Existem diferentes ferramentas para mídias sociais que podem ser utilizadas para facilitar o dia a dia da sua empresa. Neste artigo você confere dicas e informações para saber como escolher a sua!
• Importância da presença nas redes sociais
• Como escolher as ferramentas para mídias sociais
• Dicas para gestão de mídias sociais
Importância da presença nas redes sociais
Marcar presença nas redes sociais é imprescindível para a maioria das empresas, em diferentes segmentos de mercado, que desejam aumentar sua visibilidade, geração de leads e, é claro, conversão em vendas. Isso acontece porque, com o aumento do número de usuários e frequência de interações, as redes também se tornaram uma das principais fontes de pesquisa por produtos e serviços.
A maioria dos empresários e empreendedores já compreendeu esse cenário e tem buscado o auxílio das mídias sociais para, no primeiro momento, se aproximar do público. Mas como fazer isso na prática e se diferenciar da concorrência? Entenda que ter apenas uma página ou perfil não é o suficiente. Você, literalmente, divide a atenção do seu público e, para vencer essa disputa, precisa de algo a mais.
Investir em publicações frequentes e atrativas é o primeiro passo. E, apesar de parecer uma missão impossível, algumas ferramentas têm o que você precisa para colocar isso em prática. Mas antes, entenda porque você precisa de uma: definir temas, escolher os melhores dias, responder mensagens, interagir com comentários e manter suas publicações agendadas pode ser um pouco difícil, pelo menos no primeiro momento, pelas vias tradicionais, ou seja, direto na sua página.
Basicamente, o que algumas ferramentas de mídias sociais fazem é automatizar o processo e garantir mais eficiência para a sua gestão (e se você quer saber como isso acontece na agência, pode clicar na nossa página de gerenciamento para mídias sociais).
Como escolher as ferramentas para mídias sociais
Para ir direto ao ponto, veja algumas das principais funcionalidades que você deve ter em mente antes de escolher a sua. As funções são praticamente ilimitadas, mas saber quais são indispensáveis irá te ajudar na hora da escolha. Lembre-se de alinhar cada uma delas com a realidade e a estratégia do seu negócio.
Veja quais são tópicos analisar antes da tomar uma decisão.
1. Plataformas conectadas
Cada ferramenta tem opções diferentes de conexão com as plataformas sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, etc). Por isso, antes de escolher uma, é essencial verificar em quais você quer marcar presença.
2. Formatos de posts disponíveis
Checar todos os formatos de agendamentos disponíveis é muito importante. Algumas ferramentas não possuem a funcionalidade de publicar vídeos em certas redes sociais, como o LinkedIn, por exemplo. Ou seja, caso você opte por uma delas, terá que subir seu vídeo manualmente na rede.
3. Avaliações dos clientes
Quase infalível. A maioria das ferramentas disponibiliza uma sessão de depoimentos de clientes em suas páginas iniciais. Checar alguns deles e entender o que a maioria valoriza pode te ajudar a decidir se aquelas vantagens também fazem sentido para você. Pesquise também em outros lugares, como a página da empresa no Google Meu Negócio e Reclame Aqui.
4. Qualidade do suporte
Outro fator crucial é a qualidade do suporte. Todo mundo erra e esse não é o problema, desde que você saiba com quem pode contar caso isso aconteça e, principalmente, quanto tempo essa solução pode demorar para chegar. Ferramentas com suporte exclusivo em inglês, por exemplo, podem oferecer um tempo de resposta maior em razão do fuso horário.
5. Valores e teste grátis
Por fim, mas não menos importante: teste. Aproveite esse período para calcular o custo-benefício da plataforma, analise os planos disponíveis e, é claro, os recursos inclusos.
E lembre-se de descadastrar o cartão de crédito, caso não seja sua opção escolhida.
Além das ferramentas para mídias sociais
Além das dicas para escolher as melhores entre as ferramentas para mídias sociais disponíveis, existem outras questões importantes que você deve considerar.
- Não abra mão da periodicidade
- Produza conteúdo útil para o público
- Mensure resultados
- Invista em mídia paga (saiba por que anunciar no facebook ads)
Era mais do que você imaginava? Gerenciar as redes sociais do seu negócio requer, antes de tudo, investimento de tempo. Por isso, contratar uma agência especializada pode ser o caminho mais eficiente para ter resultados satisfatórios. Peça um orçamento sem compromisso clicando aqui.