteúdo agregador, promover concursos para atrair consumidores, explorar destinos cuja temática tenha correlação com os seus produtos e ampliar sua campanha para usuários de dispositivos móveis, são alguns dos exemplos que você pode utilizar para enriquecer as suas campanhas no YouTube.
E nunca se esqueça de sempre utilizar as ferramentas de análise de desempenho como o YouTube Insight e o Google Analytics. Elas são fundamentais para conduzirem suas campanhas mais objetivamente, trazendo o monitoramento de resultados de forma muito mais rápida e prática.
Agora que você tem estas informações, basta iniciar uma campanha para divulgar a sua marca no YouTube, sabendo que pode optar por pelas diversas formas de inserção no maior site de compartilhamento de vídeos do mundo, o que traz uma série de novas oportunidades para o marketing digital da sua marca.