Existem alguns passos que você deve seguir para começar uma campanha no Google Ads da maneira certa. Nesse artigo, separamos as principais dicas para você evitar os erros mais comuns e começar pelos melhores resultados.
- O que é e como funciona o Google Ads
- Como criar uma campanha no Google Ads
- Importância de acompanhar os resultados
O que é e como funciona o Google Ads
As campanhas de Google Ads também são conhecidas como links patrocinados e consistem em uma das formas mais eficientes para sua empresa aparecer nos primeiros resultados de busca e aumentar as chances de ser a escolha dos internautas, ao realizarem uma pesquisa sobre determinado tema.
E por falar em pesquisa, todo o trabalho de Google Ads funciona com base na ideia de palavras-chave. Isso significa que, quando seu público digita um termo de pesquisa, o Google busca pelos melhores resultados e divide os resultados em duas categorias: orgânico e pagos. Porém, pagar para estar na primeira página não é suficiente, seu anúncio deve provar porque merece estar ali.
Como existem outras empresas que buscam pela mesma palavra-chave que você e, provavelmente, têm estratégias de campanhas parecidas, é importante estar atento em alguns detalhes, por exemplo, valores de anúncios e segmentação de públicos.
Existem, ainda, cinco tipos de campanhas disponíveis para o seu negócio:
- Campanhas de Pesquisa
- Campanhas de Display
- Campanhas de Vídeo
- Campanhas de Shopping
- Campanhas de Apps
- Campanhas de Locais
- Campanhas de Inteligentes
Na hora do pagamento, quem decide anunciar no Google pode optar por boleto ou cartão de crédito. Nos dois formatos, você escolhe quanto quer investir e o desconto é feito toda vez que alguém clicar no seu anúncio.
Como criar uma campanha no Google Ads
Agora que você já conhece como a plataforma funciona, vamos falar sobre os primeiros passos para criar sua campanha. Siga todos eles com atenção para garantir que a base da sua estratégia esteja sólida.
- Defina um objetivo: por que você quer criar uma campanha? Você pode escolher entre: vendas, leads, tráfego do site, consideração de produto e marca, alcance e reconhecimento da marca, promoção de app.
- Prepare seu anúncio: produto, banner, vídeo. Qual será o formato do seu anúncio e o que seu público verá ao clicar nele? Ter essa direção bem definida é muito importante para não investir a toa.
- Para quem você irá anunciar: defina seu público-alvo e vá além do trivial. Não pense apenas em quem define a compra, mas também pessoas que podem influenciar nesse processo.
- Ative a geolocalização: se você tem um negócio local, essa é uma funcionalidade que precisa ser explorada. Fale com quem está próximo à você e surpreenda-se com os resultados.
- Negative palavras: faça isso para todas as pesquisas em que você não deve aparecer. Por exemplo, vagas de emprego ou serviços similares aos seus, mas que seu negócio ainda não oferece.
- Crie uma Landing Page: você até pode direcionar seu público para o site, mas a efetividade das Landing Pages são comprovadamente superiores. Elas direcionam o usuário para a ação que deve ser executada, por exemplo, colocar um produto no carrinho ou preencher um formulário.
- Mobile friendly: seu anúncio deve ser otimizado para a experiência mobile do usuário, ou seja, enquanto ele navega pelo celular. Essa é uma tendência que cresce a cada dia e, por isso, você não deve ignorar.
Importância de acompanhar os resultados
Depois de seguir os primeiros passos, você definir o orçamento e acompanhar os resultados. Mudanças e ajustes são ainda mais frequentes na fase de implantação e não devem parar de acontecer até que os resultados apareçam.
Nessa fase, você irá utilizar o Google Analytics, outra ferramenta do Google. Com ele, você consegue acompanhar o tráfego gerado pelos anúncios e compreender com detalhes qual é o comportamento do usuário dentro das suas páginas. Para ser efetivo, o monitoramento deve ser regular. Assim, é possível identificar falhas e fazer ajustes sempre que necessário.
Quando contratar uma agência especializada em Google Ads?
Como você pode ver, investir no Google Ads pode ser a maneira certa de chegar até seu público, especialmente aqueles que já estão mais avançados na jornada de compra.
Nesse material, nós falamos rapidamente sobre os principais pontos para você começar uma campanha na plataforma, porém há outros detalhes fundamentais para que sua estratégia seja otimizada e alcance os melhores resultados. Além disso, manter uma constância de análise pode ser um desafio para empreendedores, que também precisam estar atentos em outras áreas. Para te ajudar nessa decisão, leia o artigo: COMO CONTRATAR SUA AGÊNCIA DE GOOGLE ADS: QUALQUER UMA SERVE?
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