Essa semana uma das maiores quedas no WhatsApp fez com que mais de 120 milhões de brasileiros ficassem incomunicáveis durante 7 horas, aproximadamente. Mas por que isso aconteceu?
Longe de nós falar sobre o que causou a queda (os memes fazem isso muito melhor), o que queremos dizer é: o que fazer diante da clara dependência de milhões de empresas e usuários de uma só ferramenta? Onde isso vai chegar?
Pesquisas mostram que o percentual de pequenas empresas que vendem pelo WhatsApp saltou de 43% para 70% depois da pandemia. É fácil ver as vantagens por trás desse dado e as principais, com certeza, são a praticidade e economia (de tempo e recursos) para quem compra e quem vende. Porém, ele também merece uma atenção especial se pensarmos no monopólio Zuckerberg, formado pelo WhatsApp, Facebook e Instagram
O que queremos dizer é que, assim como no mundo dos investimentos, você não deve colocar todos os ovos na mesma cesta. Confiar seu atendimento e sistema de vendas a uma ferramenta é um risco alto. Pensando nisso, separamos uma lista com 13 ferramentas bastante úteis, que servem de alternativa às principais do mercado. Confira:
Alternativas de ferramentas para o WhatsApp
Telegram
Com uma versão web e funcionalidades bastante similares às do WhatsApp, o Telegram é uma das alternativas mais conhecidas no Brasil. Enviar mensagens de texto, áudios, criar grupos ou fazer videochamadas é bem intuitivo para quem ainda não conhece.
No quesito segurança, as mensagens criptografadas garantem que ninguém, a não ser o usuário, pode acessar o conteúdo compartilhado. A versão web ajuda quem precisa utilizar o app no computador. Para fazer o download, é só acessar a Google Play ou a Apple Store.
Signal
O Signal ganhou visibilidade no início do ano, depois de ter sido promovido por grandes nomes como Elon Musk, dono da Tesla, Jack Dorsey, CEO do Twitter, e o ex-técnico da NSA, Edward Snowden.
No quesito funcionalidade, o app se assemelha ao rival. Uma diferença importante é que você pode escolher alertas personalizados para cada contato, além das ferramentas de edição de imagens serem mais avançadas do que os demais. O download pode ser feito na Google Play ou na Apple Store.
Esse é o app mais amado pelos chineses e com boas razões para entrar na sua lista. No WeChat, você traduz mensagens de forma instantânea para mais de 20 idiomas. Outra diferença é que você não precisa cadastrar um número de telefone, já que o login é feito por um e-mail ou QR Code.
Você pode baixar na Google Play ou Apple Store.
Viber
Apenas um ano mais novo do que o WhatsApp, o Viber é bastante popular nos Estados Unidos. Ele requer apenas um número de telefone e, de uma forma bem parecida com o WhatsApp, usa seus contatos para se comunicar através de mensagens.
Trocas de mensagens, fotos e vídeos são protegidas de ponta a ponta e as versões gratuitas podem ser baixadas no Google Play e na Apple Store
Skype
Ele é um conhecido de longa data da maioria das pessoas, principalmente pelo pioneirismo nas chamadas de vídeo gratuitas de longa distância. Com outros recursos, como mensagens de texto e envio de imagens, é fácil escapar da instabilidade. Apenas as chamadas de voz ficam atrás, já que elas são cobradas de acordo com as taxas locais.
O download pode ser feito no Google Play e na Apple Store.
Google Chat
Se você já usa os serviços do Google no dia a dia, o Chat da empresa ajuda muito nas comunicações diárias, principalmente entre equipes. Ele integra outras funcionalidades, como planilhas, documentos e agendas. Além disso, é possível formar grupos com outros integrantes do time.
Outra boa notícia é que os recursos, que antes eram exclusivos para assinantes do G Suite, agora estão disponíveis para todos, sem qualquer taxa. O download pode ser feito na Google Play ou na Apple Store.
Alternativas de ferramentas para o Facebook e Instagram
Apesar de Facebook e Instagram liderarem as interações das mídias sociais, o LinkedIn é a maior plataforma destinada a relacionamentos profissionais do mundo. No início, o objetivo das poucas funções era aumentar o networking dos usuários. Hoje, são inúmeras possibilidades para quem deseja atingir um desses quatro objetivos:
- Recrutar pessoas
- Encontrar um emprego
- Potencializar a força do time de vendas
- Criar e manter um networking ativo
Na contramão dos conteúdos ricos oferecidos pelo LinkedIn, a ideia do Twitter é oferecer um espaço rápido e dinâmico para o compartilhamento de notícias e mensagens curtas. Como o número de caracteres é limitado, os usuários tendem a ir direto ao ponto.
As duas principais vantagens de utilizar a rede são manter-se atualizado a respeito das notícias do seu mercado e informar seus seguidores rapidamente sobre temas relevantes, por exemplo, de que seu WhatsApp está fora do ar e o canal de televendas está ativo.
Google Meu Negócio
Assim como as demais, essa também é uma ferramenta gratuita. A grande diferença é que ela auxilia sua empresa a gerenciar as informações que aparecem nos resultados de pesquisa no Google e no Maps. Você pode incluir fotos, responder depoimentos, contar sua história e editar informações comerciais.
E mais: você não precisa esperar a próxima pane no sistema para investir nela. De acordo com o Google, empresas com imagens recebem 42% mais solicitações de rota no Maps e 35% mais cliques para acessar o site.
Dica extra: não dê adeus ao e-mail marketing!
Você sabia que o e-mail marketing faz parte do top 3, quando o assunto é conversar, informar, se relacionar ou converter seu público? Isso significa que essa é uma ferramenta que não só pode, como deve ser explorada.
Como parte da rotina, ela deve incluir conteúdo ricos, ideias, dicas e, é claro, informações importantes, como a que aconteceu ontem e deixou 70% das pequenas empresas off-line. Porém, não é só enviar um e-mail. Apostar em ferramentas como a RD Station é muito importante e te ajuda a mensurar os resultados das suas campanhas e vender muito mais.
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